TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metabolismo da nutrição

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  2.422 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO 2 – METABOLISMO DA NUTRIÇÃO

1.O que é glicólise? Quais são os produtos finais da glicólise? Em que local da célula ocorre a glicólise?

Glicólise é a via metabólica de quebra da glicose e ocorre no citoplasma. Durante a glicólise, a molécula de glicose é degradada e convertida em 2 moléculas de piruvato, e  são produzidos 2 ATP e 2 NADH.

2.Qual a função do NAD+? Que outra molécula tem a mesma função que o NAD+ nos organismos vivos?

O NAD é um transportador de elétrons, outra molécula que tem a mesma função é o FAD, porem o NAD consegue transportar bem mais elétrons que o FAD.

3. O que são enzimas chaves na glicólise? Justifique.

Enzimas chave são enzimas específicas de uma via metabólica e que, em geral, catalisam reações essencialmente irreversíveis daquela via. As enzimas chave de uma via metabólica são também aquelas que têm a suas atividades regulada, regulando, assim, o funcionamento da via como um todo. Quando há muita energia na célula, essa enzima trabalha pouco.  Quando há pouca energia, ela trabalha mais. A mais conhecida é a Fosfofrutoquinase (PFK-1).

4.Defina a gliconeogênese e sua importância em nosso organismo.

É o processo bioquímico que transforma a glicose em glicogênio. Ela é importante para garantir que os níveis de glicose do sangue sejam mantidos relativamente constantes.

5. A gliconeogênese consome energia?

Sim. a gliconeogênese necessita de ATP, ou seja, consome energia.

6.Quais moléculas são utilizadas pelo fígado para a gliconeogênese?

Lactato, glicerol e aminoácidos.

7.A gliconeogênese e a glicólise acontecem ao mesmo tempo no fígado?

Não. Quando uma está ativa, a outra está inibida. Quando o fígado está produzindo glicose pela gliconeogênese para liberar para a corrente sanguínea, essa glicose não é consumida pela glicólise.

8.Em quais situações fisiológicas é ativada a gliconeogênese?

Em situações que diminuem a glicose sanguínea, é ativada durante o jejum e durante atividade física vigorosa.

11.Como acontece a reposição de glicose sanguínea pelo fígado?

O fígado repõe a glicose sanguínea tanto pela degradação do glicogênio (glicogenólise), quanto pela síntese de glicose (gliconeogênese).

12.Defina o ciclo de Krebs.

O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico, ou ciclo do ácido tricarboxílico, é uma das fases da respiração celular, degrada substratos transferindo sua energia para a célula na forma de ATP. Ele se inicia com o acetil CoA, formado a partir do piruvato resultante da glicólise e com o oxaloacetato que é regenerado na última reação . Ocorre uma condensação entre os dois catalizada pela enzima citrato sintase, santo origem ao citrato. Várias reações enzimáticas ocorrem e, durante o processo, GDP é convertido em GTP, NAD+ e reduzido a NADH, FAD é reduzido a FADH2 e CO2 é liberado. Podemos concluir que o ciclo de Krebs é uma reação catabólica porque promove a oxidação do acetilCoA, a duas moléculas de CO2, e conserva parte da energia livre dessa reação na forma de coenzimas reduzidas, que serão utilizadas na produção de ATP na fosforilação oxidativa, a última etapa da respiração celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com