TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DO LEITE (PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO, FORMALDEÍDO, CLORETOS E ACIDEZ)

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 7

FSP – FACULDADE SÃO PAULO ROLIM DE MOURA - RO

DISCIPLINA

QUÍMICA APLICADA A SAÚDE

PROFESSOR

UILES JESUS OLIVEIRA

TÍTULO DA PRÁTICA

QUALIDADE DO LEITE

 (PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO, FORMALDEÍDO, CLORETOS E ACIDEZ)

ACADEMICOS

ATAIZA FREITAS FREIRE

SOLANGE CORDEIRO CHALEGRA

TÂNIA SIMÃO

VANESSA SIMÓES FERREIRA

VIVIANE CASCIMIRO

ROLIM DE MOURA

04/10/2018

1.0 - INTRODUÇÃO

           

A qualidade do leite é definida por diversas composições químicas, características físico-químicas e microbiológicas. A presença e os teores de proteína, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas determinam a qualidade da composição, que, por sua vez, é influenciada pela alimentação, manejo, genética e raça do animal. Fatores ligados a cada animal, como o período de lactação, também é importante quanto à qualidade composicional do leite. Do ponto de vista, do controle de qualidade, o leite e os derivados lácteo estão entre os alimentos mais testados e avaliados, principalmente devido à importância que representam na alimentação humana e à sua natureza perecível. A qualidade do leite destinado ao consumo humano tem despertado a atenção e a preocupação de pesquisadores, tendo em vista a importância que este alimento tem no aspecto nutricional, econômico-social e de saúde pública. A qualidade e a segurança dos alimentos devem ser referencias na indústria de laticínios, já que são fatores essências para a saúde do consumidor.

2.0 - OBJETIVO

Temos visto na mídia, nestes últimos dias, várias notícias ruins sobre o leite de caixinha, considerando praticamente um crime hediondo o fato de haver sido encontrado água oxigenada e soda cáustica em algumas marcas de leite. O leite é um dos alimentos mais consumidos que existe. Logo que é produzido, após a ordenha, seja ela manual ou mecânica, ainda na fazenda, onde se recomenda que o leite seja resfriado para prevenir, evitar, o desenvolvimento de microrganismos ali já existentes, porque ele já sai do ubre da vaca contendo esses elementos que precisam ser imediatamente inibidos antes do seu desenvolvimento, utilizando-se para isso o resfriamento, se possível em torno de 4° Celsius. Ao chegar às cooperativas, o leite, após os testes de qualidade e separação de algumas matérias primas, passa pelo processo de pasteurização que consiste na elevação de sua temperatura a quase fervura, em torno de 80° Celsius e a seguir é resfriado bruscamente sofrendo assim choque térmico, eliminando a possível patogenia do leite. Após essa operação, o leite é embalado em sacos plásticos ou vidro e remetido ao consumidor. O leite assim beneficiado tem uma validade para consumo de no máximo vinte e quatro horas. Os procedimentos para o leite em caixinha são idênticos aos descritos acima com os seguintes “acréscimos” tecnológicos. A embalagem é especial, a caixinha, é constituída por camadas sobre postas, tendo dentre elas uma lamina de alumínio cuja função é inibir a passagem da luz, uma camada de plástico para evitar o contato do leite com o alumínio e camadas de papel e papelão.

3.0 - PROCEDIMENTO E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA PARA REALIZAÇÃO DA TÉCNICA

        

Para a realização da prática o discente deverá estar utilizando todos os equipamentos de proteção individual, tais como: jalecos de manga longa, luvas descartáveis, touca e máscara de proteção, sapato fechado e calça, além dos técnicos checarem se os lava-olhos de emergência se encontram funcionando adequadamente e testarem o chuveiro de emergência.

4.0 - MATERIAIS PARA A REALIZAÇÃO DA TÉCNICA

4.1 - PERMANENTE – EQUIPAMENTOS

QTD

UND. MED.

EQUIPAMENTO

FINALIDADE

01

UND.

Balança analítica de precisão

Aferição de massas

4.2 - PERMANENTES – VIDRARIAS

QTD

UND. MED.

VIDRARIA

FINALIDADE

01

UND.

Proveta Volumétrica de 50ml

Medir volume

01

UND.

Erlenmeyer de 250ml

Titulação

01

UND.

Bureta de 100ml

Titulação

01

UND.

Funil de vidro

Transferência de líquido

01

UND.

Becker 100 ml

Preparo de Solução

02

UND.

Bastão de vidro

Preparo de Solução

01

UND.

Pepeta de 5ml

Transferência de volume

16

UND.

Tubos de ensaio

Preparo de soluções

01

UND.

Estante para tubos de ensaio

Suporte para tubos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com