TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Tecnica Dietética de Terapi Nutricional em Obstetricia e Pediatria

Por:   •  4/10/2019  •  Seminário  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                                                                             [pic 2]

RELATÓRIO TÉCNICA DIETÉTICA

TERAPIA NUTRICIONAL OBSTÉTRICA E PEDIÁTRICA

Alunas: Bianca Almeida

       Lara Soeiro

          Mariana Folly

        Natalia Vidal

 

IMPORTÂNCIA DA TECNICA DIETÉTICA

 

A detecção do risco nutricional por meio de ferramentas adequadas é fundamental na identificação dos indivíduos em risco de desnutrição, para isso algumas técnicas dietéticas são desenvolvidas para que esses pacientes não percam a vontade de comer e não leve ao risco de desnutrição, evitando o agravo da condição apresentada.  

 

Cada paciente possui sua particularidade, e por isso a importância de se empregar as técnicas dietéticas nas preparações, com o objetivo de aumentar densidade energética, alterar valores dos macronutrientes e micronutrientes, de acordo com a necessidade energética de cada paciente, além do aspecto sensorial e apresentação das preparações, pois todos esses aspectos influenciam numa boa aceitação do paciente.  

 

Porque apesar de se observar uma preocupação com o aspecto nutricional do paciente hospitalizado, tem-se dado pouca atenção para a aceitação da dieta hospitalar.  

 

DISCUSSÃO DA AULA

 

Durante nossas aulas de técnica dietética, nas duas práticas realizamos preparações voltadas pra a patologia de câncer, diabetes gestacional, hipertensão arterial sistêmica e sintomas relacionados como diarreia e constipação. Todas as preparações foram pensadas para um público específico de gestantes e crianças.  

 

Podemos destacar alguns pontos importantes realizados durante as aulas, primeiramente falando sobre a higienização que foi destacada a importância de se realizar a higienização para esses pacientes, pois estaríamos lidando com uma população de risco, e a higienização tanto dos manipuladores quanto dos alimentos é de extrema importância evitando risco de intoxicação alimentar e agravo do risco nutricional e tornando menos vulnerável a agentes microbianos. 

 

Outro ponto importante para se destacar foram as formas de preparo que utilizamos que visa sempre a condição do paciente, levando em conta o funcionamento do trato gastrointestinal e as lesões identificadas pelo tratamento do paciente. Principalmente na patologia do câncer, onde o tratamento de quimioterapia e radioterapia acabam agredindo muito as mucosas e podem levar a uma inapetência do paciente. Por isso, todas as preparações levaram em conta essas condições apresentadas pelos pacientes.  

 

Além disso, tivemos como ponto positivo a possibilidade de alterar as receitas durante nossa aula, o que nos da a capacidade de ter um olhar mais crítico sobre as preparações, podendo criar fazendo substituições, alterando consistência, tempero, entre outras coisas. Essa possibilidade de criar nos permite ter uma maior autonomia sobre a culinária, para que futuramente possamos como futuros profissionais da nutrição dar aos nossos futuros pacientes um maior domínio das preparações sobre seu planejamento alimentar, permitindo oferecer um leque maior de possibilidades de substituições das receitas, sem que altere completamente o paladar levando maior atração para as refeições, e consequentemente, diminuindo o risco desses pacientes a um cardápio monótono e inapetência dos mesmos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com