TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO PARCIAL DA PRIMEIRA UNIDADE DO CURSO: APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA COM ÊNFASE NOS NÚCLEOS AMPLIADOS DE SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF-AB)

Por:   •  3/9/2019  •  Abstract  •  3.652 Palavras (15 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

CURSO APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA COM ÊNFASE NOS NASF-AB

MAEZE LIMA TAMBURI

PORTFÓLIO PARCIAL DA PRIMEIRA UNIDADE DO CURSO: APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA COM ÊNFASE NOS NÚCLEOS AMPLIADOS DE SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF-AB)

Vitoria da Conquista

2019

       Sou Maeze Lima Tamburí, tenho 28 anos e nasci em Itororó – BA. Sou graduada em Nutrição pela Faculdade de Tecnologia e Saúde – FTC, me formei no ano de 2014. No mesmo ano iniciei, a especialização em Gestão em Saúde Pública na Universidade Candido Mendes, pois durante o curso de graduação e no estágio de saúde pública, presenciando as condições de vida da população, foi despertado o desejo de fazer saúde. Desta forma surgiu o interesse de em exercer nessa área.

       Em 2015 e 2016 trabalhei na Escola Educandário Vale dos Carajás e no Curso Técnico de Estética da Escola Técnica Vale dos Carajás, Parauapebas- Pará.  No início de 2017 obtive a oportunidade e iniciei a minha atuação na saúde pública, com o intuito de contribuir e fortalecer a atuação das equipes de saúde e as ofertas na rede de serviços e dessa forma contribuir para comunidade.   Trabalhar na atenção básica no Município de Itororó- BA, como nutricionista do NASF- AB está sendo de bastante relevância na minha vida profissional, pois é satisfatório atuar diretamente com a população e suas reais necessidades e desta forma empenhar- me na implementação de ações a promoção, reabilitação e tratamento à saúde.

         Com o desejo de ampliar os conhecimentos na minha área de atuação e acreditando que não devemos nos contentarmos com o que somos, mas que devemos está em constante processo de aprendizagem, em 2017 realizei a inscrição no curso Apoio Matricial na Atenção Básica com Ênfase nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família com a expectativa de adquirir conhecimento sobre matriciamento, aperfeiçoar as ações educativas e aprimorar cada vez mais as articulações com as redes e os profissionais. Os aspectos motivacionais sobre o curso foram: a busca de aprimorar os saberes, melhor atuação no local de trabalho, ser transmissor dos conhecimentos adquiridos e melhor atender as necessidades da população. 

        Ao iniciar o curso fiquei um pouco temerosa por conta do desconhecido, entretanto a realização do mesmo está sendo relevante, do ponto de vista dos conhecimentos adquiridos e sobre as trocas de saberes. No primeiro encontro presencial do curso a realização da auto- avaliação das competências a serem desenvolvidas, foi importante, pois contribuiu para proporcionar melhor visibilidade das minhas atitudes, habilidades e conhecimento. Os encontros presenciais são transmitidos de forma esclarecedora e dinâmica com interação permanente dos educandos e da professora.  As atividades em grupo nos direciona para melhor esclarecimento do tema abordado e leva a novos olhares de como atuar, aprimorar e/ou modificar a execução de trabalho, gerando a oportunidade de pensar criticamente sobre minha atuação. Todos os dispositivos disparadores estão sendo de bastante significância na minha formação, contudo devo destacar que para o meu processo de aprendizagem o tópico 2 foi mais relevante pois, minha equipe do NASF necessitava construir e melhor executar a agenda de trabalho, de forma gradativa estamos ajustando a mesma e   realizando as reuniões de equipe com maior frequência.

         Os assuntos pedagógicos abordados na primeira unidade estão contribuindo para melhorar meu desempenho no trabalho, gerando e ampliando os conhecimentos, expandindo a visão de como proceder e melhor atuar. Foi fundamental entender como se deve agir na implantação do NASF-AB, pois não presenciei a implantação do mesmo. Com base no Caderno da Atenção Básica 39 foi possível compreender de melhor forma como isso se procede. Que tudo deve se iniciar com um planejamento elaborado a partir de investigações, pesquisas e análise do território, identificando as reais necessidades da população. Tendo ainda como suporte o Caderno da Atenção Básica 39 o mesmo contribuiu para reforçar a importância do diálogo entre as equipes de Atenção Básica e NASF-AB, o trabalho integrado e a responsabilidade de todos. Do mesmo modo foi de grande relevância compreender a importância de se elaborar a agenda de trabalho e melhor ajustá-la a realidade da minha equipe que muitas vezes a elaboração ficou sem ser realizada e também como é imprescindível pactuar todas as ações juntamente com as equipes para que o fluxo de trabalho proceda causando satisfação e não prejuízo aos usuários.

      O ambiente virtual de aprendizagem colabora no processo dos estudo e na construção do conhecimento, pois é acessível, de fácil utilização, as ferramentas promovem a interação dos alunos entre si e também com o tutor. Essa plataforma de ensino possui o mural que contribuí para que o aluno possa lembrar e atentar-se em suas tarefas, fazendo com que ele cumpra os seus objetivos, entretanto a plataforma também possui suas deficiências e encontrei dificuldades para realizar as postagens nos fóruns, mas conseguir ultrapassar este obstáculo e não fui impedida de participar de todos os fóruns.

    Sobre a turma do curso Apoio Matricial Na Atenção Básica 2019, todos os colegas são bem receptivos, solidários, participativos na realização das atividades proposta em sala de aula e com suas experiências contribuem para agregação do conhecimento.

      A realização de todas as atividades, a participação nos fóruns as microintervenções e as aulas presenciais, são contribuintes para ampliar minhas concepções no modo em que exerço as funções no local de trabalho, empenhando para corrigir os defeitos, observando a maneira que me relaciono com colegas de trabalho, população e gestão e aprimorando um olhar mais atencioso com as pessoas e suas carências. Apesar de observar as minhas mudanças de atuação no trabalho após o curso, devo salientar também, que minha participação nos fóruns deveria ser mais colaborativa e por virtude de problemas e muitos afazeres na vida pessoal e profissional, isso não se tornou possível, entretanto todos os relatos, discussões e experiências dos colegas foram contribuintes, auxiliando no meu processo de trabalho.  

       As atividades ações proporciona e me estimula a aplicar o conhecimento na prática e desperta o desejo de aprimorar e/ou mudar a forma de trabalho, a tríade pedagógica facilita a aprendizagem pois nesse momento ocorre a troca de saberes e de experiências com os colegas.

     Está sendo muito gratificante esse processo de construção da aprendizagem; o curso é dinâmico e interativo. Sempre ocorre trocas de experiências entre os alunos, entretendo os três dias de encontro presencial se tornam cansativos e sugiro que retorne a entregar o Caderno da Atenção Básica- Núcleo de Apoio à saúde da Família – 39, para os educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (397.7 Kb)   docx (278 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com