TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel do olho de peixe na dieta sobre a síntese do óxido nítrico

Por:   •  31/5/2015  •  Artigo  •  4.350 Palavras (18 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 18

Papel de óleo de peixe na dieta sobre a sintese do óxido nítrico

E sua atividade oxidativas em células vermelhas do sangue de ratos.

O consumo de ácidos graxos poli-insaturados n-3 (PUFAs) derivados de óleo de peixe concomitante com a redução da ingestão de gorduras saturadas está associado a benefícios cardiovasculares, que podem ser restuldados da participação do óxido nítrico (NO). Em contraste, os PUFAs são vulneráveis à peroxidação, o que poderia afetar a estabilidade oxidativa da célula e reduzir a biodisponibilidade do NO. Por conseguinte, foram investigados os efeitos de dietas ricas em gordura com o aumento da quantidade de óleo de peixe (0-40% de energia) em lugar de banha de porco na via L-arginina-NO, a via da arginase e o estado oxidativo em células vermelhas do sangue (RBC ) de camundongos. Descobrimos que o transporte de L-arginina, bem como a expressão e atividade da NO-sintase (NOS) foi reforçada por as doses mais altas de óleo de peixe (30 e 40%). Em contraste, as dietas ricas em gordura levaram ao comprometimento da  expressão e da atividade da NOS . A expressão de arginase não foi significativamente afectada por qualquer um dos regimes alimentares. Não houve diferença significativa em marcadores de proteínas e lipídios oxidativo entre qualquer dos camundongo alimentados com óleo de peixe; só alimentação banha induziu danos a proteínas, além de uma diminuição da actividade da superóxido-dismutase . Estes dados sugerem que uma dose substancial de óleo de peixe, mas não doses baixas, activa a via RBC L-arginina-NO, sem resultar em danos oxidativos.

  1. Introdução

Melhorias em recomendações dietéticas em relação à quantidade e fontes de lipídios têm sido considerados uma estratégia fundamental para a redução do risco cardiovascular. Seguindo essa linha, a ciência nutricional tem demonstrado efeitos benéficos que podem ser alcançados com uma redução da ingestão de ácidos gordos saturados(CC) associada com um aumento da ingestão de CC insaturado, essencialmente o consumo de óleo de peixe. Os  ácidos gordos n-3 (PUFAs) derivados de óleo de peixe (ácidos eicosapentaenóico e docosahexaenóico, EPA e DHA) têm sido relatados em ensaios clínicos e epidemiológicos para promover uma variedade de efeitos clinicamente relevantes sobre a saúde cardiovascular, reduzindo os níveis de triglicéridos, abrandando a expansão da placa aterosclerótica e melhorando a função endotelial. Evidências que mostra um dos possíveis mecanismos responsáveis pelas propriedades cardioprotetoras observados de n-3 PUFAs envolve uma sobre-regulação da produção de óxido nítrico (NO). Em coelhos, EPA reduz o tamanho do infarto do miocárdio, parcialmente através de mecanismos mediados por NO. Da mesma forma, o DHA melhora a função vascular ativando a via NO-sintase endotelial (eNOS) no antebraço microcirculação.

Estudos realizados em células endoteliais têm demonstrado que a EPA e DHA aumentam a síntese de NO e melhoraram o relaxamento dependente do endotélio por meio de vários mecanismos, incluindo a inibição de alterações cyclooxygenase- na composição lipídica de caveolas que induz a translocação de eNOS, um aumento da regulação da expressão e SIRT1 por activação de AM-ativado proteína quinase através da UCP-2.

NO desempenha um papel importante na homeostase cardiovascular, com o seu efeito principalmente atribuída à sua acção sobre a parede vascular. Os efeitos biológicos de NO são mediados principalmente através da activação da guanilato ciclase solúvel enzima (GC) com um subsequente aumento dos níveis intracelulares de monofosfato de guanosina cíclico (cGMP), que regula o relaxamento do músculo liso vascular e inibe a agregação plaquetária e aderência. Além do endotélio, nós e outros descreveram o óxido nítrico sintases dentro de RBC e tem sido sugerido para aumento do NO intravascular.

No entanto, as implicações clínicas do NO gerados pela RBC ainda permanecem controversos na literatura.

Uma teoria anterior sugeriu que NO reage rapidamente com A HEMOGLOBINA LIVRE DERIVADA DE rbc, o que limita a sua bioactividade, enquanto que os relatórios mais recentes designar RBC a ser uma fonte de NO, essencial para as formas de transporte oxidativo de NO no sangue.

Além da produção não enzimática de NO, RBC de humanos e ratos possuem ambas isoformas de NOS, a indutivel (iNOS) e endotelial (eNOS), e, portanto, são capazes de sintetizar a sua própria NO. O NO produzido pela RBC contribui para a sua capacidade de deformação, para a inibição da agregação de plaquetas e para a modulação do NO intravascular. De modo semelhante às células endoteliais, o NO das RBC é sintetizado através da conversão do aminoácido L-arginina catiónico semi-essencial em L-citrulina e NO pela acção da enzima NOS. Em diferentes tipos de células, do transporte de membrana de L-arginina parece ser um passo limitante da velocidade para a síntese de NO. RBC humanas e roedores também expressar a enzima arginase. Arginase endotelial compete com a NOS L-arginina e funciona como um importante regulador da produção de NO. Dados recentes sugerem que o aumento da atividade da arginase no RBC podem também limitar a síntese do NO.

Além da biossíntese de NO, a sua biodisponibilidade é outro fator central que desempenha um papel fundamental na homeostase cardiovascular. Sob as condições de stress oxidativo, um desequilíbrio entre a pró e sistemas antioxidantes, a biodisponibilidade do NO é conhecido por ser significativamente reduzida, levando a uma perda das suas ações cardioprotetores. NO também é um radical livre que pode reagir com os radicais superóxido para formar peroxinitrito, que é um dos principais
mediadores de lesão celular.
Mecanismos de defesa antioxidantes fisiológicos, tais como a superóxido dismutase, catalase e glutationa peroxidase estão envolvidos na eliminação de agentes oxidantes, protegendo as células de dano oxidativo. Lipídios contendo PUFAs são principalmente suscetíveis à oxidação de radicais livres, no entanto, o papel dos PUFAs como pró ou anti-oxidantes continua a ser uma pergunta sem resposta.

 Foi sugerido que RBC contribuem para a regulação da função vascular através de produção de NO, a hipótese de que os benefícios cardiovasculares do óleo de peixe pode ser devido, em parte, à sua capacidade para estimular a via L-arginina-NO em RBC e, consequentemente , a produção de NO.

Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar o papel da reposição gradual de banha de porco, rica em ácidos graxos saturados, por óleo de peixe em estado de produção de óxido nítrico e oxidativa em RBC de C57BL / 6 ratos alimentados com uma dieta rica em gordura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (403.2 Kb)   docx (402.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com