TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Tegumentar

Por:   •  6/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Tegumentar

Pele e suas camadas – O tegumento humano, que é a pele, recobre a superfície externa do corpo, sendo o maior órgão do corpo em área de superfície e peso.

Epiderme: É a parte mais externa e está em contato com o ambiente, possui a função de proteger o organismo contra os danos causados por agentes externos. Ela é composta por tecido epitelial e possui cinco camadas: camada basal, espinhosa, granulosa, lúcida e camada córnea. Derme: A derme, localizada sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras proteicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras que conferem resistência e elasticidade à pele. Tecido subcutâneo (hipoderme): Sob a pele, há uma camada de tecido conjuntivo frouxo, a tela subcutânea, rico em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas ou adipócitos). A hipoderme atua como reserva energética, proteção contra choques mecânicos e isolante térmico.

Anexos da pele: Pelos – Se originam no folículo piloso tendo a função de proteção e restringir a dispersão de calor. Glândulas sebáceas – Situam-se na derme e cuja função é a lubrificação da pele e ação bactericida. Glândulas sudoríparas – Estão distribuídas por todo corpo, sendo responsáveis pela excreção do suor. Unhas – São formadas pela camada lúcida e córnea da epiderme, apresentam uma cor rosada em função da rede capilar que existe abaixo delas.

Receptores da pele: Terminações nervosas livres – São formadas por um axônio ramificado e captam sensações mecânicas, térmicas e dolorosas. Terminações nervosas do folículo piloso – Receptores formados por axônios que se encontram envolvendo o folículo piloso e captam sensações mecânicas aplicadas contra o pelo. Corpúsculos de Ruffini – Receptores pequenos que captam sensações térmicas de calor. Corpúsculos de Vater-Paccini – São encontrados nas camadas profundas da pele e captam sensações de tato e vibração. Discos de Merkel – Receptores formados por ramificações de axônios que captam sensações de tato e de pressão. Corpúsculos de Meissner – Receptores pequenos formados por axônio mielínico, encontram-se nas saliências sem pelos, captam sensações de tato. Corpúsculos de Krause – São estruturas formadas por uma fibra nervosa, localizados em regiões de limite da pele com a membrana mucosa, captam sensações térmicas de frio.

Referências:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com