TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Da Aula Prática De técnica sobre pesos e medidas

Por:   •  20/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Para que uma preparação culinária seja realizada com sucesso, vários fatores são importantes, tais como tipo de utensílio, temperatura e tempo de preparo, além da qualidade e quantidade dos ingredientes. A reprodução dessas condições garantirá a obtenção de resultados semelhantes a cada repetição da receita ou protocolo, mesmo quando elaborados diversas vezes e por pessoas diferentes. (PHILIPPI; SONIA.T.,2003,p.11)

Quando se executa uma receita, é imprescindível que os ingredientes sejam medidos com precisão. Os valores para pesos e medidas não podem ser elaborados com exatidão matemática; devem-se considerar as diferenças de volume entre os vário tipos de utensílios usados como medida, além da maior ou menos acomodação do alimento no recipiente. (PHILIPPI; SONIA.T.,2003,p.11)

Obter medidas exatas requer instrumentos com capacidade de medidas padronizadas, como balança, proveta, Becker, litros ou recipientes graduados que facilitem a medição dos ingredientes. (PHILIPPI; SONIA.T.,2003,p.11)

Outra forma para medição de ingredientes é a utilização de medidas caseiras (xícaras, colheres, copos, pires).Como estes recipientes são de diferentes tamanhos, podem ocorrer variações na medida dos ingredientes. Tais variações podem ser minimizadas desde que o método de utilização e de manipulação dos ingredientes seja cuidadosamente padronizado. (PHILIPPI; SONIA.T.,2003,p.11 , 12)

Para trabalhar com alimentos, são necessárias balanças digitais ou eletrônicas de precisão. Quando se utiliza uma balança de precisão, recomenda-se usar a mesma para a pesagem de todos os ingredientes, evitando-se, assim, alterações decorrentes de possíveis diferenças entre equipamentos. (PHILIPPI; SONIA.T.,2003,p.12)

OBJETIVO

  • Padronizar o peso e o volume de diversos alimentos líquidos, pastosos e sólidos e comparar as diferenças entre os pesos de diversos alimentos.

MATERIAIS E MÉTODOS

  • Xícara de chá
  • Colher de sopa
  • Colher de sobremesa
  • Colher de chá padrão
  •  Faca
  • Proveta
  • Prato de sobremesa

  • Ingredientes secos: Os ingredientes para esse método, utilizamos farinha de trigo, amido de milho, achocolatado, açúcar cristal, açúcar refinado, sal, arroz e feijão, para tal, usamos xícara de chá padrão, colher de sopa padrão, colher de sobremesa e colher de chá padrão, e faca como niveladora. Para estes ingredientes colocamos com auxilio de uma colher dentro de um dos recipientes citados, sem acomodar nem apertar, apenas usamos a faca para nivelar, esse procedimento foi feito 3 vezes, por 3 participantes diferentes.

  • Ingredientes líquidos: Os ingredientes para esse método, utilizamos água, leite e óleo, para tal, usamos xícara de chá caseira, colher de sopa, colher de sobremesa, colher de chá e proveta. Para esses ingredientes colocamos dentro da xícara de chá, e passamos para a proveta, onde observamos o menisco, e conseguimos calcular a sua densidade, esse procedimento foi feito 3 vezes, por 3 participantes diferentes em cada ingrediente.
  • Ingredientes pastosos: Os ingredientes para esse método, utilizamos creme de leite, margarina e catchup e ovos, para tal, utilizamos prato de sobremesa, colher de sopa padrão, colher de sobremesa, colher de chá e faca como niveladora. Para estes ingredientes colocamos com auxilio de uma colher dentro de um dos recipientes citados, apertando para que não houvesse bolhas de ar e usamos a faca para nivelar, esse procedimento foi feito 3 vezes, por 3 participantes diferentes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

  1. Ingredientes secos:

Ingredientes

Xícara  

de chá

Colher

de sopa

Colher de sobremesa

Colher

de chá

1

2

3

M

1

2

3

M

1

2

3

M

1

2

3

M

Farinha de trigo

Amido de milho

Achocolatado

Açúcar cristal

Açúcar refinado

Sal

Arroz

Feijão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com