TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Anemia

Por:   •  16/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Anemia

Hemograma e contagem de plaquetas: leucocitose, trombositose, leucopenia, neutropenia e tombocitopenia.

A anemia pode ser definida como uma redução na massa de glóbulos vermelhos (RBC) ou na concentração de hemoglobina no sangue (HGB).

Hemoglobina (HGB) – Esta é uma medida da concentração do pigmento RBC HGB no sangue total, expressa em gramas por 100 mL (dL) de sangue total.

hematócrito (HCT)- porcentagem de hemácias encontrada em uma amostra de sangue.

As causas de anemia em crianças variam de acordo com a idade de apresentação, sexo, raça e etnia.

tipos de anemia:

macrocítica: As hemácias apresentam tamanho maior que o normal, o VCM (≤ 97,5 percentil)

microcítica: São as que apresentam tamanho menor que o normal (≥ 97,5 percentil )

Anemia normocítica — A anemia normocítica é definida como anemia com VCM normal (ou seja, entre o percentil 2,5 97,5

As causas comuns de anemia normocítica incluem anemias hemolíticas, perda de sangue, infecção, medicação e anemia de doença crônica. Outras causas de anemia normocítica incluem hipotireoidismo e doença renal crônica.

Alta contagem de reticulócitos – Uma alta contagem de reticulócitos (>3%) reflete uma resposta eritropoiética aumentada à perda de sangue ou hemólise.As causas comuns incluem hemorragia, anemia hemolítica autoimune, membranopatias.

Contagem de reticulócitos baixa ou normal – Uma contagem de reticulócitos baixa ou normal reflete a produção deficiente de hemácias (ou seja, uma resposta medular reduzida à anemia).

As causas de resposta inadequada da medula incluem infecções, envenenamento por chumbo, anemias hipoplásicas, eritroblastopenia transitória da infância, anemia de Diamond-Blackfan, etc.

Concentração média de hemoglobina corpuscular (MCHC) – O MCHC é um índice calculado (MCHC = HGB/HCT) produzindo um valor de gramas de HGB por 100 mL de RBC. valores variam de acordo com idade, sexo, raça e etnia.

Largura de distribuição de glóbulos vermelhos (RDW) – O RDW é uma medida quantitativa da variabilidade dos tamanhos de RBC na amostra (anisocitose).

ABORDAGEM DIAGNÓSTICA:Pancitopenia – As causas de pancitopenia incluem leucemia, infecção, medicamentos mielossupressores, anemia aplástica e hiperesplenismo.

Anemia com trombocitopenia – As causas de anemia associadas à baixa contagem de plaquetas incluem síndrome hemolítico-urêmica, púrpura trombocitopênica trombótica e síndrome de Evans.

Anemia com trombocitose – A anemia por deficiência de ferro é comumente associada à trombocitose, mas também pode estar associada à trombocitopenia

Anemia com leucocitose – As causas de anemia associadas à contagem elevada de leucócitos incluem leucemia e infecção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com