TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - BROMATOLOGIA DETERMINAÇÃO DE PORCENTAGEM DE UMIDADE

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  3.740 Visualizações

Página 1 de 5

UNIP - 2015

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - BROMATOLOGIA

DETERMINAÇÃO DE PORCENTAGEM DE UMIDADE

INTEGRANTES:

André RA: C43353-5

Cintia Augustinho Pires RA: C65GCG-1

Kaike do Carmo Borges RA: C641IG-4

Leonardo Cardoso RA: C66CDB-8

Luana de Jesus Canassa RA: C577JI-8

Luiz Fernando Rodrigues RA: C649EH-4

Michéle Rodrigues Vieira RA: C4836F-3 

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - BROMATOLOGIA

DETERMINAÇÃO DE PORCENTAGEM DE UMIDADE

1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO

A determinação de umidade é uma das medidas mais importantes e utilizadas na analise de alimentos. A umidade de um alimento esta relacionada com sua estabilidade, qualidade e composição, e pode afetar os seguintes itens: Estocagem: alimentos estocados com alta umidade irão deteriorar mais rapidamente que os possui baixa umidade. Embalagem: alguns tipos de deterioração podem ocorrer em determinadas embalagens se o alimento apresentar uma umidade excessiva. Processamento: a quantidade de água é importante no processamento de vários produtos, como, por exemplo, a umidade do trigo na fabricação do pão e produtos de padaria. (MAIA, 2008). Os sólidos são obtidos pela diferença entre o peso total da amostra e o conteúdo de umidade. Apesar de a literatura estar repleta de métodos de determinação de umidade, não existe nenhum método que seja ao mesmo tempo exato, preciso e exato. Métodos exatos, precisos, rápidos e simples de determinação de umidade, aplicados a todo tipo de alimentos, continuam a ser pesquisados. Em geral, a determinação de umidade, que parece um método simples, torna-se complicada em função da exatidão e precisão dos resultados. As dificuldades encontradas, geralmente, são as seguintes: Separação incompleta da água do produto; Decomposição do produto com formação de água ale da original; Perda das substancias voláteis do alimento que serão computadas como peso em água. Na pratica, tem-se preferido um método que determine um maior valor da umidade, proveniente da decomposição de componentes orgânicos da volatilização de compostos voláteis, aquelas em que a água é negligenciada ou removida incompletamente. Geralmente, a exatidão, a precisão e a praticidade (simplicidade, conveniência de equipamentos de rapidez) têm sido fatores importantes na seleção de um método analítico de determinação de umidade. Menos ênfase tem-se dado à exatidão da determinação de umidade do que a precisão no controle de produtos comerciais. A exatidão é significativa para o estabelecimento e condições ligadas a estabilidade de produtos. Nesses casos, os métodos simples e rápidos devem ser calibrados em relação a um método padrão exatos como referencia. Tais métodos padrão de referencia são bastante difíceis de estabelecer pelo fato de a água estar ligada a diferentes tipos de componentes nos alimentos. (CECCHI) Na pratica a seguir teremos como objetivo determinar a quantidade de água existente em uma amostra de alimento, usando Aveia em Flocos.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Utilizou-se estufa simples, Taras de porcelana, pinça, dissecador, multiprocessador e outros utensílios para desintegração do alimento analisado.

Primeiramente as amostras foram preparadas para a análise, sendo que:

- A aveia em Flocos foi submetida ao multiprocessador para obtenção de partes pequenas.

Com a amostra preparada e utilizando-se uma balança analítica pesou-se 2,5g em uma tara previamente seca e tratada, sendo este transportado com pinça. Colocou-se a tara na estufa à temperatura de 105oC onde permaneceu por aproximadamente 6 horas, até que toda a água fosse evaporada e o peso permanecesse constante. Após, o cadinho foi retirado da estufa com uma pinça e colocado em dissecador para esfriar. Depois de frio, a tara mais amostra seca foi pesado.

A porcentagem de umidade foi obtida pela diferença entre a perda de água (g) e o peso da amostra total (g), sendo o resultado multiplicado por 100.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Para obtenção dos valores, exemplificaremos os resultados para a amostra de Aveia em flocos.

Na Tabela TACO, foi encontrado um percentual de 9% de umidade da Aveia em flocos analisada. Na própria tabela nutricional da Aveia em flocos o resultado obtido foi de 12%

De acordo com o calculo observando a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com