TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Tecnologia de Alimentos ph

Por:   •  31/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO:

        Todas as substâncias possuem características físicas e químicas que nos permite caracterizá-las, e umas das que pode facilmente ser utilizada é o pH.

O Potencial Hidrogeniônico indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução. Os valores de pH variam de 0 a 14, conforme classificação abaixo:

[pic 1]

Figura 1: Escala de pH. (Fonte: https://www.acquanativa.com.br/aplicacoes/medidor-de-ph.html)

        Existem vários métodos para descobrirmos se uma solução é ácida, neutra ou alcalina, nesse experimento usamos Papel Indicador Universal e pHmetro.

O papel indicador de pH consiste em um filtro de papel impregnado com um indicador ou uma mistura de indicadores, que aponta a escala de pH – do ácido ao básico – através de uma variedade de cores. Ou seja, existe uma cor diferente para cada número na escala do pH e através dessa diferenciação é possível classificar a solução em análise.

[pic 2]

Figura 2: Papel Indicador de pH. (Fonte: https://www.lojanetlab.com.br/acessorios/papel-indicador-de-ph/papel-ph-mn-comprar)

        O pHmetro é composto por um eletrodo conectado a um potenciômetro, que possibilita a conversão do valor de potencial do eletrodo em unidades de pH. Quando o eletrodo é submerso na amostra, ele produz milivolts que são transformados para uma escala de pH.
O funcionamento do pHmetro depende de sua calibragem, que deve ser feita de acordo com os valores de referência que constam nas soluções de calibração.

 [pic 3]
Figura 3: pHmetro. (Fonte:
 https://www.gehaka.com.br/produtos/linha-analitica/phmetro-de-bancada/pg2000)

OBJETIVO:

        Realizar a medição de pH de várias soluções distintas com a utilização de papel indicador universal, e observar a variância do pH quando comparado ao potenciômetro (pHmetro).

BIBLIOGRAFIAS:

Como usar a Tira Universal para medir o pH? Disponível em: https://kasvi.com.br/como-usar-tira-universal-ph/ Acesso em: 24 ago. 2019.

Saiba como é o funcionamento do pHmetro Disponível em: https://www.prolab.com.br/blog/equipamentos-aplicacoes/saiba-como-e-o-funcionamento-phmetro/ Acesso em: 24 ago. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (129 Kb)   docx (60.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com