TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processamento de Alimentos

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA

CAMPUS COLORADO DO OESTE

Relatório de aula prática

Fabricação de doce de leite

Discentes: Ilmeda Rayane Araújo Silva, Moacir Gritti Junior, Nádia Cristina Mateus Spanhol, Suelen Ligoski Zeferino e Tatiana Carnelós Círiaco.

Docente: Germanna W.R de Almeida;

Turma: 3º Ano “A”

COLORADO DO OESTE – RO

AGOSTO/2016


  1. INTRODUÇÃO

Por ser originário da América Latina, o doce de leite, é muito produzido no Brasil e na Argentina, tornando-se os países de maior produção mundial. É servido como sobremesa, ou utilizado como ingrediente na fabricação de alguns alimentos. É feito através do cozimento do leite com adição de açúcar (sacarose), podendo ou não conter aromatizantes e outros ingredientes, chegando até a concentração e caramelização esperada.

Segundo Machado (2005), a produção de doce de leite no Brasil é de aproximadamente 34.000 ton/ano.

Existem duas variedades de doce de leite: em tabletes ou em pasta. Para a obtenção do doce em tabletes deve-se adicionar uma maior quantidade de açúcar e mexe-lo mais lentamente. No caso da fabricação do doce de leite pastoso (que é o foco deste trabalho), a quantidade de açúcar a ser adicionado é de 16 a 20% do volume do leite utilizado.

A partir do estabelecimento feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em 1997, o Padrão de Identidade e Qualidade do Doce de Leite possibilitou o a comercialização do produto nos países integrantes do MERCOSUL.

  1. OBJETIVO

Os objetivos eram agregar conhecimento em relação com a tecnologia de fabricação do doce de leite, observando o impacto das variações ocorridas durante o processamento do produto final.

  1. MATERIAL E MÉTODOS

3.1. MATERIAL E UTENSÍLIOS

Para essa prática, foram precisos alguns materiais e utensílios. Foram utilizados:

  • Leite “in natura” ou cru;
  • Açúcar;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Balança semi-analítica;
  • Tacho ou cuba de aço inoxidável;
  • Pá de aço inoxidável;
  • Coador de tele fina para leite;
  • Embalagens para envase;
  • Fogão Industrial.
  1. PROCEDIMENTO E MÉTODOS
  • Pasteurização do Leite.

Para iniciar o processo de fabricação do doce de leite, é necessário a separação da gordura do leite, deixando-o com um valor entre 1,5 a 2,0% de gordura. Essa separação é fundamento em termos de textura e sabor do produto, além do fato de que, se o leite tiver um teor maior de gordura, serão necessários maiores quantidades de açúcar. Para fazer a separação recomenda-se deixar o leite em descanso por 12 horas, sobe refrigeração.

  • Neutralização da Acidez do Leite.

O leite, que possui uma boa qualidade, tem níveis de acidez entre 15 e 18° D. Para a produção de doce de leite, é necessário reduzir estes níveis para 13° D, com a ajuda de NaHCO3 (bicarbonato de sódio). É preciso ter cuidado em relação com a quantidade de bicarbonato de sódio adicionado ao leite, pois em excesso, deixa o doce com uma coloração mais escura.

  • Concentração

Após a neutralização da acidez do leite, ele é aquecido em constante agitação. Com o leite pré-aquecido (quase fervendo), adiciona o açúcar na proporção de 126 a 20%, em relação a quantidade de leite para fazer doce em pasta. Uma forma de saber o ponto ideal do doce é pingar uma gota em um copo com água. Se a gota de doce não dissolver e chegar ao fundo do copo, significa que o doce pode ser finalizado.

  • Resfriamento e Envase

Com o doce no ponto ideal, deve-se desligar o fogo, mexendo-o constantemente, até que o mesmo esfrie (temperatura de 70 a 75° C). O Envase pode ser em embalagens de vidro (mais indicadas), de plástico ou latas. Para melhor vida útil do produto, o processo de envase deve ser feita com o doce ainda quente. Após esse processo, as embalagens são fechadas adequadamente para evitar a entrada de ar.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Para a produção do doce de leite, foi dividido um total de 10L de leite em três panelas, facilitando a observação dos discentes. Desse total foram retiradas duas amostras, contendo 10 ml cada, para medir a acidez do leite, foram adicionadas 5 gotas de fenolftaleína nas amostras e depois adicionado a solução Dornic, as duas amostras apresentaram coloração de um rosa claro, e com o uso do acidímetro Dornic, constatou que o leite estava com *22º Dornic. (*Para o doce de leite é necessário que o leite tenha entre 18 a 22º Dornic, caso tiver um valor maior, está acido, e não há correção). Então, realizamos a redução com o bicarbonato de sódio (NaHCO 3) como neutralizante, e para saber a quantidade necessária para neutralizar 9g de ácido, o peso molecular do bicarbonato é de 84 e do ácido lático 90, foi possível a redução de 8º, foi usada a regra de três:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com