TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos de Nutrição

Por:   •  6/9/2021  •  Dissertação  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 2

Caro estudante, hoje você desempenha um importante papel para a realização deste exercício, a partir de tudo o que vimos na unidade. Dentre as funções que o sistema digestivo possui, encontra-se o transporte do alimento durante todo trato gastrointestinal, assim com as funções absortivas e o transporte dos nutrientes por meio das microvilosidades intestinais para os capilares sanguíneos. Esses processos garantem que o indivíduo tenha uma boa absorção de nutrientes a fim de contribuir para suas demandas ou deficiências nutricionais determinadas. De acordo com seus conhecimentos adquiridos e com o auxílio da Unidade 1, que abordam os processos fisiológicos, você pode construir um pequeno texto elaborado a partir de pesquisas em artigos e livros, de até 15 linhas, sintetizando todo o mecanismo de digestão, absorção e transporte de nutrientes?

R. O Sistema digestório é responsável por transportar, digerir, absorver e excretar alimentos. Formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus. Incluindo os órgãos acessórios, glândulas salivares, fígado e o pâncreas. A saliva ajuda a diluir o alimento, os dentes a triturar e a língua para embolar, facilitando a mastigação, gustação e deglutição. A Faringe e o Esôfago, por meio da contração dos músculos que os envolvem, conduzem o bolo alimentar para o estômago, onde o alimento é armazenado e se mistura com o suco gástrico. É onde ocorre parte da digestão dos nutrientes. Aos poucos é transferida para o duodeno, depois passa pelo intestino delgado, onde ocorre a maior parte da digestão e começa o processo de absorção dos nutrientes. O que não é absorvido, vai para o Intestino grosso, responsável pela absorção de água, eletrólitos e a síntese de algumas vitaminas, além da excreção dos resíduos, por via da defecação, pelo ânus.

O pâncreas, órgão anexo entre o estômago e o Duodeno, tem duas funções, a exócrina que produz enzimas digestivas e a endócrina responsável pela produção de alguns hormônios, como a insulina e glucagon.

O fígado, localizado na região superior do abdômen, tem a função de metabolizar substâncias tóxicas, auxilia na digestão e absorção de gorduras através da produção da bile e armazena substâncias energéticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com