TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Técnico em Nutrição e Dietética

Por:   •  30/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nomes: Laryssa, Solange e Caroline

Curso: Técnico em Nutrição e Dietética

Funções:  

A Vitamina B1 também conhecida como Tiamina atua no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, é auxilio na melhoria das funções cerebrais, ajuda a combater a depressão e a fadiga.

O consumo da Vitamina B1 previne que as doenças prejudiquem o corpo e também age como fonte de energia. A vitamina está ligada ao funcionamento do metabolismo e converte os carboidratos que são ingeridos em glicose e pode ser usado como “combustível” para o organismo do nosso corpo.

Podemos destacar a ativação de enzimas que tem a função de controlar a decomposição de glicose em energia e participa do controle de impulsos nervosos e metabolismo aeróbico.

Fontes Alimentares:

A Tiamina (Vitamina B1) pode ser encontrado em alimentos origem animal e vegetal. A manutenção dessa Vitamina pode ser feita na ingestão regular de alimentos como legumes verdes, ovo, leite, frutas, peixes, fígado, carne vermelha (principalmente a carne de porco), salsichas, legumes secos, cereais integrais, levedura de cerveja em pó, gérmen de trigo, sementes de girassol, presunto defumado cru, castanha do pará, castanha de caju torrada, ovomaltine, amendoim, lombo de porco cozido, farinha de trigo integral e flocos de cereais.

[pic 2]

Deficiência:

Os sintomas iniciais da deficiência são indeterminados e pode incluir cansaço, irritabilidade, perda de memória e apetite, distúrbio do sono, desconforto abdominal e perda de peso.

Quando a deficiência se agrava surge uma carência de vitamina (beribéri) caracterizada por alterações nervosas, cerebrais e cardíacas.

E beribéri é uma doença em que o corpo não está tendo uma quantidade suficiente de vitamina B1, esta doença pode ser causada por má alimentação ou alcoolismo e os principais sintomas são falta de apetite; fraqueza e irritabilidade; câimbras musculares; palpitações cardíacas; mal estar geral; prisão de ventre; problemas de memória e retenção de líquidos e inchaço nas pernas e quando o paciente é diagnosticado(a) com o beribéri passa por tratamento e é feito com o uso de suplementos da vitamina que devem ser tomados por pelo menos 6 meses e se faz necessário o aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina B1.

Curiosidade:

Mantendo níveis ótimos de vitamina B1 pode ser uma forma de evitar ser picado por mosquitos, como o mosquito da dengue, do zika vírus ou da febre de chikungunya, por exemplo, pois esta vitamina, devido à presença de enxofre, forma compostos sulfúricos que liberam cheiro desagradável ao mosquito através do suor, sendo um excelente repelente natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com