TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre ferro e anemia

Por:   •  14/4/2019  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

A carência do elemento químico ferro pode causar no organismo humano, além da popular anemia, também anorexia, sensibilidades ósseas a temperaturas baixas, irritabilidade e problemas de crescimento. Seu excesso pode também ser perigoso, podendo provocar problemas digestivos, cansaço extremo e dores de cabeça.

Tanto o excesso quanto a deficiência de ferro podem causar sérios problemas ao organismo humano. O excesso de ferro é conhecido como hemocromatose, e ocorre quando a alimentação é rica deste mineral e o organismo apresenta alta tendência em absorvê-lo.  A sua deficiência, mais popular do que o seu acúmulo, é chamada de anemia. A palavra anemia, entretanto, apesar de hoje estar popularmente associada à carência de ferro, não é utilizada unicamente para esta denominação. Quando se refere à carência específica deste elemento, a denoninação mais acertada é anemia ferropriva.

Quando há carência de ferro no organismo humano, os depósitos reticuloendoteliais, ou seja, a hemossiderina e a ferritina são totalmente depletados mesmo antes do estabelecimento da anemia. Na medida em que a doença evolui, os primeiros sintomas começam a surgir no paciente, como cansaço extremo, fraqueza, indisposição diversa, dores de cabeça, sonolência e lentidão muscular. Ao longo dos dias pode-se apresentar estomatite, unhas quebradiças, enfraquecimento do cabelo, com fios finos e secos, assim como ressecamento da pele, descoramento das mucosas pervenção do apetite.

A causa de deficiência de ferro no organismo está relacionada à perda sanguínea crônica, a qual é mais comum via uterina e no trato gastrointertinal. Na infância, pode ocorrer por nascimento prematuro, anemia materna durante à gravidez ou ainda perda de sangue no momento do parto. Como tratamento, deve-se estar consciente de que, em qualquer situação, a recomendação é sempre buscar-se tratar a causa do problema. Assim, deve-se administrar ferro, ou via oral, intramuscular ou endovenosa, para sanar-se a anemia, e assim repor os depósitos deste mineral no ororganismo. A administração de ferro via oral pode ser acompanhada de alguns sintomas, como náuseas, constipação ou diarréia. Por via intramuscular o processo é muito doloroso, sendo muitas vezes evitado na segunda vez. Já de forma endovenosa, o processo deve ser lento, e a amostra deve ser diluida em soro fisiológico.

Unifunec

Relatório de química orgânica

Resumo do artigo sobre ferro

1° termo biologia 2019

Prof.ª Cristiane Paneli

Nome:  

Juan Carlos R. Colombo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com