TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO OBESIDADE NA ADOLESCENCIA

Por:   •  8/5/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.882 Palavras (12 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        DESAFIO 1        4

2.2        DESAFIO 2        7

2.3        DESAFIO 3        9

2.4        DESAFIO 4        11

2.5        DESAFIO 5        11

3        CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

A obesidade é definida como um acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal, podendo afetar a saúde e trazer consequências patológicas em médio e longo prazo, como algumas doenças crônicas não transmissíveis, incluindo doenças cardiovasculares, câncer e diabetes. As causas da obesidade podem ser inúmeras, tais como os fatores sociais, psicológicos, socioeconômicos, genéticos, metabólicos e culturais, caracterizando a doença como multifatorial (PINHEIRO, et. al. 2004)

              Resultante de uma combinação de causas e fatores individuais, como comportamento e genética, onde comportamentos podemos incluir atividade física, inatividade, padrões alimentares, uso de medicamentos e outras exposições. Não podemos esquecer que fatores contribuintes adicionais incluem o ambiente alimentar e de atividade física, educação e habilidades e marketing e promoção de alimentos.

Dessa forma, a obesidade é grave e complexa, pois associa-se a piores resultados de saúde mental e redução da qualidade de vida, bem como uma das principais causas de morte mundo, incluindo diabetes, doenças cardíacas, derrame e alguns tipos de câncer. Comportamentos saudáveis ​​incluem atividade física regular e alimentação saudável.

O tratamento para a obesidade na adolescência requer uma abordagem multidisciplinar, considerando aspectos culturais, tecnológicos, acompanhamento por equipe multiprofissional de saúde e apoio familiar, como pressupostos básicos para a diminuição dos índices de obesidade. Equilibrar o consumo de calorias dos alimentos e bebidas, associados a prática regular de atividade física.

Apresentamos o trabalho sobre a obesidade na adolescência, conforme os requisitos elencados no mesmo.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. DESAFIO 1

O aumento dramático do sobrepeso e da obesidade entre crianças e adolescentes tornou-se um importante problema de saúde pública. Associada a um aumento da prevalência de fatores de risco cardiometabólicos representando um forte preditor de obesidade e maior mortalidade na idade adulta. As intervenções no estilo de vida representam a terapia recomendada,entretanto a maioria dos adolescentes não consegue perder peso a longo prazo e relutam em participar de intervenções no estilo de vida.

Com rápido crescimento físico, e mudanças na composição corporal, maturação sexual e psicológica, adolescência é um período especial, é uma fase de mudanças que podem marcar o resto da vida de uma pessoa. A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal como resultado de um desequilíbrio entre a ingestão excessiva de calorias e o menor gasto energético. Hoje, é considerado um grave problema de saúde, afetando crianças, adolescentes e adultos.

O estado nutricional é a condição do corpo nos aspectos influenciados pela dieta; os níveis de nutrientes no corpo e a capacidade desses níveis de manter a integridade metabólica normal. Para adultos, a adequação geral é avaliada medindo-se peso e altura; o resultado é comumente expresso como o índice de massa corporal, a razão entre o peso (kg) e a altura (m). A gordura corporal também pode ser estimada, medindo-se a espessura das dobras cutâneas, e o diâmetro muscular também é medido.

A necessidade energética de uma criança ou adulto é a quantidade média de energia alimentar necessária para manter o peso corporal normal, atividade física normal e quaisquer necessidades especiais associadas ao crescimento infantil, recuperação de doenças, gravidez ou lactação. As necessidades energéticas não devem ser estimadas a partir de medidas imprecisas de ingestão de alimentos, mas de valores de gasto energético medidos pelo consumo de oxigênio em repouso, após a alimentação e quando fisicamente ativo.

Os indicadores de estado nutricional para os Gráficos de Crescimento do CDC incluem obesidade, sobrepeso, baixo peso e baixa estatura. Os percentis são usados para classificar um indivíduo ou um grupo em um gráfico de crescimento e indicar onde cada um se encaixa no contexto da população de referência. A definição dos indicadores de estado nutricional recomendados para uso na triagem usando os Gráficos de Crescimento do CDC estão listados abaixo:

Índice Antropométrico

Valor de corte do percentil

Indicadores do Estado Nutricional

IMC para idade

> 95º Percentil

Obesidade

IMC para idade

> 85º e < 95º Percentil

Sobrepeso

IMC para idade

< 5º Percentil

Abaixo do peso

Estatura para a idade

< 5º Percentil

Baixa estatura*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (318.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com