TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha critica: A História da Contabilidade no Brasil

Por:   •  23/8/2018  •  Resenha  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  970 Visualizações

Página 1 de 4

SILVA, Maurício Souza; ASSIS, Francisco Avelino de. A História da Contabilidade no Brasil. Periódico Científico Negócios em Projeção, v.6, n.2, p.35-44, 2015.

        A busca por um estudo mais aprofundado acerca da história, não é só na contabilidade, mas em todas as áreas nos permitindo através desse conhecimento entender o que aconteceu no presente e pensar no que pode acontecer no futuro. O artigo aborda de forma elucidativa a evolução da contabilidade no Brasil ao longo dos anos abordando os principais acontecimentos durante os três períodos da nossa história: colônia, império e república.

        Os primeiros sinais da utilização da contabilidade no Brasil, está no Brasil Colonial, período que vai desde o “descobrimento” até a vinda da família real, o país não passou por grandes avanços, porem durante as expedições portuguesas aparece a figura do contador, pois Portugal já sabendo das riquezas aqui encontradas, viu a necessidade de se controlar o patrimônio, logo, por influência italiana vem de Portugal guarda-livros e contadores. Até o trafego de escravos contribuiu para a evolução da contabilidade, pois se fazia necessário apurar o lucro das viagens na qual comercializavam escravos por madeiras e derivados da cana-de-açúcar.

        Já no Brasil Imperial, vários intelectuais franceses vieram para o Brasil, muitos deles estudiosos da área contábil, contribuindo mais uma vez com a evolução da contabilidade. O governo Imperial procurou buscar um efetivo controle na arrecadação, e se aliando à contabilidade para isso, contribuiu bastante com a evolução da profissão contábil em terras brasileiras.

Com a abertura dos portos o Rio de Janeiro sofreu uma verdadeira invasão de comerciantes ingleses, tal fato trouxe consigo várias ocorrências no campo político, entre elas leis comerciais, tributárias, trabalhistas, previdenciárias e a própria burocracia o que contribuiu para a expansão do mercado de trabalho do contabilista.

        Vários fatores foram de grande importância neste período, tais como: a criação e liquidação do Banco do Brasil; a baixa de um decreto que institui que as escriturações devem ser feitas por quem frequentasse a escola de comercio; ciclo do ouro e metais preciosos exigindo uma apuração de custos, lucros e tributos; a baixa de um decreto exigindo o uso do método das partidas dobradas e consequentemente sua aperfeiçoamento com um grupo de contas criado pelos franceses; menção da contabilidade como ciência; promulgação do código comercial, que estabeleceu a obrigatoriedade do levantamento do Balanço e a elaboração do livro Diário nas entidades.

        Com o período que se inicia com a proclamação da república, o país logo enfrentaria a crise do encilhamento, na qual o autor afirma ter sido um período de estagnação para a contabilidade, contudo este marco histórico seria mais uma fraude financeira despercebida na história sem a contabilidade. Logo a seguir, inicia-se o período de industrialização do país, e junto com ele a Revolução Industrial. O país estava se desenvolvendo e a contabilidade evoluindo, pois o surgimento de grandes corporações aumentava a responsabilidade dos contadores, tendo em vista a necessidade de se apresentar um maior número de informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com