TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado nutricional e consumo de alimentos diet e light entre adolescentes de escola privada do município de João Pessoa-PB

Por:   •  31/8/2021  •  Artigo  •  6.482 Palavras (26 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 26

Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde[pic 1][pic 2]

ISSN: 1415-6938

editora@uniderp.br Universidade Anhanguera Brasil

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]Como citar este artigo Número completo Mais artigos[pic 8][pic 9][pic 10]

Home da revista no Redalyc[pic 11]


[pic 12]

Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal

Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto

[pic 13]

ESTADO NUTRICIONAL E CONSUMO DE ALIMENTOS DIET E LIGHT ENTRE ADOLESCENTES DE ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB

[pic 14]

RESUMO

O objetivo foi comparar o estado nutricional com a prática de realização de dietas e o consumo de alimentos diet e light entre 200 adolescentes com idades entre 10 e 16 anos, de escola privada do município de João Pessoa-PB. Mensurou-se o peso, estatura e o consumo dos light e diet e classificou-se o estado nutricional, utilizando o escore-Z do índice de massa corporal. Observou-se que ambos os sexos, sua maioria: eram eutrófico; já fizeram dieta de emagrecimento; desconhecem a diferença entre diet e light; obtém informações sobre os produtos pela TV. As meninas consumem tanto os diet quanto os light para emagrecer. Já os meninos, consomem os produtos, por considerarem saudáveis. Em ambos os sexos prevaleceram os adolescentes eutróficos com maior porcentagem de consumo. É necessário orientação nutricional para esta faixa etária, visando à conscientização sobre a importância da alimentação equilibrada para a promoção da saúde.

Palavras-Chave: adolescentes; dietas; estado nutricional; consumo de alimentos.

[pic 15]

ABSTRACT

The objective was to compare the nutritional status with the  diet practice and the diet and light food consumption  among  200 adolescents (from 10 to 16 years old) of a private school in city of João Pessoa – PB. We measurements the weight, height and consumption of light and diet was ranked the nutritional status, using the Z-score of the body mass index (Z BMI). It was observed that both the male and the female are classified as eutrophics; already gone on a weight loss diet; do not know the difference between diet and light; obtain information about these products through TV. The girls revealed to consume light and diet to lose weight. Boys referred to the same main objective, to consume, because they consider to get healthier. In both sexes predominated eutrophic adolescents with a higher percentage of consumption. Such behavior is characteristic of adolescence, period in which most of the eutrophic girls are concerned about weight gain and adopt diets in order to get thinner. Thus, Nutrition advice is necessary for this age group. It aims at awareness about a balanced and healthy diet to promote health.

Keywords: adolescents, diets, nutritional status, food consumption.

  1. INTRODUÇÃO

O estilo de vida urbano, baseado na praticidade, na falta de tempo e a influência da mídia, vem trazendo alterações profundas nos hábitos  alimentares das pessoas (MONTEIRO et al., 2005). Há um aumento significativo do mercado de alimentos diet e light em diversos países, geralmente entre os indivíduos adultos e idosos, na procura da preservação ou manutenção da boa saúde enquanto que os indivíduos mais jovens (adolescentes) procuram os produtos com preocupações ligadas à estética corporal (OLIVEIRA et al., 2005; RORATO; DEGÁSPARI; MOTTIN, 2006).

A ênfase da sociedade contemporânea no ideal de magreza (culto ao corpo), as intensas propagandas na mídia de uma infinidade de regimes e de produtos dietéticos, a situação financeira, os tipos de alimentos que são consumidos fora de casa, a preferência por alimentos semi-preparados, os hábitos alimentares, a disponibilidade de alimentos, a facilidade de preparo, bem como o crescimento de academias e do número de revistas sobre o assunto, fornecem o ambiente sociocultural que justifica a perda de peso e uma insatisfação crônica com seus corpos (TEBALDI; CARVALHO, 2006; SOUTO; FERRO- BUCHER, 2006; MARTINS; NUNES; NORONHA, 2008; LEITE ; BENDER, 2008).

A realização de dietas inadequadas, muitas vezes auto-prescritas e sem nenhum acompanhamento profissional potencializa os riscos à saúde. Além disso, o estilo de vida, as tendências alimentares do mesmo grupo etário, de amigos e da própria família, contribuem para que, nem sempre, o adolescente tenha uma boa nutrição (VIEIRA et al., 2005).

O aumento do número de dietas e o consumo indiscriminado e inadequado de produtos diet/light pela população jovem, com maior freqüência entre os adolescentes, leva à utilização destes, com o intuito de perda e/ou manutenção do peso corporal (TEBALDI; CARVALHO, 2006). Os alimentos diet e light são alimentos para saúde e se posicionam como uma possível solução para muitas necessidades dos consumidores (HALL; FILHO, 2006).

Mediante essas informações, o presente estudo objetiva demonstrar o estado nutricional e o consumo de alimentos diet e light de adolescentes de ambos os sexos com idades entre 10 a 16 anos de uma escola privada de João Pessoa/PB.

  1. CASUÍSTICA E MÉTODOS

A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa descritiva (LIBERALI, 2008). A instituição pesquisada é uma escola privada composta por uma equipe multidisciplinar (professores, pedagogos, educadores físicos, psicólogo, nutricionista), que atende alunos do pré-escolar ao ensino médio e as crianças não recebem merenda escolar, cada um traz seu lanche de casa ou compra na cantina. A direção autorizou a pesquisa com a assinatura de uma declaração. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Secretária de Saúde do Estado da Paraíba na 60ª reunião em 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)   pdf (440.5 Kb)   docx (854.4 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com