TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CÁLCULOS NUTRICIONAIS E DIETÉTICA

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 4

PRISCILA THAYANE PRESTES PINTO MENDES-R.A.8044202

TRABALHO DE CÁLCULOS NUTRICIONAIS E DIETÉTICA

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Cálculos Nutricionais e Dietética como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Fabiola Rainato Gabriel.

               

       CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO CURITIBA

                                        2017

Introdução

Conhecer a importância de macro e micronutrientes para dietas.

Compreender a necessidade de adequação de dietas.

Entender a influência da internet nas escolhas alimentares.

Correlacionar o uso de dietas desequilibradas com a atuação dos nutricionistas na internet.

1-De acordo com o artigo quais “dietas da moda” são mais procuradas na internet? Escolha uma para descrever e analisar a distribuição dos nutrientes. Descreva a sua opinião.

As mais procuradas são: Dieta do Atum, Dieta da Usp, Dieta dos Pontos e Dieta dos Líquidos.

Dieta do Atum; na minha opinião ela deveria ter 5 ou 6 refeições durante o dia, porque apenas 3 o paciente fica desnutrido e não tem uma distribuição correta dos alimentos pois não vejo um almoço completo e variado com arroz, feijão, salada e etc.. por isso não contem ferro, não tem o lanche da tarde nem a colação, sendo um intervalo muito grande entre as refeições, não vejo a necessidade de sorvete de creme para quem está em dieta para perca de peso o sorvete tem uma grande quantidade de gordura, e proteína em excesso, acredito também que deveriam inserir o leite pois essa dieta esta pobre em cálcio, na realidade estão visando só a perca de peso rápida sem considerar o equilíbrio e a adequação dos nutrientes para uma vida saudável.

2- Segundo o artigo quais informações devemos considerar quando elaboramos uma dieta para a manutenção da saúde física e mental?

É imprescindível que uma boa dieta comtemple todos os nutrientes necessários á manutenção da saúde física e mental. Para isso, devem-se considerar algumas informações:

Os carboidratos desempenham funções metabólicas importantes e são considerados a fonte primária de energia, uma vez que seu catabolismo possibilita a liberação de energia química para a formação de ATP. Fornecem primariamente combustível para o cérebro, medula, nervos periféricos e células vermelhas do sangue. Dessa forma, a ingestão alimentar insuficiente desse macronutriente traz prejuízos ao sistema nervoso central, além da produção concomitante de corpos cetônicos.

Os lipídeos são nutrientes que também desempenham funções energéticas, estruturais e hormonais no organismo. Porém dietas ricas em gordura contribuem para o surgimento de doenças crônicas como a obesidade, diabetes mellito, colesterol e doenças cardiovasculares.

As proteínas são nutrientes indispensáveis para a formação e manutenção dos tecidos e para o metabolismo. Já o excesso de proteínas pode causar sobrecarga renal e hepática, com decorrente desidratação, desiquilíbrio  eletrolítico e perda de tecido magro.

A manutenção do peso corpóreo estável pressupõe uma ingestão energética equilibrada com as necessidades do organismo, incluindo o metabolismo basal e as atividades físicas em geral.

3- Faça uma busca rápida no Google com a palavra chave “dietas da moda 2017”. Descreva o que você encontrou e analise criticamente as informações vinculadas nessas páginas que você acessou.

Encontrei a dieta ‘low-carb’ e a dieta de jejum intermitente;

A dieta ‘low-carb’, ‘ou com baixo nível de carboidratos, consiste em restringir o consumo de alimentos que possuam este macronutriente, para quem faz essa dieta a quantidade recomendada de carboidratos varia de 10 a 30% de toda a alimentação diária , já existe uma perca considerável de gordura corporal, geralmente uns 3kg , a dieta ainda auxilia na regulação dos picos do hormônio insulina, no entanto é importante avaliar o paciente do ponto de vista bioquímico e metabólico. Pessoas dentro dos limites da normalidade talvez não se beneficiem mas pessoas acima do peso, com problemas de saúde e com exames alterados terão muitos benefícios como a redução dos níveis de triglicerídeos, circulantes pela diminuição da glicose. No entanto, existem algumas pessoas que não devem fazer essa dieta, ex: pacientes com problemas cardiovasculares importantes, insuficiência renal e demanda metabólica aumentada devem ser avaliados com maior cuidado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com