TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Asilo de Mendicidade

Por:   •  7/4/2017  •  Seminário  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

Histórico

O Asilo de Mendicidade, loco do referido estágio realizado, foi fundado por maçons, como descrito abaixo, por um site de jornalismo, I.MIRANTE, da cidade de São Luís:

Criado há 96 anos, o Asilo de Mendicidade de São Luís guarda histórias de vida e afeto, que mundo tratou de esquecer. O asilo é uma instituição não governamental que atende e cuida de idosos carentes do Estado do Maranhão. A instituição abriga atualmente 23 idosos, sendo, 11 homens e 12 mulheres. Segundo a administração, metade dos asilados não possui família. Fundado em 21 de abril de 1919, pela Loja Maçônica Renascença, o asilo tinha como objetivo combater a mendicância, mas, com o tempo, a instituição percebeu que precisara mudar o foco. “Os tempos foram passando, a cidade foi expandindo. Percebeu-se que o asilo não teria condições, e nem capacidade para acomodar os mendigos. Diante disso, foi preciso mudar o foco da instituição. Ao invés de mendigos, buscamos idosos que necessitam de cuidados”, conta o administrador do asilo, Ulisses Mendes Aires (MATOS, 2014).

Porém, esse quadro já foi alterado com o decorrer do tempo em que ocorreu a reportagem, no ano de 2014. Mas essas mudanças não destoam da realidade ora vigente e observada durante o primeiro semestre de 2016.

Como relatado pelo repórter Heider Matos, o asilo é uma instituição não governamental, fundada por maçons, que abriga idosos, em sua maioria, sem familiares. Dos poucos que têm familiares, uns costumam receber visitas regulares dos mesmos, enquanto outros estão completamente abandonados. Alguns são acompanhados por familiares e contam com a ajuda de cuidadores contratados pelos responsáveis (filhos, sobrinhos), sendo estes idosos privilegiados, comparados aos que estão contando com os colaboradores da própria instituição, que têm que dar conta de muitos idosos, sem poder dar uma atenção especial e mais dedicada individualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com