TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONSUMO DE AMÊNDOAS

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.312 Palavras (18 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 18

CASTANHAS E AMÊNDOAS NA PREVENÇÃO E CONTROLE DAS DOÊNÇAS CARDIOVASCULARES: UMA REVISÃOINTEGRATIVA

RESUMO

O tema em questão sobre o consumo de amêndoas e castanhas estão associados a uma diminuição de risco de doenças cardiovasculares, no qual o mesmo está relacionado com a composição de ácidos graxos, onde o objetivo principal, é investigar os efeitos do consumo de amêndoas e castanhas, bem como os mecanismos de atuação de seus nutrientes na prevenção e controle de doenças cardiovasculares. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, onde a busca ocorreu a partir da consulta em base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde-BVS, (PUBMED), acessadas por meio de seus sítios eletrônicos, sendo utilizado os seguintes descritores na língua portuguesa: amêndoas, castanhas, doenças cardiovasculares, dislipidemia, colesterol. Trata-se, de um assunto sistêmico aos assuntos pertinentes para análise e comparação das abordagens relacionadas ao: perfil lipídico, homeostase glicêmica, processo inflamatório (inflamação) do corpo, pressão arterial, função endotelial e antropometria. Além disso, as castanhas e amêndoas verdadeiras são comestíveis, como fontes de outros nutrientes, além de substâncias com propriedades de alegação de nutrição e saúde.

Palavras-chave: Castanhas e Amêndoas na Prevenção e Controle de Doenças Cardiovasculares: uma revisão integrativa.

Abstract

The subject in question on the consumption of almonds and nuts is associated with a reduced risk of cardiovascular diseases, in which the same is related to the composition of fatty acids, where the main objective is to investigate the effects of the consumption of almonds and nuts, as well as the mechanisms of action of its nutrients in the prevention and control of cardiovascular diseases. An integrative review of the literature was carried out, where the search was carried out from the database of the Virtual Health Library-BVS (PUBMED), accessed through its electronic websites, using the following descriptors in the Portuguese language: almonds, chestnuts, cardiovascular diseases, dyslipidemia, cholesterol. It is a systemic subject to the relevant subjects for analysis and comparison of approaches related to: lipid profile, glycemic homeostasis, inflammatory process (inflammation) of the body, blood pressure, endothelial function and anthropometry. In addition, true nuts and almonds are edible as sources of other nutrients as well as substances with claims of nutrition and health properties.

Keywords: Chestnuts and Almonds in Cardiovascular Disease Prevention and Control: an integrative review.

1. INTRODUÇÃO         

As doenças cardiovasculares são um grupo de doenças que acometem o sistema circulatório, sendo consideradas as mais graves e comuns aquelas que afetam as artérias coronarianas e cerebrais (BOURBON et al., 2016). No ano de 2015, estimou-se que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares, o que equivale a 31% em relação a todas as mortes do mundo. Assim, essas doenças representam a principal causa de óbitos, em particular, nos países de baixa e média renda, segundo dados da Organização PanAmericana da Saúde (OPAS, 2017).

Em relação à sua patogênese, um dos principais elementos desencadeadores é a aterosclerose, a qual é ocasionada pelo acúmulo de gordura decorrente dos altos níveis séricos de colesterol e triglicerídeos, e a deposição de cálcio na parede dos vasos sanguíneos. Estes eventos levam à obstrução dos mesmos, dificultando a circulação do sangue em órgãos vitais, como o músculo cardíaco e o cérebro (BOURBON et al., 2016). Além disso, a hipertensão arterial também contribui para a ocorrência das doenças cardiovasculares, em consequência à pressão sanguínea manter-se constantemente elevada (KRIEGER et al., 2018).

Nesse contexto, a alimentação saudável tem sido considerada um dos fatores fundamentais para a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares. Estudos realizados com diferentes tipos de nozes e castanhas, entre elas amêndoas, avelãs, castanha-de-caju, castanha-do-Brasil, pistache, e amendoim, concluíram que a inclusão de alguma dessas oleaginosas duas ou mais vezes na semana pode diminuir em 15% o risco de doenças cardiovasculares, e 23% o risco da doença arterial coronariana (AUNE et al., 2016; GUASCH-FERRÉ et al., 2017).

Segundo Bolling et al., (2011); e Fernandes, (2015). As amêndoas e castanhas são consideradas frutos oleaginosos de elevada densidade nutricional. No tocante ao seu perfil lipídico, esses alimentos são ricos em ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados, a exemplo dos ácidos oleico e linoleico.

Esta composição em ácidos graxos é importante para a saúde, uma vez que contribuem para a redução das frações de colesterol presentes nas lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e de muito baixa densidade (VLDL), responsáveis pelo aumento do colesterol sérico (BULLÓ et al., 2015; CÂMARA; SCHLEGEL, 2015).

Associado a isso, nas amêndoas e castanhas também é encontrada quantidade relevante de fitoesteróis. Vale ressaltar que estes compostos apresentam estrutura química similar ao colesterol e, portanto, podem inibir sua absorção intestinal e reduzir a fração LDL e o colesterol total plasmáticos (NJIKE et al., 2016). Essas oleaginosas ainda são ricas em fibras e micronutrientes, que possuem propriedades antioxidante e anti-inflamatória (BOLLING et al., 2011; FERNANDES, 2015).

Dessa forma, pode-se observar que o consumo de frutos oleaginosas, em especial amêndoas e castanhas, parece oferecer uma variedade de nutrientes e compostos bioativos, proporcionando vários benefícios a saúde, inclusive diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Nesse âmbito, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura a fim de investigar os efeitos do consumo de amêndoas e castanhas, bem como os mecanismos de atuação de seus nutrientes na prevenção e controle de doenças cardiovasculares.

3. METEDOLOGIA

Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura. Esta metodologia possui seis etapas, segundo Souza, Silva e Carvalho (2010). Na primeira fase, é a elaboração de uma pergunta norteadora; na segunda, busca a amostragem na literatura; na terceira, inicia a coleta de dados; na quarta, realização da análise crítica dos estudos incluídos; na quinta, elaboração da discussão dos resultados; e, por fim, na sexta fase, apresentação da revisão integrativa da literatura.

Dessa forma questão norteadora da pesquisa, primeira fase da revisão integrativa, foi “Quais os principais efeitos do consumo de castanhas e amêndoas na prevenção e controle de doenças cardiovasculares?”. A busca na literatura (segunda fase) ocorreu, a partir da consulta à base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), US National Library of Medicine National Institutes of Health (PUBMED), acessadas por meio de seus sítios eletrônicos, sendo utilizado os seguintes descritores na língua portuguesa: “amêndoas”, castanhas”, “doenças cardiovasculares”, “dislipidemia”, “colesterol”; e seus correspondentes na língua inglesa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)   pdf (238.5 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com