TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Qualitativa em saúde: Um olhar inovador sobre a produção do conhecimento científico.

Por:   •  2/5/2017  •  Resenha  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

Os autores buscam explicar a importância e preparo da pesquisa qualitativa e para a área da saúde, destacando que, para a compreensão do processo saúde/doença deve ser relevada as questões sociais e culturais, tendo maior aprofundamento. Foi apresentado o processo histórico desse tipo de pesquisa, sendo sido iniciado nas áreas de psicologia e antropologia e atualmente tem sido adotada pela medicina e enfermagem.

A pesquisa deve ser realizada por um método, delimitando o problema para que tenha uma maior visão sobre o assunto, deve haver procura incessantes na literatura para maior abrangência. Na pesquisa qualitativa os participantes devem ser selecionados, pois irão ser avaliadas as características e experiências especificadas de cada um.

O indivíduo irá expor a sua privacidade, sofrerá exposição, o autor descreve as normas do Conselho de Ética, mostrando que deve haver autorização para qualquer pesquisa. O participante deve ser informado sobre a finalidade da pesquisa, em algumas ocasiões ele deve assinar um termo, declarando estar ciente sobre a situação e o mesmo sendo assegurado que será preservada a sua identificação por anonimato, o pesquisador deve respeitar o tempo do sujeito, possibilitando a preservação da sua rotina.

Nas coletas de dados, o pesquisador é o principal agente, o resultado da pesquisa dependerá da maneira que ele conduzirá. Eles dão ênfase na postura, na forma que ele irá se relacionar com os entrevistados, tendo que ser eficientemente gravada, para uma boa apresentação, podendo ter vários modos de entrevistar, através de telefonemas ou face a face, deixam evidente que o entrevistador é responsável em facilitar a entrevista, mostrando confiança ao falar, deixando a situação mais natural.

Portanto, o artigo alcança o seu objetivo que é orientando o leitor o modo de realizar uma pesquisa qualitativa, deixa claro também ao profissional de saúde ou estudantes, relatando a eficiência dos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com