TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica filme A historia da saúde publica no Brasil - 500 anos em busca de solucões

Por:   •  6/4/2017  •  Resenha  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  14.337 Visualizações

Página 1 de 3

Conforme a constituição federal, “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” (artigos 196 a 200). Tais termos foram estabelecidos em 1988, pela Carta Magna, durante o mandate de José Sarney. Mas será que mesmo antes dessa constituição ter sido promulgada, o estado, império ou democracia,  tratava a saúde pública da mesma forma que é atualmente ?

O video traz justamente esse apanhado histórico da saúde publica no Brasil, desde a época da colonização pelos portugueses até os dias atuais. Como o mesmo cita, não era dada importância a mehores condições sanitárias e de cuidados a saúde da população em geral, mas apenas uma minoria, “bem nascida” que podia bancar tratamentos e medicos propriamente ditos. Ao longo do período brasil-império, os métodos de cura para os menos abastados não mudou muito daqueles empregados pelos índios, antes dos descobrimento. A utilização de ervas medicinais e a esperança de que um indivíduo, cujas capacidades medicinais advinham de poderes místicos e espirituais, eram a salvação de grande parte da população.

A grande mudança histórica nesse contexto brasileiro se dá já na república, início do século 20, com a presença de reformas populares e sanitaristas. Foi principalmente com objetivos de preservação populacional (tanto no contingente quanto no bem-estar) para mão-de-obra nas fábricas. Um nome de extrema importância nesse momento era o de Oswaldo Cruz que comandou uma campanha de vacinação contra a varíola no Rio de Janeiro, capital do páis na época, e que ficou sendo chamada como Revolta da Vacina, por conta do descontentamento e desinformação da população para com o estado e seus objetivos com a vacinação.

A partir daí, projetos e documentos para melhoria da saúde do povo foram sendo elaborados ao longo dos anos, porém as condições em que estes se encontravam eram precárias e as doenças foram deixando fortemente seus rastro pela história. É fundamental serem citadas nesse processo a constituição de 1934, as C.L.T em 43 e a criação do ministerrio da saúde em 53, que trouxeram avanços importantes aos direitos a saúde da população.

No período da ditadura, a saúde dada menor importância, até que o aparecimento de doenças perigosas fez soar um alerta para a busca de soluções. Tais soluções nao foram o suficiente e com isso, se dá o início da era dos planos de saúde. Até chegarmos ao que temos hoje, que ainda não é muito diga-se de passagem, foram fundamentais a criações de organizações como Organização Mundial da Saúde, para criação de relatórios e documentos numa tentativa estabelecer o mínimo necessário para a saúde em todo mundo. Com a elaboração da constituição de 88 e a criação do Sistema Único de Saúde, a saúde pública brasileira deu um grande passo no combate a doenças e a melhora de vida.

 Infelizmente, como revela o video em suas partes finais, o investimento destinado a saúde ainda é pouco e mal utilizado. Temos hoje poucos hospitais para tamanho contingente nas capitais. No interior então, a situação ainda é mais crítica. Faltam materiais, profissionais, estrutura adequada, ou seja, mesmo após todos os avanços na tecnologia para o tratamento e prevenção, ainda é excessivamente grande a mortalidade advinda da precarização da saúde no Brasil. Enquanto não tivermos uma nação pautada na saúde e na educação, que não precise utilizar metade de seu salário mínimo para o pagamento de plano de saúde para adquirir o que é seu por direito, não conseguiremos de fato evoluir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com