TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto EAN- Frutas fontes de energias

Por:   •  10/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]UNIVERSIDADE POTIGUAR-UnP [pic 2]

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Cíntia Rafaela Fernandes da Costa

Erik Diego Borges Souza

Gledson Graciano Lopes

Marcio Roberto De Andrade

Maria Jédina De Andrade Santos

Polyana Araujo Faustino

Renata Lamoniely Galdino

Thayná Stefâny Santana

Suelita Francisca da Silva

FRUTAS: FONTES DE ENERGIA

MOSSORÓ – RN

2014

Cíntia Rafaela Fernandes da Costa

Erik Diego Borges Souza

Gledson Graciano Lopes

Marcio Roberto De Andrade

Maria Jédina De Andrade Santos

Polyana Araujo Faustino

Renata Lamoniely Galdino

Thayná Stefâny Santana

Suelita Francisca da Silva

A IMPORTÂNCIA DA INGESTÃO DE FRUTAS: ANTES E DEPOIS ATIVIDADE FÍSICA

Projeto apresentado à Universidade Potiguar como requisito parcial para nota U2 da disciplina de Educação alimentar e Nutricional.

Orientadora:

Profa. Katiuscia Medeiros.

MOSSORÓ – RN

2014


SUMÁRIO

0.1. INTRODUÇÃO        04

        0.2. REFERENCIAL TEÓRICO        06

        0.3. OBJETIVOS        08

        3.1. OBJETIVO GERAL        08

        3.2. OBJETIVO ESPECÍFICO        08

        0.4. METODOLOGIA        09

        0.5. PONTO FINAL        11

        0.6. CRONOGRAMA        12

        0.7. ORÇAMENTO        13

        0.8. APÊNDICE        14

        0.9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         16

        


  1. INTRODUÇÃO

Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras tem sido um dos principais desafios da atualidade para a saúde pública (FAO, 2004). Os hábitos alimentares podem não somente influenciar o estado de saúde atual, como também prevenir o surgimento de doenças, tais como: o câncer, doenças cardiovasculares e diabetes. Portanto, é de suma importância variar a ingestão desses grupos alimentares em atividades físicas e em vários momentos das refeições diárias, pois são ricos em vitaminas, minerais e fibras, principalmente quando consumidos antes e após os treinos.

No Brasil, cerca de 13% da população adulta pratica exercícios físicos regulamente, sendo que dentre esses números, os homens estão entre os que praticam mais do que as mulheres. Sendo mais comum entre eles às atividades como: caminhadas, ciclismo, corrida e musculação. Warburton; Nicol e Bredin (2006) especificam que a atividade física regular de 2000kcal por semana está associada ao aumento de 1 a 2 anos na expectativa de vida, e que um gasto energético de 1000kcal por semana diminui o risco de morte.

O nutrólogo Helio Guy Osmo, especialista em Nutrição Clinica orienta a ingestão de sucos e frutas antes e depois dos treinos, pois eles são capazes de suprir as doses de energia que o corpo necessita para os treinos mais curtos. O mesmo enfatiza como exemplo, o suco de laranja, que é rico em carboidratos e oferece a quantidade ideal para a prática esportiva numa academia por até uma hora e meia.  

O baixo consumo de frutas pela população brasileira é um fenômeno que vem sendo identificado nas últimas Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) conduzidas pelo IBGE entre os anos de 1987 e 2003. Portanto, este quadro se configura possivelmente por conta do aumento na aquisição de produtos industrializados e redução de alimentos in natura por parte das famílias. Acrescenta-se também, que entre a população fatores como a falta de tempo para realizar uma alimentação mais saudável decorrentes da rotina do dia a dia leva a realização de lanches práticos de alta densidade energética e poucos nutritivos. (TORAL, N. et al)

A adoção de dietas saudáveis pode ter relação com a prática de atividade física, visto haver relação entre estado nutricional e atividade física vinculada à execução de tarefas da vida diária e de práticas de caminhadas, esporte e lazer ativo. Diante desses dados e considerando a importância da ingestão diária de frutas, legumes e verduras como estratégia de promoção da saúde. (Heymsfield et al;Layman et al; 2011, 2005).


2. REFERENCIAL TEÓRICO

        As frutas são alimentos importantes para uma alimentação saudável, também são fontes de fibras, energia e contem um baixo teor calórico em relação aos outros alimentos consumidos, favorecendo assim, a manutenção ideal do peso corporal. Toda via o consumo adequado desses nutrientes e práticas esportivas, possibilita a diminuição dos ricos cardiovasculares e alguns tipos de câncer como o de próstata.

A ingestão de frutas são componentes importantes em uma dieta saudável, a sua ingestão pode trazer diversos benefícios, na qual ajuda na prevenção de doenças e viroses. Nelas estão presentes vitaminas e minerais antioxidantes (A, C e E) sendo, o betacaroteno um precursor da vitamina A. Os mesmos são nutrientes essenciais na manutenção celular, e cruciais na rejeição dos radicais livres que se forma na atividade esportiva. Com isso, os nutrientes têm propriedades defensoras que faz das frutas um alimento indispensável.

O consumo de frutas é indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prioridade nas políticas nutricionais. Para tanto, torna-se de grande valia estratégias para a promoção da alimentação saudável e práticas esportivas.  A OMS também indica o consumo mínimo de 400g de frutas que corresponde a cinco porções diárias. A OMS conclui que a população brasileira tem um consumo inadequado, sendo assim, um fator agravante de doenças crônicas.

 Na atividade física, sem a presença de uma alimentação balanceada dificulta o desempenho físico esperado pelo esportista. Entretanto, de forma direta a nutrição está associada à atividade física, na qual juntas proporcionam a melhor capacidade de rendimento no organismo, através de carboidratos, vitaminas e minerais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (649.9 Kb)   docx (524.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com