TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Aula Prática de Técnica e Dietética- Frutas

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  2.550 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE NUTRIÇÃO

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE TÉCNICA DIETÉTICA

FRUTAS

BRASÍLIA - DF

MARÇO/2017

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE NUTRIÇÃO

TÍTULO DA AULA PRÁTICA: FRUTAS

Relatório de aula prática de técnica e dietética sobre frutas realizada no dia 22 de março de 2017, apresentado como parte da avaliação da disciplina Técnica Dietética do 2º ano do curso de nutrição da UNIP/Brasília sobre orientação da professora Alessandra Cedro.

BRASÍLIA - DF

MARÇO/ 2017

SUMÁRIO

Introdução -------------------------------------------------------------------- 3

Objetivo------------------------------------------------------------------------ 5

Materiais e métodos ------------------------------------------------------- 5

Resultados e discussão--------------------------------------------------- 6

Conclusão-------------------------------------------------------------------- 7

Referências ------------------------------------------------------------------ 8

INTRODUÇÃO

Em Técnica Dietética, os alimentos são a matéria primordial, eles são cuidadosamente separados para a elaboração das preparações e todos os processos e mudanças a que eles são submetidos antes, durante e após o preparo, são cuidadosamente analisados por essa disciplina.

Os principais objetivos nas preparações técnicas dos alimentos são:

Nutricionais: o alimento é preparado, de maneira, a preservar a maioria dos seus nutrientes, havendo a menor perda nutricional possível. Para isso, são aplicados conceitos físicos, químicos e biológicos sobre os alimentos utilizados, a fim de mantê-los o mais nutritivo possível.

Higiênicos: os alimentos devem ser adquiridos de fontes confiáveis, onde os alimentos são manipulados e transportados corretamente, para evitar danos em sua aparência e acelerar seu processo de deterioração. Os alimentos devem ser submetidos a processos de higienização, como lavagem em água e detergente, submersão em solução adequada, entre outros. Essas medidas devem ser tomadas para evitar possíveis contágios de patogenias causadas por má higienização de alimentos, principalmente as frutas que podem ser veículo de germes e até substancias tóxicas.

Digestivos: muitos alimentos podem ser consumidos in natura sem trazer quaisquer malefícios para o organismo, porém a maioria dos alimentos deve passar por processos mecânicos, físicos ou químicos, para que possam ser digeridos e seus nutrientes absorvidos de maneira eficaz. Alguns alimentos precisam simplesmente de ter sua casca retirada, já outros, além da retirada da casca precisam passar por processos de cocção, como é o caso do aipim, que deve passar pela cocção para que o trato gastrointestinal consiga degradar de maneira eficaz o amido presente nele. Também, deve ser observada, a quem a preparação se destina, para ser preparada da maneira correta, uma criança que não tem muitos dentes, por exemplo, deve ter seu alimento picado em pequenos pedaços para auxiliar na degradação de nutrientes como os carboidratos.

Sensoriais: a técnica dietética não se preocupa apenas com questões nutricionais e de higiene, ela, também, presa pela apresentação da preparação, para que a mesma seja atrativa e aceitável. Cada alimento possui sua particularidade, cor, aroma e sabor. Essas particularidades devem ser levadas em consideração na preparação do prato, para que o mesmo tenha uma boa aparência e seja bem aceito.

Econômicos: o quesito economia também é levado em conta. É muito importante, em técnica dietética, calcula o per capita para saber quanto aquela refeição irá servir. Todo o preparo deve ser bem planejado e organizado visando maior aproveitamento e evitando desperdício de tempo, alimento e dinheiro. Deve-se sempre levar em consideração os alimentos da época, pois, geralmente, são mais bonitos, tem maior valor nutricional e baixo custo.

As frutas são a parte polposa que protege a semente de uma planta, elas possuem aroma e sabor específico, geralmente doce, podem ser consumidas cruas e possuem grande quantidade de suco.

As frutas possuem baixos valores de lipídeos e proteínas, porém são uma ótima fonte de vitaminas, minerais, fibras e carboidratos.

Podem ser consumidas de inúmeras maneiras, a principal, é in natura, porém, também podem ser consumidas na forma de suco, em caldas, compotas, geleias, doces, cristalizadas e etc.

Os legumes são altamente utilizados em preparações, são considerados como frutos salgados, a maioria deles precisam passar por um pré-preparo e um preparo antes de serem consumidos, para não trazerem prejuízos na absorção de nutrientes. Devem fazer parte da alimentação diariamente, dando preferencias ad da época. Pois, como nas frutas, os legumes da época são mais vistosos, nutritivos e possuem um custo menor.

Na preparação foram utilizados legumes e frutas, sendo, no caso, utilizado suco da laranja e cenoura picada para realização de um creme doce. Ambos, suco de laranja e cenoura, possuem betacaroteno, substancias responsável pela coloração amarela e alaranjada. No geral, os alimentos que apresentam essa coloração são fonte de vitamina C, é uma vitamina hidrossolúvel cujo nome técnico é ácido ascórbico. Ela melhora a pele, previne envelhecimento, melhora a absorção de ferro e evita problemas de visão.

Os alimentos foram preparados conforme estudos literários dos autores ORNELLAS, L. H. - Técnica Dietética, Seleção e Preparo de Alimentos, e PHILIPPI, S.T. - Nutrição e Técnica Dietética.

OBJETIVO

Conhecer diferentes técnicas de pré-preparo dos alimentos.

Conhecer os pesos de cada fase do pré-preparo e preparo.

Preservar ou aumentar o valor nutricional dos alimentos.

Discutir as preparações e o aproveitamento das frutas na elaboração dos pratos.

Elaborar a ficha técnica das preparações do grupo.

Preservar ou aumentar o valor nutricional dos alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (117.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com