TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO DE PRODUÇÃO DE GELÉIA DE FRUTAS BELÉM-PA

Por:   •  7/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  1.316 Visualizações

Página 1 de 4

                             

[pic 1][pic 2]

ALEXANDRA BEATRIZ DE OLIVEIRA CARDOSO

CIANE COSTA MELO

RELATORIO DE PRODUÇÃO DE GELÉIA DE FRUTAS

BELÉM-PA

2020

ALEXANDRA BEATRIZ DE OLIVEIRA CARDOSO

CIANE COSTA MELO

RELATÓRIO DE PRODUÇÃO DE GELEIA DE FRUTAS

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Nutrição, da faculdade integrada Mauricio de Nassau, a ser utilizado como diretrizes para manufatura do trabalho de conclusão de curso.

BELÉM

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................04

OBJETIVO..........................................................................................................05

MATERIAL E MÉTODO..................................................................................06

RESULTADO E DISCUSSÃO..........................................................................07

CONCLUSÃO.....................................................................................................08

REFERÊNCIAS.................................................................................................09

INTRODUÇÃO

A geleia é um tipo de doce de fruta que não contém toda a polpa da fruta, tem um aspecto semitransparente e uma consistência, devido à pectina presente nas frutas. A palavra geleia tem sua origem do francês “gelée” que significa solidificar ou gelificar.

A Legislação Brasileira de Alimentos define as geleias de frutas como “produto obtido pela cocção de frutas inteiras ou em pedaços, polpas ou sucos de frutas, com açúcar e água, e concentrado até a consistência gelatinosa”.

De acordo com a Resolução normativa n°. 15 de 1978 do Ministério da Saúde, Geleia de fruta é o produto preparado com frutas e/ou sucos ou extratos aquosos das mesmas, podendo apresentar frutas inteiras, partes e/ou pedaços sob variadas formas, devendo tais ingredientes ser misturados com açúcares com ou sem adição de água, pectina, ácidos e outros ingredientes permitidos pelas normas; tal que mistura será convenientemente processada até uma consistência semissólida adequada e, finalmente, acondicionada de forma a assegurar sua perfeita conservação.

Os elementos básicos para a elaboração de uma geleia são: fruta, pectina, ácido, açúcar e água. A qualidade de uma geleia irá depender da qualidade dos elementos utilizados e de sua combinação adequada, assim como da sua ordem de adição durante o processamento.

OBJETIVO

O objetivo do trabalho tem como finalidade a produção de geleia de fruta sendo um produto de grande importância industrial para a indústria de conservas de frutas.

MATERIAL E MÉTODO

Foram lavadas em água corrente e higienizadas as frutas: manga, maracujá e limão e depois imersas em uma vasilha com água e 10ml (1 colher de sopa) de sanitizante para hortifrutículas, durante 20 minutos.

Com o maracujá foi feito o corte e despolpamento, as cascas foram colocadas em uma panela com água e levada ao fogo até obter fervura. A manga foi descascada e em seguida feito o despolpamento e cortadas em pedaços pequenos.

Em uma panela, adicionou-se a polpa do maracujá, a manga, 250g de açúcar refinado e 2 colheres de sopa da água fervida da casca do maracujá e levados em fogo médio misturando sem parar. Houve um aquecimento de 30 minutos e após esse tempo adicionou-se meio limão e misturou-se por mais 20 minutos até obter o ponto desejado da geleia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com