TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA ESQUELETICO (Anatomia)

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  2.599 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA ESQUELETICO

O esqueleto é um conjunto de ossos e cartilagens que confere estrutura ao corpo humano. Nos humanos essa importante estruturaencontra-se no meio interno e denominado como endoesqueleto. Os ossos humanos podem sofrer variações quanto ao formato, tamanho e cor.

Quando nos referimos ao esqueleto articuladoenvolve ossos e cartilagens, enquanto o desarticulado engloba somente ossos soltos.

Funções

Suas principais funções são:

  • Proteção

Os ossos tem por objetivo proteger órgãos vitais que desempenham funções importantes como o cérebro, o coração, os pulmões entre outros.

  • Sustentação do Corpo

  • Armazenamento de íonsde Cálcio e Fosforo

Os ossos são compostos em partes por esses sais mineraisprincipalmente se tratando da parte compacta que os revestes externamente. Esses sais são armazenados na matriz óssea e serão utilizados à medida que o organismo necessita.

Sistema de Alavanca para os movimentos

Os ossos em associação com outras estruturas e órgãos como articulações e músculostrabalham juntos em realizar os movimentos do corpo.  Os ossos serão as alavancas mecânicas que possibilitarão a realização de movimentos.

Produção de especificas células do sangue (hematopoiese) como hemácias e alguns leucócitos.

Divisão do Esqueleto.

O esqueleto encontra-se dividido em duas partes principais: Axial e Apendicular.

Esqueleto Axial: composto pela cabeça, pescoço e tronco.

Esqueleto Apendicular: compostopor membros superiores e inferiores.

As estruturas que fazem junção entreesses esqueletos são denominados cinturas, sendo estas escapular ou torácica a que une os membros superiores ao tronco, e a pélvica que une membros inferiores ao tronco.

Classificação dos Ossos

Podem ser classificados como:

Longos: ossos cujo comprimento é maior que a espessura e largura. Temos as epífises e diáfise que são separadas por uma zona de crescimento, visível em ossos jovens.

Ex: Fêmur

Estrutura de Ossos longos

Os ossos longos apresentam duas estruturas especificas denominadas epífises. Sua superfície é constituída por ossos compactos e internamente, formado por ossos esponjosos. No corpo do ossolocalizado entre as epífises encontra-se a diáfise, uma camada externa de osso compacto que delimita internamente uma cavidade espaçosa, possibilitando ao osso um aspecto tubular denominado camada medular.

Entre a epífise e a diáfise encontramos uma região ligeiramente mais largacontendo a zona de crescimento e osso recém- formado denominado metáfise. Nesta região encontra-se um disco de cartilagem chamado disco epifisário o principal responsável pelo crescimento longitudinal dos ossos longos.

O canal medular tem forma cilíndrica de secção circular e se estende longitudinalmente por toda a diáfise, reproduzindo a forma externa do osso. Em seu interior aloja-se a medula óssea

Ossos Alongados

Apresenta comprimento maior do que a largura e a espessura, porem encontram-se dispostos perpendicularmente em relação ao longo eixo do corpo, não apresentam canal medular em seu interior

Ex: Clavícula, costelas.

Curtos: ossos cujo comprimento, largura e espessura são equivalentes.

Ex: osso do tarso

Laminares: ossos cujo comprimento e largura são equivalentes e predominantes a espessura.

Ex: osso parietal

Irregulares: suas dimensõesnão se enquadram nas classificações anteriores.

Ex: vértebras

Aspecto Funcional dos Ossos

Pneumáticos

Possuem cavidades ocas, revestidas por mucosa que permite maior leveza ás estruturas, possuem também um sistema defensor do trato respiratório por reter partículas de poeira e agentes alergenos. São encontrados nos ossos do crânio principalmente na face.

Ossos supranumerários

São ossos que surgem a mais quando há formação de alguns ossos.

Ex: ossos que surgem entre as suturas do crânio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com