TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA NERVOSO

Por:   •  16/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.024 Palavras (13 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 13

UNINORTE LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES

TECNÓLOGO EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

DISCENTES:CINTHIA MARIA GOMES DA SILVA;

INÁCIA MEDEIROS DA SILVA;

KAREN CRISTINA DO VALE GUIMARÃES;

LUCIANA GOMES DE BRITO NASCIMENTO;

ODINEIS SERAFIM FERNANDES;

RAISSA KATRINA DE MIRANDA BRAGA;

TAUANE MONTEIRO MEDEIROS;

TAYANA IANCA LEITÃO DA SILVA.

SISTEMA NERVOSO

MANAUS 2018.

Cínthia Maria Gomes da Silva;

Inácia Medeiros da Silva;

Karen Cristina do vale Guimarães;

Luciana Gomes de Brito Nascimento

Odineis Serafim Fernandes;

Raíssa Katrina de Miranda Braga;

Tauane Monteiro Medeiros;

Tayana Ianca Leitão da Silva.

SISTEMA NERVOSO

Trabalho acadêmico, apresentado ao curso tecnólogo em estética e cosmética, da universidade do norte, como requisito parcial de nota para primeira ARE.

Professora orientadora: Graciela Nascimento Lima.

MANAUS

2018

Estação I – Sistema Nervoso Central

Reconhecendo as estruturas do sistema nervoso central e lobos cerebrais.

O encéfalo constitui a parte central do sistema nervoso, que tem como principal função o processamento e a integração das informações.

O encéfalo humano tem massa aproximada de 1,4 kg e está protegido pela caixa craniana. É constituído pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico.

No encéfalo temos duas divisões: o telencéfalo e o diencéfalo. O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais: direito e esquerdo, e uma pequena linha mediana situada na porção anterior do terceiro ventrículo. Os dois hemisférios cerebrais são completamente separados pela fissura longitudinal do cérebro, cujo o assoalho é formado por uma larga faixa de fibras comissurais, denominada corpo caloso, que é o principal meio de união entre os dois hemisférios. Tais hemisférios possuem cavidades, os ventrículos laterais direito e esquerdo, que se comunicam com o III ventrículo pelos forames interventriculares. O diencéfalo é uma estrutura ímpar que só é vista na porção mais inferior do cérebro. Ao diencéfalo compreendem as seguintes partes: tálamo e hipotálamo.

No tálamo, além de participar do sistema reticular, ele recebe impulsos dos órgãos dos sentidos (exceto os do olfato) e os transmite as regiões correspondentes no córtex cerebral. As informações originadas no córtex também passam pelo tálamo e seguem para a medula ou para as partes do encéfalo.

No hipotálamo estão os centros nervosos responsáveis pelo controle da pressão sanguínea, pela conservação da água no corpo, pela produção de suor, pela temperatura corporal, pela fome, sede e raiva, pelo comportamento agressivo, medo, prazer, instinto sexual, ciclo menstrual e controle de hormônios da neurohipófise. Dessa forma, exerce  papel importante na homeostase e nas emoções, estabelecendo relações com a hipófise, entre as glândulas endócrinas e o sistema nervoso.

Boa parte dessas funções não é executada apenas pelo hipotálamo, mas por um conjunto de células localizadas nele, no tálamo e em outras partes do encéfalo, que compõem o sistema límbico.

O tronco encefálico interpõe-se entre a medula e o diencéfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo, ou seja, conecta a medula espinal com as estruturas encefálicas localizadas superiormente. A substância branca do tronco encefálico inclui tratos que recebem e enviam informações motoras e sensitivas para o cérebro e também as provenientes dele. O tronco encefálico divide-se em três partes, o mesencéfalo, ponte e bulbo.

O mesencéfalo controla os reflexos de audição, como o movimento da cabeça para localizar um som, e os movimentos oculares. A ponte participa de algumas atividades do bulbo, como o controle da respiração, e é um centro de retransmissão de impulsos do cérebro para o cerebelo. Serve ainda de passagem para as fibras nervosas que ligam o cérebro a medula espinhal. O bulbo controla as funções automáticas (a vida vegetativa) batimento cardíaco, respiração, pressão do sangue e os reflexos, como salivação, tosse espirro e o ato de engolir.

Identificação in bodyproject:

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

Lobos cerebrais e suas funções

O córtex cerebral é dividido em áreas denominadas lobos cerebrais, cada uma com funções diferenciadas e especializadas.

No lobo frontal, localizado na parte da frente do cérebro (testa), acontece o planejamento de ações e movimento, bem como o pensamento abstrato. Nele estão incluídos o córtex motor e o córtex pré-frontal.

O córtex motor controla e coordena a motricidade voluntária, sendo que o córtex motor do hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo do indivíduo, enquanto que o do hemisfério esquerdo controla o lado direito. Um trauma nesta área pode causar fraqueza muscular ou paralisia.

A aprendizagem motora e os movimentos de precisão são executados pelo córtex  pré-motor, que fica mais ativa do que o restante do cérebro quando se imagina um movimento sem executá-lo. Lesões nesta área não chegam a comprometer a ponto do indivíduo sofrer uma paralisia ou problemas para planejar ou agir, no entanto a velocidade de movimentos automáticos, como a fala e os gestos, é perturbada.

A atividade no lobo frontal de um indivíduo aumenta somente quando este se depara com uma tarefa difícil em que ele terá que descobrir uma sequência de ações que minimize o número de manipulações necessárias para resolvê-la. A decisão de quais sequências de movimento ativar e em que ordem, além de avaliar o resultado, é feito pelo córtex-frontal, localizado na parte da frente do lobo frontal. Suas funções incluem o pensamento abstrato e criativo, a fluência do pensamento e da linguagem, respostas afetivas e capacidade para ligações emocionais, julgamento social, vontade e determinação para ação e atenção seletiva. Lesões nesta região fazem com que o indivíduo fique preso obstinadamente a estratégias que não funcionam ou que não consigam desenvolver uma seqüência de ações correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (950.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com