TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO - PAPÉIS PROFISSIONAIS DE UMA EQUIPE DE SAÚDE: VISÃO DE SEUS INTEGRANTES

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO ARTIGO - PAPÉIS PROFISSIONAIS DE UMA EQUIPE DE SAÚDE: VISÃO DE SEUS INTEGRANTES

A equipe de saúde ou equipe multiprofissional está diretamente relacionada à preocupação com o estado de saúde da população e é constituída por médicos, enfermeiros, outros profissionais da enfermagem, psicólogos, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas, farmacêuticos e assistentes sociais. A multiprofissionalidade é uma estratégia que auxilia na realização de assistência integral, onde cada profissional atua na sua área e o processo terapêutico é fragmentado.

Para saber se cada membro da equipe tem conhecimento a respeito do papel desempenhado pelos seus colegas de trabalho, foi realizada uma pesquisa com 39 profissionais da saúde assim distribuídos: 1 nutricionista, 2 psicólogos, 2 enfermeiros, 3 fisioterapeutas, 4 farmacêuticos, 10 dentistas e 17 médicos, verificando-se que há pouco conhecimento sobre a atuação específica de cada profissional, porém consideram que o trabalho em equipe divide a responsabilidade aliviando o estresse, além de alcançar mais rapidamente a recuperação da saúde do paciente.

Segundo os informantes:

• O médico recebe o paciente, faz o diagnóstico clínico, elabora o plano terapêutico e encaminha o paciente para outros profissionais, por isso é visto como centralizador das ações.

• O farmacêutico atua como bioquímico, gerência (aquisição, controle e distribuição de medicamentos e materiais hospitalares), e na Comissão do Controle de Infecções Hospitalares.

• O dentista é responsável por diagnosticar e tratar patologias bucais.

• O psicólogo tem papel importante, porém sua atuação não é claramente definida. Ele dá apoio emocional ao paciente, à família e à equipe.

• O fisioterapeuta é o responsável pela reabilitação motora, respiratória e social, ou seja, reintegra o paciente ao meio social ao qual pertence.

• O nutricionista tem a função de educador nutricional, fazendo avaliação nutricional e elaborando a dieta dos pacientes e dos profissionais.

• O enfermeiro atua no campo administrativo, assistencial e educacional.

Os informantes relataram que há uma disputa pelo poder, assim como um certo de medo de perder espaço e status profissional. Quando alguma situação foge do controle, um aponta o outro como responsável pelo erro.

Ficou evidente que o médico tem seu papel delimitado de forma mais clara e que se coloca em um pedestal, dificultando a aproximação com os demais profissionais da equipe.

Os informantes demonstraram interesse em um maior entrosamento entre os membros da equipe, melhorando as relações interpessoais e a atenção dada aos pacientes.

Neste estudo verificou-se que em uma equipe multiprofissional cada integrante tem a sua importância, porém não há percepção clara e delimitada do papel de cada profissional, o que dificulta o trabalho interdisciplinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com