TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade na adolescência

Por:   •  4/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.167 Palavras (17 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 17

1. INTRODUÇÃO

        A prevalência de obesidade e sobrepeso aumenta na população brasileira. A projeção dos resultados de estudos realizados nas últimas três décadas é indicativa de um comportamento epidêmico. Observa-se um aumento gradativo da obesidade e do sobrepeso desde a infância até a idade adulta.

        O estilo de vida sedentário, facilitado pelo avanço da tecnologia, tem feito com que as crianças e adolescentes passem a maior parte do tempo dentro de casa, normalmente com um pacote de biscoito ou um sanduíche acompanhado de um refrigerante na frente da televisão, jogando videogames, ou jogos em computadores; esse fato tem ocorrido devido à violência, já banalizada, notada por um total descaso das autoridades públicas brasileiras.

        A dieta dos adolescentes caracteriza-se pela preferência por produtosalimentícios com inadequado valor nutricional, ou seja, aqueles com elevado teor de gordura saturada e colesterol, além de grande quantidade de sal e açúcar. Os adolescentes tendem a viver o momento atual, não dando importância às consequências de seus hábitos alimentares, que podem ser prejudiciais. Porém, os hábitos alimentares inadequados na infância e adolescência podem ser fatores de risco para doenças crônicas e obesidade.

        Os efeitos da obesidade em idade precocepoderão ser notados ainda em longo prazo, tendo sido relatado na literatura um risco de mortalidade aumentado, especialmente por doença coronariana, nos adultos que foram obesos durante a infância e a adolescência.

Considerando que a prevenção da obesidade, além da redução de peso excessivo, atravessa invariavelmente, por duas possibilidades, qual seja aumentar o gasto e reduzir o consumo. Assim, o quanto antes iniciar um programa alimentar adequado aliado à atividade física, maior a chance de se reduzir os piores efeitos da obesidade, seja em crianças, nos adolescentes ou entre os adultos.        

Dessa forma, a problemática deste trabalho é: Quais os fatores que podem influenciar o aumento da obesidade na adolescência?

        Além disso, queremos também saber:

-  O que é obesidade?

- O que causa?

- Qual a forma de tratamento?

- Qual a relação da obesidade nos adolescentes e nos pais?

- Todo adolescente foi, necessariamente, uma criança obesa?

- Qual a relação da obesidade com a qualidade do sono?

- Qual a relação da obesidade com o uso excessivo de aparelhos eletrônicos?

Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é apresentar características da obesidade na adolescência. Como objetivos específicos temos: Identificar as principais causas e consequências da obesidade na adolescência e salientar aspectos práticos da importância da prevenção da obesidade; saber tratar a obesidade; identificar se há relação da obesidade dos adolescentes e dos pais; saber se todo adolescente foi uma criança também obesa; ver se há relação entre obesidade e qualidade do sono e saber se há relação entre obesidade e uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A obesidade segundo SPETHMANN (2004) constitui um dos maiores problemas de saúde atualmente atingindo pessoas de todas as classes sociais, tem etiologia hereditária configurando-se um estado de má nutrição em consequência de um distúrbio no balanceamento dos nutrientes, alterando entre outros fatores pelo excesso alimentar.

        Ao se analisar o aumento na prevalência da obesidade nas últimas décadas, nota-se que um grande número de casos passa a ser um grave problema de saúde pública, sobrecarregando o sistema de saúde em função do maior atendimento às doenças crônicas decorrentes da obesidade (FERREIRA et al., 2006). A grande preocupação é o impacto econômico global, que esses futuros adultos obesos poderão causar (SILVA et al., 2007).

        No limiar do século XXI, em que a globalização, a era cibernética, sociedade digital vive-se o desenvolvimento de uma epidemia globalizada de obesidade em diversos países, dentre eles o Brasil. De acordo com VIUNISKI (2005) a obesidade entre crianças e adolescentes triplicou no país nos últimos trinta anos, enquanto nos Estados Unidos ele apenas duplicou.

        O aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade em idades cada vez mais precoces tem despertado a preocupação de pesquisadores e profissionais da área de saúde, em razão dos danos e agravos à saúde provocados pelo excesso de peso, tais como hipertensão arterial, cardiopatias, diabetes, hiperlipidemias, dentre outras (JOHNSON et al., 2009).

A adolescência consiste no período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizada por intensas mudanças somáticas, psicológicas e sociais, compreendendo a faixa etária dos nove aos dezoito anos de idade. Na fase inicial da adolescência (9 a 13 anos), chamada de puberdade, ocorre o estirão de crescimento, o aumento rápido das secreções de diversos hormônios e o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (maturação sexual). A fase final (14 a 18 anos) caracteriza-se pela desaceleração destes processos (WOLD HEALTH, 1997).

Assim como a desnutrição, a obesidade especialmente na adolescência pode trazer sérios danos à saúde global. Segundo Guimarães (2001), o Brasil vive um momento de transição nutricional, ou seja, estão ocorrendo mudanças nos padrões alimentares dos indivíduos em consequência de modificações em sua dieta decorrente de mudanças sociais, econômicas e influência da mídia.

        Segundo Vigitel (2010) o padrão alimentar do brasileiro apresenta características do estilo da vida moderna, sendo que de acordo com o estudo realizado, através de uma pesquisa telefônica feita com indivíduos a partir de 18 anos, revelaram um consumo regular de frutas e hortaliças de cinco ou mais porções na semana, resultado que fica aquém dos padrões recomendados segundo a Organização Mundial de Saúde, que é de cinco ou mais porções ao dia. Em relação às bebidas açucaradas como refrigerantes, sucos artificiais, foi observada uma ingestão regular excessiva de cinco vezes por semana.

A adolescência consiste no período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizada por intensas mudanças somáticas, psicológicas e sociais, compreendendo a faixa etária dos nove aos dezoito anos de idade. Na fase inicial da adolescência (9 a 13 anos), chamada de puberdade, ocorre o estirão de crescimento, o aumento rápido das secreções de diversos hormônios e o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (maturação sexual). A fase final(14 a 18 anos) caracteriza-se pela desaceleração destes processos (WOLD HEALTH, 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (177.9 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com