TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenir as doenças cardiovasculares?

Por:   •  19/11/2020  •  Resenha  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

Prevenir as doenças cardiovasculares?

Alimentação Mediterrânea: Um grande ensaio clinico de 2013 mostrou que a alimentação composta por mais legumes, nozes e azeite de oliva extra virgem, reduziu o risco de ataques cardíacos e derrames se comparada com uma dieta com baixo consumo de gordura e mais carboidratos

Um artigo de 2017, observou-se que a ingestão elevada de carboidratos foi associada a maior risco de mortalidade total, enquanto a gordura total estava relacionada a menor mortalidade total

Alimentos lights

Para não o sabor ou textura do alimento ao reduzir/retirar a gordura do alimento são adicionados mais açúcares, farinhas, xaropes e aditivos cada vez mais industrializados, tornando-os ainda mais industrializados e ultra processados.

Grupos Alimentares:

É importante conhecer os grupos alimentares e observar o que está sendo consumido. Conforme o Guia Alimentar para a população brasileira (2016), separou os alimentos em 4 grupos alimentares conforme o grau de processamento

  1. Alimentos in natura – partes de plantas ou de animais (carnes, verduras, legumes e frutas.

Alimentos minimamente processados: alimentos submetidos a processos que não envolvam agregação de substancia ao alimento original, como limpeza, moagem e pasteurização (arroz. feijão, cogumelos, leite, frutas secas e sucos de frutas sem adição de açúcar ou outra substância)

  1.  Alimentos Processados: Fabricados pelas industrias com adição de sal e açúcar para torna-los mais  duráveis e  saborosos  (conservas em salmoura, compotas de  frutas, carnes salgadas, atum, queijos e pães).
  2. Alimentos ultraprocessados: Formulações industriais que geralmente contam com pouco ou nenhum alimento inteiro (salsichas, biscoitos, geleias, sorvetes,  molhos, misturas para bolos, barras energéticas)

Ultraprocessados e perda de peso: Um  estudo da USP, demonstrou que uma alimentação muito rica em alimentos ultraprocessados tem um efeito de maior risco de ganho de peso, independentemente das calorias  ingeridas, confirmando que o consumo desses produtos pode ser um fator de risco para a obesidade

Alimentos orgânicos:  produzidos com auxilio de fertilizantes e pesticidas de origem natural, livres de substancias sintéticas, ou seja, sem agrotóxicos.

Alimentos transgênicos: são alimentos produzidos com base em organismos que, através de técnicas da engenharia genética, sofrem alterações no DNA.

Agrotóxicos e transgênicos: a modificação em grande parte, torna as plantas de soja, milho e algodão, resistentes aos agrotóxicos, permitindo assim, aplicações mais intensas de veneno para inibir mais o crescimento de outras plantas concorrentes.

Aumentar o consumo de alimentos in natura fara com que diminua a ingestão de alimentos mais processados.  Os alimentos industrializados foram planejados para nos ajudarmos no dia a dia, para serem mais gostosos e saborosos que os naturais para vender.

Açúcar é um alimento: Quando uma pessoa corta todo o açúcar de sua alimentação, o risco de ela desenvolver depressão aumenta.  Logo, é mais interessante  tentar diminuir o consumo e reeducar o paladar  a gostar do sabor menos doce para não depender  tanto do prazer do açúcar. Uma vez que ,  existe um “receptor  do açúcar”  mecanismo semelhante ao da cocaína, o que o  torna viciante (quanto mais se come, mais  se quer?).

Suco  verde (Detox): Não desintoxica o organismo, o responsável por desintoxicar  o corpo é o fígado. Não se pode negar que, o suco verde  tem  muitas qualidades nutricionais, mas  atenção a quantidade.  

Beber seus  alimentos pode  ate enganar a fome, mas você se expõe ao risco  de aumentar o apetite na próxima  refeição. Os alimentos líquidos não proporcionam a mesma saciedade e, em geral, tem menos fibras do que os alimentos in natura  e aqueles  que podem mastigar

Dieta engorda! Se não  haver  uma mudança de hábito de comer saudável,  a dieta  que é para fazer  emagrecer, fará sim emagrecer, porém apenas em  um período  a curto prazo, mas não a  longo prazo. Com isso, aumenta  o risco de ganho de peso a longo prazo, o  que explica o efeito sanfona”. Não é uma questão de falta de controle ou disciplina. O seu  corpo não permite que você emagreça, sobretudo se houve perda de peso muito rápida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com