TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVALÊNCIA DE ANEMIA E ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UM PROJETO SOCIAL DE LAVRAS-MG

Por:   •  2/7/2021  •  Monografia  •  4.047 Palavras (17 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

        KAROLINY COELHO ANDRADE

Prevalência de anemia e E estado nutricional de crianças e adolescentes de um projeto social de Lavras-MG

LAVRAS – MG

2019

KAROLINY COELHO ANDRADE

Prevalência de anemia e E estado nutricional de crianças e adolescentes de um projeto social de Lavras-MG

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do curso de Nutrição, para a obtenção do curso de Bacharel.

Profa. Dra. Camila Maria de Melo

Orientadora

Doutoranda Milena Serenini Bernardes

Coorientadora

LAVRAS - MG

2019

SUMÁRIO

ARTIGO        1

RESUMO:        2

ABSTRAT:        2

INTRODUÇÃO        4

METODOLOGIA        5

RESULTADO E DISCUSSÃO        7

REFERÊNCIAS        13

ARTIGO

Prevalência de anemia e E estado nutricional de crianças e adolescentes de um projeto social de Lavras-MG

Prevalence of anemia and nutritional status of children and adolescents in a social project of Lavras-MG

Karoliny Coelho Andrade1; Milena Serenini Bernardes23.

1Graduanda, Universidade Federal de Lavras/Departamento de Nutrição, karoliny.andrade@hotmail.com; 2Doutoranda, Universidade Federal de São Paulo/Departamento de, miserenini@gmail.com; 3Docente, Universidade Federal de Lavras/Departamento de Nutrição, camila.melo@ufla.br.

Autor correspondente:

Karoliny Coelho Andrade

Rua 7 de Setembro, 565 – Ibituruna/MG

CEP 37223-000

Endereço eletrônico: karoliny.andrade@hotmail.com

 

Declaração de conflito de interesse: os autores declaram não haver conflito de interesse.

Palavras do texto: 3687

Palavras do resumo:244 / Palavras do abstract: 228

Número total de quadros: 1

Número total de tabelas: 3

Número total de referências: 21

Este artigo está formatado de acordo com as normas da Revista Paulista de Pediatria (ISSN 0103- 0582) à qual este artigo será submetido após as adequações pós-defesa.

RESUMOObjetivo: Investigar a prevalência de anemia ferropriva de crianças e adolescentes participantes de um projeto social de Lavras-MG, bem como avaliar a ingestão de ferro e seu estado nutricional.

Métodos: possuem anemia,  avaliar a quantidade de ferro ingerida e o estado nutricional dos adolescentes. O trabalho foi realizado  com adolescentes de 6 a 14 anos de idadematriculados no Instituto 7 Gerações na cidade de Lavras/MG. O estudo consistiu na aplicação de um questionário Recordatório 24h, realização de avaliação nutricional e classificação do estado nutricional utilizando o IMC/I, E/I e P/I. Para avaliação dos níveos hemoglobina,  foi coleta uma amostra de sangue em microcuvetas descartáveis por punção capilar e medida com um β-hemoglobinômetro portátil. A tabulação e análise dos dados foram feitas no software Microsoft Office Excel 2019 e no Who Anthro Plus[a].

Resultados: Foi encontrado 6,8% de Magreza; 75% de Eutrofia e 19,2% de Sobrepeso, Obesidade e Obesidade Grave em crianças e adolescentes no IMC/I. 95,5% estavam com Estatura Adequada para Idade e 4,5% com Baixa Estatura para Idade. Das crianças com ≤ 10 anos, 93% estavam com Peso Adequado para Idade e 7% com Peso Elevado para Idade.  Das crianças avaliadas quanto à hemoglobina, 26,3% apresentaram anemia ferropriva, e dos adolescentes 27,8%.

Conclusão: Fica claro a necessidade de oferta de alimentos adequados quantitativa e qualitativamente de acordo com as recomendações nutricionais propostas pelas Dietary Reference Intakes (DRI) sugeridos pelo Institute of Medicine (IOM), para manutenção do estado nutricional adequado e prevenção de carências nutricionais, bem como a prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

Palavras-chave: anemia ferropriva; estado nutricional; crianças; adolescentes.

ABSTRACT

Objective: To investigate the prevalence of iron deficiency anemia of children and adolescents participating in a social project of Lavras-MG, as well as to evaluate the amount of iron ingested and its nutritional status.

Methods: The work was performed with children and adolescents aged 6 to 14 years of age, of both sexes, enrolled in the Institute 7 Generations. The study consisted of the application of a 24-hour Recall questionnaire, an evaluation of nutritional status according to BMI/I, I and P/I indicators. measured with a portable β-hemoglobinometer. Tabulation and data analysis were done in microsoft office excel 2019 software and Who Anthro Plus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (195.7 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com