TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer Parcial IV Curso de Tecnologia em Gestão Financeira

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 5


[pic 1]

1

 

 

Universidade Anhanguera

Curso de Tecnologia em Gestão Financeira

 

Relatório Parcial PROINTER IV

Tutor: Jorceli de Barros Chaparro

                Tatiana Prates

Porto Alegre – RS

2017

[pic 2]

1

 

 

                                                                                                

 

Relatório Parcial PROINTER IV

Relatório Parcial que norteia as matérias Administração Financeira e Orçamentária, Análise de Crédito em Condições de Risco, Análise de Investimentos, Gestão de Capital de Giro e Planejamento Estratégico Financeiro, no curso de Tecnologia  em  Gestão  Financeira  da Faculdade  Anhanguera.

Porto Alegre – RS

2017

Resumo

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível o conjunto de recursos disponíveis que serão utilizado em transações e negócios, a análise dos controles se faz diária para tomada de decisão em relação aos seus bens e direitos, no entanto é necessário possuir uma política de crédito para concessão de crédito os clientes, visando equilíbrio entre vendas e possíveis custos de inadimplência, por isso o planejamento se faz fundamental como também, a análise de investimentos e meios variáveis para obtenção de recursos a fim de garantir as operações e atividades da empresa, visando o desenvolvimento, maior lucratividade, evitando desperdícios, observando as melhores oportunidades para a situação financeira da empresa.

Dentre os assuntos abordados, podemos destacar o administrador financeiro, técnicas e ferramentas utilizadas, como Valor Presente Líquido e Payback, decisões de viabilidade econômico-financeira de projetos e a Gestão do Capital de Giro.

Sumário

01 Introdução.......................................................................................................05

02 Desenvolvimento............................................................................................06

2.1Valor Presente Líquido (VPL) ........................................................................07

2.2Payback e TIR.................................................................................................08

2.3Análise da Gestão do Capital de Giro.............................................................09

03 Conclusão........................................................................................................10

04 Referências......................................................................................................11

  • DE 9 PÁGINAS

01 Introdução

O responsável pela gestão financeira da empresa fará um papel fundamental para que a empresa possa planejar e projetar as finanças, deverá ser capaz de detalhar a real situação econômica da empresa, desta forma o corpo da empresa poderá tomar as decisões necessárias visando informações reais e concisas.

Suas atribuições vão além de maximizar lucros e de identificar oportunidades e ameaças, ele deve estar atento ao mercado do seu segmento, acompanhar das inovações a fim de garantir a continuidade da organização e geração de riquezas.

Os melhores administradores devem saber usar todas as ferramentas disponíveis e como combinar todas as fontes de informações para realização dos seus objetivos e estratégias, especialmente devido ao fato de que o mercado financeiro se tornou nas últimas décadas mais dinâmico e complexo.

2. Desenvolvimento

Vamos relembrar que a empresa precisa garantir seu futuro e com isso entramos na necessidade de um orçamento de capital, que consiste em avaliar e selecionar investimentos de longo prazo, estes devem ser coerentes aos objetivos da empresa, desta forma deverá maximizar a riqueza dos proprietários, para isso haverá estudo aprofundado para avaliação de investimentos, para poder decidir onde será aplicado o capital, com rentabilidade e riscos aceitáveis.

2.1. Valor Presente Líquido (VPL)

O Valor Presente Líquido (VPL) também conhecido como valor atual líquido (VAL), é um dos métodos mais conhecidos e utilizados para análise de viabilidade econômica, usa como orientação o valor do dinheiro com o tempo, leva em conta a TMA (taxa mínima de atratividade) é uma taxa de desconto utilizada nos métodos de análise de investimento que representa o mínimo de retorno que o executor do projeto de investimento, sendo assim deverá ser zero ou positivo, caso seja um resultado negativo o projeto será rejeitado.

Principais vantagens do VPL

  • Leva em conta o valor do dinheiro no tempo.
  • Leva em conta o custo de capital da empresa (TMA).
  • Pode ser aplicado a qualquer fluxo de caixa (convencional e não convencional).
  • Pressupõe a reinversão dos fluxos de caixa à TMA.

Principais desvantagens do VPL

  • Exige o conhecimento de diversos parâmetros, principalmente no que tange uma precisa estimativa dos fluxos de caixa que serão utilizados para análise.
  • É definido em termos absolutos (unidades monetárias) ao invés de relativos, não levando em conta a escala do projeto.
  • O VPL também não considera a vida do projeto, isto é, o prazo de duração de cada projeto. Por isso, de forma análoga ao problema de escala, um projeto com maior duração possui um viés para apresentar um VPL superior, mesmo que não seja a melhor opção, caso fosse possível repetir o projeto de menor duração por algumas vezes.

2.2. Payback e TIR

Payback, em português significa retorno, para gestão financeira é mais uma técnica de análise de investimento que atualmente tem sido bastante utilizada, por ser simples e passar o tempo para recuperação do investimento.

A definição técnica para payback é que ele calcula o tempo entre o investimento/empréstimo inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento/empréstimo. Em sua definição mais simples, "Trata-se de um método que mensura o tempo necessário para que sejam recuperados os recursos investidos em um projeto (BRAGA, 1998)."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (137.3 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com