TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Qualitativa

Trabalho Escolar: Pesquisa Qualitativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 2

Qualitativa 2

A PESQUISA QUALITATIVA: RELEVÂNCIA, HISTÓRIA, ASPECTOS. (UWE FLICK)

A RELEVÂNCIA DA PESQUISA QUALITATIVA

A relevância específica da pesquisa qualitativa para o estudo das relações sociais deve-se ao fato da pluralização das esferas da vida.

A mudança social acelerada e a conseqüente diversificação de esferas de vida fazem com que os pesquisadores sociais defrontem-se, cada vez mais, com novos contextos e perspectivas sociais.

LIMITES DA PESQUISA QUANTITATIVA COMO PONTO DE PARTIDA

... as ciências sociais têm adotado como modelo as ciências naturais e sua exatidão, prestando uma atenção especial para o desenvolvimento de métodos quantitativos e padronizados.

Durante um longo período, a pesquisa social empírica teve por base essencialmente levantamento padronizado.

Os resultados das ciências sociais são raramente percebidos e utilizados na vida cotidiana porque – para satisfazer a padrões metodológicos – suas investigações e descobertas, muitas vezes, afastam-se das questões e dos problemas do dia-a-dia.

ASPECTOS ESSENCIAIS DA PESQUISA QUALITATIVA

Apropriabilidade de métodos e teorias; (os critérios centrais, na pesquisa qualitativa, consistem em determinar se as descobertas são embasadas em material empírico e se os métodos foram adequadamente selecionados e aplicados ao objeto em estudo).

Perspectivas dos participantes e sua diversidade; (a pesquisa qualitativa demonstra a variedade de perspectivas sobre o objeto, partindo dos significados subjetivos e sociais a ele relacionados, ela estuda o conhecimento e as práticas dos participantes, considera que pontos de vista e práticas no campo são diferentes devido às diversas perspectivas subjetivas e ambientes sociais a eles relacionados).

Reflexividade do pesquisador e da pesquisa; (os métodos qualitativos consideram a comunicação do pesquisador com o campo e seus membros como parte explícita da produção de conhecimento).

Variedade de abordagem e métodos na pesquisa qualitativa; (a pesquisa qualitativa não se baseia em um conceito teórico e metodológico unificado).

A HISTÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA

Discussões e avanços nos EUA e Alemanha.

Na Alemanha, ocorre uma crescente consolidação metodológica complementada por uma concentração em questões quanto aos procedimentos em uma prática de pesquisa em expansão.

Nos EUA o que caracteriza os avanços recentes é uma tendência ao questionamento mais profundo, ou mais uma vez, a questionar as certezas aparentes que os métodos proporcionam.

PESQUISA QUALITATIVA AO FINAL DA MODERNNIDADE

Quatro tendências:

O retorno ao oral;

O retorno ao particular;

O retorno ao local;

O retorno ao oportuno.

A pesquisa qualitativa é orientada para análise de casos concretos em sua particularidade temporal e local, partindo das expressões e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com