TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OBESIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA: A INFLUÊNCIA E RELAÇÃO NO CONVÍVIO ESCOLAR

Por:   •  4/8/2017  •  Artigo  •  8.415 Palavras (34 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 34

A OBESIDADE NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA: A INFLUÊNCIA E RELAÇÃO NO CONVÍVIO ESCOLAR

Sebastiana de Abreu Viana Marques

RESUMO

Assim como no adulto, a obesidade na infância e no adolescente cresce assustadoramente na atualidade, tornando-se uma questão de saúde pública mundial. A obesidade tende a ocorrer em membros da mesma família, sugerindo um forte impacto da herança genética. Na infância e na adolescência, a obesidade está relacionada a fatores hormonais e a fatores genéticos. A criança e o adolescente obeso podem desenvolver problemas emocionais e de convívio social, assim como ter vários problemas ligados à condição física. Além disso, a baixa autoestima pela imagem corporal diferente, na maioria das vezes, pode causar um isolamento, principalmente na adolescência. Este artigo trata-se de uma revisão literária e tem como objetivo compreender o processo no qual ocorre a obesidade e avaliar a repercussão da mesma na vida, na saúde e no relacionamento da criança e do adolescente. Teve como principais autores os teóricos Albert Bandura, Lev Vygotsky e Aaron Beck.

Palavras chave: Obesidade. Obesidade na Infância e Adolescência. Sobrepeso.

ABSTRACT

As in adults, obesity in childhood and teen grows alarmingly today, making it a public health issue worldwide. Obesity tends to occur in members of the same family, suggesting a strong impact of genetic inheritance. In childhood and adolescence, obesity is related to hormonal factors and genetic factors. The child and adolescent obesity can develop emotional and social life, as well as having various problems related to physical condition. Furthermore, low self-esteem for different body image, in most cases, can cause an insulation, particularly during adolescence. This article comes up a literature review and aims to understand the process which occurs in obesity and assess the impact of the same in life, health and relationship of the child and adolescent. 's Main authors theorists Albert Bandura, Aaron Beck and Lev Vygotsky.

Keywords: Obesity. Obesity in Childhood and Adolescence. Overweight.

1 INTRODUÇÃO

O peso dos brasileiros vem aumentando nos últimos anos e o excesso de peso e a obesidade são encontrados com grande frequência, a partir de cinco anos de idade, em todos os grupos de renda e em todas as regiões brasileiras. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2010), em 2009, o sobrepeso atingiu mais de 30% das crianças entre cinco e nove anos de idade e cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos.

A obesidade deixou de ser apenas uma preocupação estética e tornou-se uma questão de saúde pública mundial, pois à medida que um indivíduo se torna mais obeso ocorre um aumento proporcional do seu grau de risco para doenças crônicas diminuindo sua expectativa de vida. A diminuição dos níveis de atividade física e o aumento da ingestão calórica são fatores que podem determinar o aumento da obesidade (SAPATÉRA, 2005).

O aumento do sedentarismo e o aumento do consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares como: pizzas, cachorro-quente, refrigerantes, biscoitos recheados, alimentos fritos, hambúrguer, doces, salgadinhos fritos, entre outros, muito tem contribuído para o desenvolvimento do sobrepeso e da obesidade (SILVA; NUNES, 2012).

Segundo dados da Associação Brasileira de Estudo da Obesidade - ABESO (2009) a obesidade na infância colabora prejudicialmente da mesma forma, pois uma criança obesa de dois anos de idade tem o dobro de chances de ser um adulto obeso.

O aumento na prevalência da obesidade na infância e na adolescência é preocupante. As consequências da obesidade nestes períodos podem estar a curto e em longo prazo, relacionadas às desordens ortopédicas, distúrbios respiratórios, diabetes, hipertensão arterial, distúrbios psicossociais, e em alguns casos, à mortalidade por causas diversas (SILVA; BALABAN; MOTTA, 2005).

Sabendo-se que a obesidade abre portas para várias doenças e quanto mais cedo ela se instala, maiores serão os danos por ela provocados, se faz necessário uma mudança no estilo de vida do indivíduo, envolvendo fatores relevantes como: uma reeducação alimentar e a prática de atividades físicas com o intuito de se evitar o sobrepeso e até mesmo a obesidade.

Certamente a obesidade não ocorre da noite para o dia e manter o peso não é uma tarefa fácil, principalmente em casos que se constate uma propensão para engordar.

Para que se possa compreender o processo no qual ocorre a obesidade e avaliar a repercussão da mesma na vida, na saúde e no relacionamento da criança e do adolescente, resolvemos fazer uma revisão literária com o propósito de compreender a forma com que a criança e o adolescente obeso se relacionam dentro de um grupo. Para melhor entender a questão, será retomada brevemente a construção social do conceito de obesidade, de infância e adolescência, e da obesidade na infância e na adolescência, objetivando identificar, avaliar e relacionar com a Psicologia, com o intuito de melhor compreendê-la e avaliar de que forma esse fenômeno, considerado epidêmico, afeta a criança e o adolescente em nossa cultura.

As bases teóricas, para relacionar a obesidade na infância e na adolescência com a Psicologia, estarão pautadas nos estudos e pesquisas de Albert Bandura , Lev Vygotsky e Aaron Beck .

2 A OBESIDADE

Considerada um problema de saúde pública devido a sua alta incidência na população em geral, a obesidade é uma doença complexa e que atinge indivíduos de ambos os sexos e todas as idades apresentando graves dimensões sociais e psicológicas afetando praticamente todas as faixas etárias e grupos socioeconômicos (LOPES; PRADO; COLOMBO, 2009). É definida como o aumento do peso corpóreo em relação ao peso ideal devido ao acúmulo de tecido adiposo (gordo) no organismo, provocado pelo desequilíbrio nutricional associado ou não a distúrbios genéticos ou endócrinos metabólicos (GOC, 2010).

Caracterizada como uma doença crônica e como uma das doenças não transmissíveis

que mais cresce em todo o mundo, a obesidade tem se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com