TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GRUPO DE IDOSAS NA CIDADE DE TERESINA-PI

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.621 Palavras (15 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 15

AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GRUPO DE IDOSAS NA CIDADE DE TERESINA-PI

ASSESSMENT OF NUTRITIONAL STATUS OF ELDERLY GROUP IN  TERESINA-PI

IAcadêmicas do Curso de Nutrição da Faculdade Santo Agostinho. Teresina, PI, Brasil.

[pic 1]

RESUMO

OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional de um grupo de idosas na cidade de Teresina-PI.

MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal, de abordagem quantitativa, com grupo de 28 idosas que participam de projetos educacionais em Instituição de Ensino Superior na cidade de Teresina-PI. Esse grupo, chamado Rosas do Entardecer,  é formado apenas pelo sexo feminino com idade igual ou superior a 60 anos. Para avaliação nutricional foram coletados dados antropométricos como, Circunferência da cintura, Circunferência da Panturrilha. Além disso, foram aplicados a MAN e recordatório 24 horas, e aferiu-se a pressão arterial .

RESULTADOS: A maioria das mulheres (32,1%) eram obesas e 14,3% estavam acima do peso adicional. Enquanto 28,6% tinham IMC na faixa desejável para a saúde e 25% delas apresentaram IMC inferior ou igual a 23 kg / m 2  (ou seja, abaixo do peso). Em relação a circunferência da cintura, 95,7%  das idosas apresentaram valores superiores aos desejados (< 89cm), ou seja, apresentaram risco aumentado para doenças cardiovasculares. No presente estudo, 95,7% das idosas apresentaram CP adequada, ou seja, > 31cm.

CONCLUSÃO: A baixa prevalência de risco de desnutrição encontrada neste estudo é, provavelmente, devido a uma população de número restrito e à amostra estudada ser de idosos com boa saúde e ativos.

Termos de indexação: Idosos; Avaliação Nutricional; Antropometria; MAN.

[pic 2]

ABSTRACT

OBJECTIVE: Assess the nutritional status of a group of elderly in the city of Teresina-PI.

METHODS: A cross-sectional study, a quantitative approach with a group of 28 elderly who participate in educational projects in higher education institution in the city of Teresina-PI was performed. This group, called Roses Sunsets, is formed only by females aged over 60 years. For nutritional assessment anthropometric data, Waist circumference, calf circumference were collected. Moreover, the MNA recall and 24 hours were applied and gauged to blood pressure.

 RESULTS: Most women (32.1%) were obese and 14.3% were above the additional weight. While 28.6% had a BMI in the desirable range for health and 25% had BMI less than or equal to 23 kg / m 2 (ie, underweight). In relation to waist circumference, 95.7% of women was higher than desired (<89cm) values​​, ie, at increased risk for cardiovascular disease. In this study, the women was 95.7% CP appropriate, or> 31cm.

CONCLUSION: The low prevalence of malnutrition risk in this study is probably due to a limited number of population and the sample being of seniors in good health and active.

 Indexing terms: Elderly; Nutritional Assessment; Anthropometry; MNA.

[pic 3]

 

INTRODUÇÃO

Velhice pode ser definida como a etapa da vida que se segue à maturidade e apresenta efeitos específicos sobre o organismo do homem com o passar dos anos.5

Para o idoso, a determinação do seu estado nutricional deve considerar, entre outros, uma complexa rede de fatores, onde é possível relatar o isolamento social, a solidão , as doenças crônicas, as incapacidades e  as alterações fisiológicas próprias do processo de envelhecimento11.

A população brasileira vem envelhecendo em ritmo crescente, principalmente nas últimas décadas. Percebe-se uma longevidade maior não somente no Brasil, mas em muitos países do mundo, desenvolvidos ou não12. Em 2003, segundo as informações da PNAD, a população de 60 anos ou mais era de cerca de 17 milhões de pessoas, representando cerca de 10% da população total do País. As diferenças de gênero são importantes para descrever as pessoas idosas e, da mesma forma como tem ocorrido em todo o mundo, o número de mulheres idosas, no Brasil, é maior do que o de homens.8

O envelhecimento afeta diretamente o estado nutricional do indivíduo por todas as alterações que ocorrem no organismo, tais como, diminuição dos botões gustativos, redução do olfato e da visão, diminuição da secreção salivar e gástrica, falha na mastigação (pela ausência de dentes ou próteses impróprias), constipação intestinal devido à redução da motilidade. Estudos epidemiológicos, também, indicam que, especialmente, em homens idosos a desnutrição reduz significativamente o tempo de vida7.

Nesse contexto, a deficiência nutricional é um problema  relevante na população idosa, já que várias alterações fisiológicas e o uso de múltiplos medicamentos acabam por interferir no apetite, no consumo de alimentos e na absorção dos nutrientes, podendo aumentar o risco de desnutrição nos idosos12.

Assim, algumas alterações ocorrem com o envelhecimento, como a diminuição da estatura e da massa muscular, a alteração da elasticidade e compressibilidade da pele, as mudanças corporais no peso, na quantidade e no padrão de gordura corporal, nas pregas cutâneas e nas circunferências, devendo-se ressaltar a importância da heterogeneidade e da alta prevalência de doenças crônicas que afetam o estado nutricional nesta população12.

O desequilíbrio nutricional no idoso está reconhecidamente relacionado ao aumento da mortalidade, à susceptibilidade a infecções e à redução da qualidade de vida6. Até o momento não existe consenso quanto ao melhor instrumento de avaliação nutricional do idoso3, o que requer a análise conjunta de diversas medidas (antropométricas, dietéticas e bioquímicas) para alcançar um diagnóstico. Métodos não invasivos, fidedignos e de baixo custo para a avaliação de risco nutricional no idoso, como o inquérito Mini Avaliação Nutricional (MAN), vêm sendo validados6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (402.7 Kb)   docx (94.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com