TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS INCENTIVANDO HABITOS SAUDAVEIS NO DIA A DIA.

Por:   •  23/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

        [pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

 CURSO DE NUTRIÇÃO

  ANGELO ZANINI

  GABRIELA RAITER

  GISNEI SANTOS PAZ  

  LAIS SCHARB

  QUELI DA ROSA KREIBICH  

PROJETO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS INCENTIVANDO HABITOS SAUDAVEIS

NO DIA A DIA.

[pic 3]

IJUÍ – RS

2021

  ANGELO ZANINI

  GABRIELA RAITER

  GISNEI SANTOS PAZ  

  LAIS SCHARB

  QUELI DA ROSA KREIBICH  

PROJETO EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA CRIANÇAS INCENTIVANDO HABITOS SAUDAVEIS

 NO DIA A DIA.

Relatório   apresentado   à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como   requisito   parcial    obtenção do título Bacharelado   aproveitamento da disciplina de Educação Alimentar e Nutricional de Nutrição do quinto semestre.

Professor da disciplina:  Flávia Maronesi

 

[pic 4]

IJUÍ – RS

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 JUSTIFICATIVA        5

3 OBJETIVOS        5

3.1   OBJETIVO GERAL:        5

3.2   OBJETIVOS ESPECIFICOS:        5

4   METODOLOGIA        6

5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        6

6 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8

1 INTRODUÇÃO

 A Organização Mundial da Saúde (OMS), preconiza a alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos, como   estratégias efetivas para a para redução de doenças e mortes pelo mundo, em conformidade com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS3).

Como a formação de hábitos se dá desde cedo, as boas práticas alimentares e de atividades físicas devem ser vivenciadas também nas escolas, espaço privilegiado de construção de conhecimentos, aquisição de valores e formação de atitudes.

No Brasil, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), determina: “as diretrizes da alimentação escolar devem garantir, entre outros pontos, a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem”. (Lei federal - 11947)

Nessa perspectiva a escola se apresenta como uma instituição relevante por seu poder de atuar com profissionais da educação e alimentação em conjunto com as crianças

2 justificativa

Considerando que o desenvolvimento de estudos científicos, correlacionando a má nutrição e o sedentarismo como fatores fomentadores de comorbidades na população mundial, idealizou-se a ferramenta educacional para a transformar atitudes e comportamentos nocivos para a saúde dos indivíduos, uma vez que, o período infantil torna-se o momento propício para a formação e assimilação de novos conhecimentos, gerando e aplicando transformações no seu meio social em que se  encontram inseridos, assim, justifica-se o presente projeto.  

3 Objetivos

Colaborar para a melhoria no progresso de relações intersociais, assim, como no conhecimento adquirido no desempenho do aluno, e aplicar técnicas de educação alimentar saudáveis nas escola.

3.1   OBJETIVO GERAL:

Oportunizar ao ciclo da vida crianças, o conhecimento da nutrição alimentar adequada a esta etapa do desenvolvimento humano, assim, com estes apropriamentos poderão ocorrer a mudança e criação de hábitos saudáveis em seus lares e comunidade.  

3.2   OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Orientar as crianças e seus responsáveis para melhor utilização dos alimentos visando a auto-sustentabilidade evitando desperdícios de alimentos;

Colaborar e incentivar na escolha de alimentos de melhor teor nutritivo; e

Conscientizar os sujeitos da responsabilidade na obtenção da melhor qualidade de vida.

4   METODOLOGIA

Neste projeto que escolhemos em usar como forma de incentivo para a mudança de hábitos alimentares com crianças e suas famílias, tem uma grande abertura em chamar a atenção das crianças por   serem atividades novas, e que envolvam a família, por serem curiosas e gostarem de desafios.

Esta fase é a melhor que conseguimos incentivar, pois, as crianças tem mais interesse em algo novo, descontraído, como por ex: (vídeos infantis; brincadeiras; jogos; quebra cabeça; passatempo e músicas; e atividades lúdicas que despertem interesse em novidades), são elas, que influenciam nos comportamentos familiares conforme suas aprendizagens. Devemos incentivar que todos aprendam o que cada alimento fornece ao nosso organismo e também que os alimentos processados prejudicam a nossa saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (88.2 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com