TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição Aplicada à Enfermagem

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Nutrição Aplicada à Enfermagem

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Nutrição Aplicada à Enfermagem, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento ,sob orientação do tutor (Fernanda Castaldi Liticanov)

Anhanguera Educacional

2015


R. O. B., homem, 71 anos, peso atual: 65 kg, altura: 1,75 m, apresenta diagnóstico de diabetes (DM) e hipertensão arterial (HAS) e está em tratamento medicamentoso para essas doenças. Chegou ao hospital com a pressão arterial de 18/11 mmHg e glicemia de 250 mg/dl. Foi ao hospital porque há dois meses estava tossindo muito, com falta de ar, febre, dor no peito e fraqueza. Foi diagnosticado com pneumonia e o paciente, devido às outras doenças (DM e HAS) descompensadas, permaneceu internado para tratamento medicamentoso da pneumonia e manutenção dos indicadores saudáveis de pressão arterial e glicemia. Ao avaliar o paciente, ele relata não se alimentar direito nos últimos dois meses por causa da falta de ar, e por isso perdeu 3 kg nesse tempo. Ao avaliar fisicamente o paciente, ele apresente uma conjuntiva pálida, ainda tem muita queda de cabelo nesse período, cansaço e deformações centrais na unha. Apesar de diabético, não apresenta escaras, pois consegue se movimentar adequadamente.

Através da entrevista com o paciente foi percebido que o mesmo apresenta conjuntiva pálida, quedas de cabelo, e deformações nas unhas, onde apresenta deficiência de proteína e ferro.

Ao realizado a triagem nutricional através do formulário MAN (Mini Avaliação Nutricional) o paciente corre risco de desnutrição.

Onde será necessário manter uma dieta que possibilita a reposição, manutenção e reserva adequada de nutrientes.

Após o paciente se recuperar será necessário manter uma alimentação saudável e adequada, onde comece a consumir alimentos variados, assim conseguindo alcançar uma boa quantidade necessária de nutrientes. 

Explicando para ele o quanto é necessárias calorias diárias, mostrando a importância de consumir todos os tipos de alimentos como carboidrato, hortaliças, frutas, leites e derivados, carne, ovo, feijão, porém tudo em quantidades certas.

Deve também consumir óleo e açúcar, porém em pequena quantidade devido à quantidade de calorias que pode desencadear algumas doenças.

No caso do paciente que já tem DM o açúcar pode ser trocado por adoçante para que não tenha a glicemia descompensada.

É importante ter uma avaliação nutricional dentro de um ambiente hospitalar para que se possa saber como esta o estado físico e psíquico do paciente, e também ter a alimentação correta em casos de paciente com dificuldades de deglutição, ou de algum tipo de doença como DM, HAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com