TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc INTRODUÇÃO

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

O  envelhecimento é uma fase em que o individuo é acometido por mudanças gradativas em seu organismo . É o ápice da trajetória percorrida durante a vida , que requer cuidados e atenção para que haja a diminuição da taxa de mortalidade . Segue se uma linha continua que refleti todo o estilo de vida e genética.

Nas três ultima décadas houve um crescimento notório de 85,5/ de pessoas com faixa etária de 65 anos ou mais , e de 225% com 85 anos ou mais . Sendo assim estes resultados estão interligados com a preocupação em aderir novos hábitos alimentares. ( Tramotino VS  2009)

Segundo dados demográficos do censo a proporção de jovens nos anos de 200 a 2010 vem diminuindo e a de idosos aumentando continuamente. Os países desenvolvidos da Europa ( Itália , Alemanha, Grécia e Espanha) estão em destaque com um alto índice de idosos sendo eles 70% da população . No ano de 2000 os dados que foram coletados afirmou que a população idosa era composta por 605 milhões de pessoas, estima-se que em 2050 teremos cerco de 2 bilhões de idosos. (IBGE 2000)

Com este avanços na população a perspectiva de vida aumentou significadamente  de acordo com os limites biológicos o ser humano está vivendo em média de 110 á 120 anos .( Peixoto Pereira 2004)

O processo de envelhecer sofre alterações fisiológicas no organismo contudo são características do ciclo da vida . Sendo elas dificuldades sensoriais , doenças gastrointestinais , metabólica, cardiovascular e renais , que influenciam diretamente no estado nutricional podendo ter como consequência a desnutrição que pode ser causada pelas doenças metabólicas. Outro fator que acarreta mudanças no organismo á a obesidade causada pelos distúrbios psicológicos e sociais. (Bueno JM et al 2008).

Levando em consideração as alterações fisiológicas citadas a alimentação é um fator que esta correlacionada com as patologias. Segundo o estudo realizado em Mutúipe Bahia , um ponto importante para ser observado também é a alteração no emocional , por que  quando o idoso está no quadro da solidão ele se sente só , sem animo, fraco gerando então uma falta se apetite total prejudicando sua saúde nutricional.

Para está avaliando o estado nutricional dos pacientes idosos são usadas algumas técnicas e de acordo com o SISVAN (sistema de vigilância alimentar e nutricional)  a técnica mais precisa para o diagnostico nutricional é o IMC (índice de massa corporal) sendo ele recomendado pela OMS( organização mundial da saúde) é usada  para adultos e idosos porém neles  deve se levar em consideração alguns aspectos que mudam de acordo  com as alterações fisiológicas como o declínio da altura , diminuição do peso , alterações ósseas , distribuição do tecido adiposo no corpo e redução da massa muscular.

O calculo do IMC é feito da seguinte forma : o peso do paciente é dividido por sua altura ao quadrado , o resultado final mostra a classificação do quadro nutricional do idoso . IMC menor ou igual a 22 é considerado baixo peso . maior que 22 e menor que 27 é considerado com estrófico/adequado e maior ou igual que 27 é considerado sobrepeso.

Contudo o reflexo dos hábitos  alimentares caracteriza o estado nutricional do idoso. O estudo realizado em Alfena Minas Gerais com 82 indivíduos  entre 60 a 87 anos obteve um resultado de que 52,4% encontra-se sobrepeso, 28% eutróficos e 19,5% com baixo peso ,  dados obtidos pelo calculo do IMC . 61 deles levaram  os exames bioquímicos constatou que 96,7% estão com glicemia normal e 59% apresenta colesterol e triglicerídeos elevados os valores com alteração foi apresentado nos idosos que estão no quadro de sobrepeso. (Bueno JM 2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com