TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termos utilizados no filme epidemia

Por:   •  21/10/2016  •  Resenha  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  948 Visualizações

Página 1 de 3

Termos Epidemiológicos

Isolamento: Segregação de um caso clínico do convívio das outras pessoas durante o período de transmissibilidade, a fim de evitar que os suscetíveis sejam infectados. Em certos casos, o isolamento pode ser domiciliar ou hospitalar; em geral, é preferível este último, por ser mais eficiente. Quando isolaram o primeiro paciente com a doença.

Período latente (sinônimo: período de incubação): Intervalo entre a exposição a agentes químicos tóxicos e o início dos sinais e sintomas da doença. Pergunta feita no inicio do filme para saber quanto tempo ate o vírus agir.

Período de transmissibilidade (sinônimo: período de contágio): Intervalo de tempo durante o qual uma pessoa ou animal infectado eliminam um agente biológico para o meio ambiente ou para o organismo de um vetor hematófago, sendo possível, portanto, a sua transmissão a outro hospedeiro. Quanto tempo levava ate uma pessoa ser contaminada, como foi no cinema.

Índice de mortalidade- Medida de frequência de óbitos por determinada causa entre membros de uma população atingida por essa doença. Quando disseram que era de 100% na aldeia.

Paciente 0- Primeiro entre vários casos de natureza similar. Garoto que trabalhou com o homem branco.

Portador: Pessoa ou animal que não apresenta sintomas clinicamente reconhecíveis de uma determinada doença transmissível ao ser examinado, mas que está albergando o agente etiológico respectivo. Em saúde pública, têm mais importância os portadores que os casos clínicos, porque, muito freqüentemente, a infecção passa despercebida nos primeiros. Os que apresentam realmente importância são os portadores eficientes, de modo que na prática o termo portador se refere quase sempre aos portadores eficientes. O macaco.

Epidemia: É a manifestação, em uma coletividade ou região, de um grupo de casos de alguma enfermidade que excede claramente a incidência prevista. O número de casos que indica a existência de uma epidemia varia com o agente infeccioso, o tamanho e as características da população exposta, sua experiência prévia ou falta de exposição à enfermidade e o local e a época do ano em que ocorre. Por decorrência, a epidemicidade guarda relação com a freqüência comum da enfermidade na mesma região, na população especificada e na mesma estação do ano. O aparecimento de um único caso de doença transmissível que durante um lapso de tempo prolongado não havia afetado uma população ou que invade pela primeira vez uma região requer notificação imediata e uma completa investigação de campo; dois casos dessa doença associados no tempo ou no espaço podem ser evidência suficiente de uma epidemia. Foi o que ocorreu na cidade e quase se alastrou por todo o EUA.

Meio de Transmissão- Transferência de um agente etiológico animado de uma fonte primária de infecção para um novo hospedeiro. A transmissão pode ocorrer de forma direta ou indireta. No inicio era apenas pela saliva, mais depois foi descoberta uma evolução que sobrevivia ao ar (transmissão aérea).

Índice de transmissão- Lapso de tempo entre os primeiros sintomas da doença e o início dos sinais ou sintomas com os quais o diagnóstico pode ser estabelecido. Quanto tempo e com que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com