TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré projeto

Por:   •  26/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.002 Palavras (17 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 17

Marco introdutório

Tema: Anorexia Nervosa na adolescência e suas consequências na imagem corporal: Um olhar da enfermagem

1. Introdução

Segundo o DSM – IV (2002) a anorexia nervosa é a recusa do individuo em manter o peso corporal na faixa normal, acompanhado de um temor em engordar e uma perturbação significativa na percepção da forma ou do tamanho do corpo. O surgimento desse transtorno é multifatorial, formado por disposições genéticas, socioculturais, e vulnerabilidades biológicas e psicológicas. Nos fatores predisponentes encontram-se historias de transtorno alimentar e/ou de humor na família, relações da família em ambiente familiar, no contexto sociocultural a principal característica é a supervalorização do corpo magro, e também os traços da personalidade.

As dietas também são fatores que podem levar a um transtorno alimentar sendo esse um comportamento antecessor. Todavia a dieta feita isoladamente não é suficiente para desencadear esse transtorno, é necessário também que haja interação com outros fatores de riscos.

Os transtornos alimentares como a anorexia nervosa, acometem, em sua maioria, adolescentes e adultas jovens normalmente do sexo feminino, pois de acordo com o DSM – IV (2002) estas correspondem a 90% dos casos dessa psicopatologia.

Atualmente, a preocupação com o peso, a aparência e a forma do corpo, está se tornando mais enfatizado na população, incluindo ai na sua grande maioria os adolescentes. Esses fatores quando associados aos fatores de ordens psíquicas, fazem com que os adolescentes adotem comportamentos que não são adequados para a realidade levando a desencadear doenças mentais bruscas e graves que tem como característica severa o transtorno alimentar.

O quadro de anorexia nervosa é bastante intrigante, porque o adolescente possui uma percepção totalmente distorcida de sua imagem corporal. Quem possui anorexia nervosa aos olhos de outras pessoas possui só pele e osso, enquanto elas manifestam preocupação pelo próprio excesso de peso.  

O desenvolver da doença é caracterizado pela perda de peso lenta e continua. Muitas vezes a forma de se alimentar é cada vez mais secreta e chega a ter características estranhas e ritualizadas. Frequentemente quem está acometido pela anorexia nervosa realiza bastantes exercícios físicos para perder calorias e consequentemente peso.

Autores afirmam que devido a etiologia multifatorial, a anorexia nervosa é de difícil tratamento. A base do tratamento é a interação entre médicos, psicólogos, e nutricionistas. Uma equipe multiprofissional é a garantia de um tratamento de sucesso.

O processo terapêutico da anorexia nervosa pode inicialmente exigir um internamento hospitalar desde que seja bem planejado. E o tratamento com o psicanalista é importante não só para o adolescente, mas também para toda família, para que possa garantir que não haja recaídas. (PAULON, 2008).

O papel do enfermeiro juntamente com a equipe multiprofissional é de grande importância, já que este profissional atua diretamente na comunidade desenvolvendo atividades preventivas e de promoção de saúde. A enfermagem psiquiátrica deve entender que o adolescente tem muita dificuldade de externar o que sente ou que pensa daí a importância da comunicação extra - verbal.

O objetivo desse estudo é identificar e entender os diversos tipos de fatores antecedentes a esse processo de adoecimento que é a aorexia nervosa e quais os cuidados e o apoio que o profissional de enfermagem pode estar prestando ao adolescente diagnosticado com essa doença.

2.0  Objetivos:

2.1  Objetivo geral:

Analisar e descrever as consequências da anorexia nervosa no adolescente e na sua imagem corporal mediante o olhar da enfermagem.

2.2 Objetivos específicos:

Conhecer a atuação do enfermeiro na prevenção e tratamento da anorexia nervosa em adolescentes.

Conceituar anorexia nervosa apresentando seus fatores predisponentes.

3. Justificativa

A alimentação, sendo uma das necessidades básicas do ser humano, é também uma atividade corporal bastante vista e representada. E de acordo com os autores Jorge e Vitalle, (2008), e alimentar é um ato inegável, mas a sua desordem é um ato secreto. Sendo assim é difícil identificar com frequências as pessoas acometidas com transtorno alimentar.

O alto índice de anorexia vem causando um alarme social, e crescentes investigações a respeito dela, por ser um transtorno complexo podendo tornar-se crônico, extremamente crônico e com graves consequências multifatoriais.

A prevalência de transtornos alimentares quase dobrou nos últimos anos.

A anorexia faz parte de um conjunto cultural que obriga as pessoas, principalmente as mulheres a terem um corpo cada vez mais magro e definido.

As mais diversas formas da mídia incentivas essa magreza, através da realização de dietas e remédios emagrecedores, sem se preocupar com a saúde é uma rejeição social do corpo mais cheinho, associando a felicidade ao padrão de estética imposto pela mídia. É um assunto atual, e que atinge diretamente os adolescentes por serem mais vulneráveis a pressões externas estabelecidas.  

Desta forma este trabalho tem o intuito de abordar um tema moderno que é bastante preocupante e necessita ser tratado com bastante atenção e compreensão para que o diagnóstico seja inicial aumentando dessa forma a eficácia do tratamento.

Há uma ênfase ainda sobre o trabalho do profissional de enfermagem, juntamente com a equipe multiprofissional, em relação ao tratamento do adolescente diagnosticado com anorexia nervosa, uma vez que ele possui maior contato com o paciente em seu tratamento, o que favorece a identificação de fatores que causem o agravamento da doença.

4. Fundamentação teórica

4.1 Adolescência

Adolescência vem despertando curiosidades e interesses, e isso motiva inúmeras discussões e estudos nos últimos anos, se tornando alvo preocupante não somente de profissionais que estudam esse tema, mas também por quem convive de perto com esse adolescentes em suas mais diversas situações além dos seus familiares. (RODRIGUES, 2000).

Ainda de acordo com o autor acima citado as diversas mudanças que ocorrem nessa fase podem adquirir atitude doentia e esta completamente fora dos padrões normais de comportamento. Muita gente, inclusive os pais classificam essa mudança como atitudes errôneas, mas que faz parte da modificação de conduta típico dessa fase de acordo com o conjunto social em que atuam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (243.2 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com