TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Nutrição

Por:   •  26/11/2020  •  Abstract  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

Nutrição específica: determinantes imediatos da nutrição e desenvolvimento adequado de alimentação e ingestão de nutrientes desde a nutrição fetal e infantil que promovam baixa carga de doenças infecciosas.

Nutrição sensitiva: fetal e infantil – segurança alimentar, recursos de cuidado adequado nos níveis materno, familiar e comunitário.

Fortificação: processo antigo, utilizado para reforçar o valor nutritivo dos alimentos, favorecendo a manutenção ou recuperação da saúde no sentido de prevenção às carências nutricionais. Leite com adição de vitaminas, pão com ferro e niacina.

Biofortificação: técnica de melhoramento genético natural, que possibilita elevar o teor de micronutrientes dos alimentos como provitamina A, ferro e zinco, melhorando sua qualidade nutricional.

Saudabilidade: produtos mais perecíveis, incluindo frutas e vegetais com embalagem inovadora.

Novas tecnologias: aquecimento ôhmico, processamento com alta pressão, campo elétrico pulsado, luz brilhante, processamento asséptico, preservação com conservantes.

Preservação com conservantes: bacteriocidas – nisina, utilizados para estender a vida de prateleira e melhorar a segurança; bicarbonato de dimetilo – conservante usado em bebidas, prevenção da deterioração causada por leveduras; inibição microbiana competitiva; atmosfera modificada e controlada; irradiação.

Tecnologia ou inovação disruptiva: inovação tecnológica, produto ou serviço com características que provocam uma ruptura com os produtos, modelos ou tecnologias já estabelecidas no mercado.

Produtos alternativos à carne: de laboratório ou à base de proteínas vegetais.

Produtos alimentícios orgânicos: práticas culturais, biológicas e mecânicas que: reciclem produtos agrícolas, promovam o equilíbrio ecológico e que conservem a biodiversidade. Os produtores não podem utilizar produtos químicos sintéticos, antibióticos e hormônios. A agricultura orgânica é um sistema de produção agrícola que tem por objetivo preservar a saúde do meio ambiente, a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo.

Regulamento: 1 – Sistemas de cultivo orgânico: evitam pesticidas e fertilizantes sintéticos, proibido utilizar lodo de esgoto e manter a qualidade do solo. 2 – Sistemas pecuários orgânicos: proibido uso de antibióticos e hormônios de crescimento, adaptam-se às necessidades, insumos de produção devem ser orgânicos.

Os produtos podem ser 100% orgânicos, etiqueta orgânica (95%), feito com ingredientes orgânicos (70%) e listagem com ingredientes (abaixo de 70%). A certificação é realizada pelo mapa e imetro, por auditoria, sistema participativo de garantia e controle social na venda direta.

Cadeia produtiva: conjunto de elementos que interagem em um sistema produtivo para a oferta de produtos ou serviços ao mercado consumidor. Do alimento: envolve etapas consecutivas, ao longo das quais diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final.

É necessário produzir com qualidade, eficiência e baixo custo. Produção agroindustrial: produção da matéria prima, industrialização e comercialização, estoques: suprimentos, transformação, distribuição, consumo.

Arranjo produtivo local: concentração de empresas em determinado setor com alguma interação. Cluster é uma concentração geográfica de empresas ligadas a um determinado setor de atividade.

Cooperação e competição: interesses comuns, caráter vertical, fases iniciais (cooperação), fase madura (caráter horizontal).

Rastreabilidade ou traceabilidade: capacidade de determinar o seguimento do produto alimentício durante toda a cadeia produtiva, é fundamental à qualidade dos produtos alimentícios. Por lei, todos os alimentos devem ser submetidos a um processo de traceabilidade onde no mínimo seus principais componentes devem ser identificados utilizando técnicas padronizadas.

Certificação: é a declaração de que todas as operações utilizadas na elaboração do produto têm obedecido as normas ambientais, sanitárias, sociais e demais normas relativas à INOCUIDADE.

Autenticação: é a declaração de que todos os componentes do produto alimentício têm sido identificados e confirmada sua procedência.

Sistema alimentar: sistema de alimentação 1) sistema de produção: sistema produtivo, políticas para o suprimento de produtos alimentícios, comércio/comercialização, importação/exportação. 2) distribuição: mercado, armazenamento, transporte, tecnologia, processos tecnológicos.

Disponibilidade de alimentos = volume total da produção/população

Sistema de alimentação: disponibilidade dos produtos alimentícios para o consumidor.

Processo de nutrição: constituído por processos de reações químicas a nível celular para a utilização biológica dos nutrientes.

Fome: estado fisiológico de necessidade da ingestão de alimento. Apetite: estado psico-fisiológico de vontade de comer ou de ingerir determinado alimento, não é necessidade.

Produto alimentício: produto de origem animal ou vegetal, in natura ou elaborado, que é disponibilizado e apto para consumo humano, ou seja, em condições de sanidade de qualidade assegurados por lei.

Alimento: produto alimentício, sólido ou líquido, que quando ingerido fornece nutrientes necessários para que o organismo possa desenvolver funções de manutenção, reprodução, reparo, crescimento e regulação.

Classificação dos alimentos: origem – vegetal e animal, função – energético, protetores, reguladores e acessórios.

Tipo de processamento: in natura ou minimamente processados, ingredientes culinários, processados e ultraprocessados.

Uma alimentação saudável está baseada em refeições balanceadas e em quantidades apropriadas: porções – quantidade de alimento que uma pessoa deve consumir em uma única ingesta e que aporte diariamente ao organismo a quantidade de nutrientes e de energia específicos para cada pessoa. [pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (153.2 Kb)   docx (590.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com