TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Na Produção De Alimentos

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologias Na Produção De Alimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

A preocupação do consumidor com relação ao alimento transformou-se consideravelmente durante as últimas décadas. Antigamente, comia-se para sobreviver, de forma que a qualidade dos alimentos não era ponto prioritário. Devido ao baixo poder aquisitivo da população, a variedade ofertada de produtos era bastante limitada. Somente no século XX, após a Segunda Guerra Mundial, a preocupação pela maior quantidade e qualidade dos alimentos se disseminou por toda a Europa e, posteriormente, para os outros continentes.

Durante as décadas de 1950 e 60, buscou-se melhorar a cadeia de produção de alimentos, com o desenvolvimento de novos aditivos (conservantes, estabilizantes, espessantes, entre outros). A pesquisa em tecnologia de alimentos tomou impulso, e nos anos posteriores (70 e 80), o enfoque dos estudos permaneceu sobre a eliminação de componentes prejudiciais à saúde (cerveja sem álcool, café descafeinado), assim como na produção de alimentos com baixos teores de energia, açucares e gordura (produtos “Light” e “Diet”). A partir dos anos 90, os alimentos passaram a serem vistos como sinônimos de bem-estar, redução de riscos de doenças, assim como veículos de uma melhor qualidade de vida.

Segundo Elizabeth S. Torres, professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, o êxito na aceitação de produtos especiais como os alimentos funcionais ou orgânicos reside nas evidências sobre os efeitos saudáveis de certas substâncias contidas nos alimentos, reforçando a idéia de que a alimentação é um fator crítico para a manutenção da saúde. Simultaneamente, ocorreu uma evolução no que diz respeito aos padrões de qualidade e de pureza dos alimentos, sobretudo a respeito da isenção destes de produtos potencialmente tóxicos ao ser humano, como os agrotóxicos, antibióticos nos produtos de origem animal. Isso se deve ao fato de que, atualmente a agricultura não é mais considerada isoladamente do meio urbano e de todo o conjunto de atividades industriais e comerciais que envolvem as cadeias de alimentos e bebidas. Falar de agricultura, hoje em dia, é tratar de sistemas alimentares, os quais compreendem todos os aspectos da produção, distribuição e consumo dos alimentos. Assim, a correlação direta entre a qualidade do alimento e a saúde humana aliada à crescente valorização dos ecossistemas naturais ao redor das áreas agrícolas, faz parte do novo enfoque trazido pelo conceito abrangente de sistema alimentar, o qual inclui os sistemas culturais que influenciam os valores e crenças das pessoas a respeito sobre como produz e consumir alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com