TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação e padronização de soluções ácidas

Por:   •  30/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL GOIANO – CAMPUS MORRINHOS

PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES ÁCIDO CLORÍDRICO 0,5N

GRUPO:     Mathaus Alves Silva

  Rafael da Silva Oliveira

Prof ª: Drª, Vania Silva Carvalho

 

[pic 1]

Morrinhos, 28 de Março de 2018

MATHAUS ALVES SILVA

RAFAEL DA SILVA OLIVEIRA

PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES ÁCIDO CLORÍDRICO 0,5N

[pic 2]

Morrinhos, 28 de março de 2018

Sumário

INTRODUÇÃO        4

MATERIAIS E MÉTODOS        5

RESULTADO E DISCUSSÃO        8

CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS        10


INTRODUÇÃO

Espera-se da química que seja capaz de transmitir respostas precisas e exatas de acordo com as demandas podendo apresentar respostas diversidade relativa a constituição, propriedade transformação de substância que gera preocupações ambientais que desafiam própria ciência química (MACHADO E ROMANELLI, 1999). Cursos de químicas e afins vem preocupando muito com meio ambiente de forma a realizar aulas práticas com reagentes de baixa toxidez, baratos e levando a uma bons rendimentos (BASTOS, et al, 2008).

SILVA et al. (2004) define solubilidade como a medida da quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em um determinado solvente e alguns fatores como tamanho molecular (ou iônico), polaridade, forças dispersivas e dipolares, ligações de hidrogênio e temperatura são fatores importantes para determinar a mesma e pode-se encontrar na literatura descrição de tabela que apresenta regra como compostos solúveis e insolúveis em água.

O comportamento ácido-base já é reconhecido há muito tempo fazendo com que os químicos elaborem teorias que o expliquem, como reagem. Segundo a literatura um ácido é a substancia que em água produz o íon H+ (CHAGAS, 1999).

No caso de titulações ácido-base adiciona-se uma base ao ácido medindo assim a absorbância do sistema em função do volume adicionado observando a coloração conferida (CORTES, RAMOS e CAVALHEIRO,2007).

Objetivou-se padronizar solução de ácido clorídrico utilizando fator de correção mediante fórmulas em normalidade 0,5.


MATERIAIS E MÉTODOS

Para a realização do presente experimento utilizou-se ácido clorídrico, carbonato de sódio (Na2CO3p.a.) e indicador ácido-base alaranjado de metila que foram devidamente pesados em balança analítica, medidos em pipeta, balão volumétrico 250mL, proveta, béquer e titulado em bureta de 25 mL.

O alaranjado de metila foi pesado 0,1g, onde na sequência adicionou-se 100 mL de água destilada, procedimento esse realizado anteriormente pelo técnico do laboratório. Foi preparado 100mL de uma solução de ácido clorídrico 0,5N, onde pipetou-se 4,1 mL de ácido clorídrico 0,5 N e adicionou em um balão volumétrico de 100 mL acrescentando água destilada até o menisco agitando para homogeneizar a solução. Pesou-se 0,6629 g de Na2CO3 e rapidamente transferido para um Erlenmeyer devido à alta higroscopicidade (capacidade de absorção de umidade do meio) adicionando 75mL de água destilada e colocou-se 2 gotas indicador ácido-base iniciando assim a titulação em constante agitação obtendo-se ponto de viragem ao atingir coloração rósea.

Abaixo segue imagens da pipetagem do ácido clorídrico, o mesmo em dissolução com água destilada no balão volumétrico e o carbonato de cálcio sendo pesado Figura 1, figura 2, figura 3.

[pic 3]

Figura 1: Ácido clorídrico

[pic 4]

Figura 2: dissolução do ácido clorídrico no balão volumétrico

[pic 5]

Figura 3: pesagem do carbonato de cálcio

Para cálculo da solução e ácido clorídrico foi utilizada fórmula da densidade, onde substituiu-se os dados do fabricante para saber volume de ácido indicado para diluição expresso na seguinte equação:

[pic 6]

PM = peso molecular

N = normalidade do reagente

n = número de hidrogênio ionizado

V= Volume

Após, faz-se o seguinte cálculo:

[pic 7]

D = densidade

m = massa

Concluindo os cálculos após encontrar volume na equação acima, necessário para aplicação na equação ilustrada abaixo.

Para calcular o fator de correção garantindo exatidão no resultado utilizou-se a equação do fator de correção abaixo.

[pic 8]

RESULTADO E DISCUSSÃO

A forma de preparar uma solução padronizada de ácido clorídrico 0,5 N é possível titulando na presença de um indicador ácido-base que por intermédio de uma observação visual detectando uma leve coloração indicativa de que a solução restante na bureta ajustada mediante cálculo de correção possui a substância assim desejada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (312.3 Kb)   docx (176.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com