TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa Institucional De Monitoria Relatório De Monitoria

Por:   •  1/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM

COORDENAÇÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA

RELATÓRIO DE MONITORIA – 2023.1

BELÉM PA

2023

IDENTIFICAÇÃO

Aluno: Eloyana silva caldas

Matrícula: 201908268298

CPF: 043.111.062-03

Disciplina: Nutrição e Dietética

Código da Disciplina: ARA0977

Professor Orientador: Romênia Vidal de Freitas Estrela

  1. INTRODUÇÃO

No ensino, as tarefas assumidas pelos alunos monitores têm como objetivo auxiliar o professor titular, mas nos cursos superiores, a monitoria tem sido utilizada, com muita frequência, como estratégia de apoio ao ensino, especialmente para atender estudantes com dificuldades de aprendizagem. Percebe-se, em sua aplicabilidade, que ela conserva a concepção original, pela qual os estudantes mais adiantados nos programas escolares auxiliam na instrução e na orientação de seus colegas. Respaldada em lei, essa estratégia, prevista nos regimentos das instituições e nos projetos pedagógicos institucionais, pode potencializar a melhoria do ensino

de graduação, mediante a atuação de monitores em práticas e experiências pedagógicas, em disciplinas que permitam articulação entre teoria e prática e integração curricular. Visa também oportunizar ao graduando atitudes autônomas perante o conhecimento, assumindo, com maior responsabilidade, o compromisso de investir em sua formação. A monitoria tende a ser representada como uma tarefa que solicita competências do monitor para atuar como mediador da aprendizagem dos colegas, contando, para sua consecução, com a dedicação, o interesse e a disponibilidade dos envolvidos (Batista & Frison, 2009).

Portanto a monitoria é uma ótima oportunidade para conhecer e praticar as atividades que estudamos teoricamente nos semestres anteriores, pois ajuda a relembrar e ensinar aqueles com dificuldades, inclusive apoiando o professor em cada atividade de aula, abordando as dúvidas dos alunos, enriquecendo o conhecimento teórico e combinação prática da disciplina.

  1. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES – RELATO DE EXPERIÊNCIA

A disciplina é composta de aulas teóricas e práticas, o monitor participa acompanhando os discentes e fornecendo toda ajuda necessária para o entendimento e realização das práticas e teoria. Durante o desenvolvimento da disciplina de Nutrição e Dietética do curso de Nutrição da faculdade Estacio Belém as atividades realizadas foram: a elaboração de exercícios para dois ciclos da vida adulto e adolescente sadios, acompanhamento da avaliação fisica dos discentes no laboratorio de avaliação nutricional para o trabalho de planejamento alimentar, sanar duvidas dos alunos presencialmente na faculdade e remotamente via aplicativo, correção de trabalhos acadêmicos, preenchimento de planilha com notas de trabalhos, auxilio em sala com materiais e organização dos alunos, organização dos materiais e equipamentos do laboratorio e principalmente, auxílio nas aulas práticas. A professora se disponibilizou um dia para fornecer um treinamento para os monitores sobre o uso dos equipamentos do laboratorio, para assim os monitores fornecerem ajuda mais precisa aos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com