TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PH E SISTEMA TAMPÃO

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE ANÍSIO TEIXEIRA - FAT

CURSO: NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: BIOQUIMICA BÁSICA      

DOCENTE: BRUNO DE ANDRADE

DISCENTE SINDY BORGES AMORIM

RELATORIO DA AULA PRÁTICA

PH E SISTEMA TAMPÃO

Feira de Santana – BA

                2017

INTRODUÇÃO

O conceito de pH de uma solução está relacionado ao logaritmo negativo de sua concentração hidrogeniônica, e expressa seu caráter ácido ou básico (soluções ácidas são aquelas em que seu pH está abaixo de sete, soluções básicas são aquelas onde o pH está acima de sete, sendo que a água pura apresenta pH equivalente a sete. Algumas substâncias agem na química de forma que impedem a variação ampla de pH de uma solução, ou seja, adicionando-se ácido ou base à solução, sob certas condições, esta permanecerá com o seu pH inalterado. Tais soluções recebem o nome de soluções tampão.

OBJETIVO

Identificar as escalas de pH.

MATERIAIS UTILIZADOS

Tampões

Tubo de ensaio

Água

Indicador universal

Pipeta

Becker

Hidróxido de sódio (soda caustica liquida 0,1)

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Na aula prática de Bioquímica Básica no dia 18 de março de, no laboratório de Anatomia, supervisionada e instruída pelo professor Bruno, trabalhamos com pH e tampões.

Primeiramente o professor explicou um pouco sobre pH e tampões e pediu a ajuda de dois alunos para colocar 1ml de cada tampão nos tubos de ensaio (contendo água),  após isso o professor acrescentou 3 gotas do indicador universal, observou – se que com o acréscimo do indicador , mudou a cor de cada tubo, lembrando que cada tudo possui um tipo de tampão, tampões ácidos (pH 3, 4, 5, 6), tampão neutro (pH 7), e tampões básicos (pH 8, 9, 10, 12).

No 2º experimento o professor separou dois tubos, o tubo A com água e o tubo B com água e tampão pH 7. O professor pediu que assoprasse com a pipeta no tubo A por 15 segundos e observou – se que passou do pH 7 para o pH 6, porque nós emitimos gás carbônico , daí ficou mais acido.

No tubo B (que possui água e pH 7) não houve alteração depois de 1 minuto de assopro, porque os tampões sempre mantém seu pH sem variações.

Após isso, colocamos 1 gota do hidróxido de sódio no tudo A e variou do pH 6 para o pH 9 e uma gota no tubo B, que continuou no pH 7, sem variações.

REFERÊNCIAS

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a04.pdf
PERUZZO, Francisco Miragaia (Tito); CANTO, Eduardo Leite; Química na Abordagem do Cotidiano, Ed. Moderna, vol.1, São Paulo/SP- 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com