TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Epidemiologia Sobre Filme: A epidemia

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  8.063 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL-MG

TRABALHO DE INTRODUÇÃO À EPIDEMIOLOGIA SOBRE O FILME “A EPIDEMIA”

Professor: Sinézio Inácio da Silva

Alfenas, 20 de Outubro de 2015

O filme A Epidemia, aborda um assunto atual, servindo de alerta para as autoridades públicas. Mostra a proliferação, a evolução do vírus H5N1 e a rápida contaminação da gripe aviária e sua conseqüente mortalidade, podendo assim se fazer uma relação direta com a epidemiologia, observando fatores como, história natural da doença, medidas de prevenção, cadeia epidemiológica e as características do agente etiológico em questão.

 A História Natural da Doença divide-se em três etapas: a inicial, a patológica e a clínica. O período inicial é aquele na qual o indivíduo hospedeiro não está contaminado pelo agente etiológico, mas apresenta todas as condições favoráveis para a sua contaminação. Nesse período, medidas de prevenção podem ser tomadas, como o estudo das características do agente, orientação da população suscetível, o uso de equipamentos de proteção individual, etc. O período patológico é quando a doença não manifesta os sintomas, mesmo que o organismo apresente modificações patológicas. A partir do momento em que a doença começa a se manifestar clinicamente, os sintomas geralmente começam a aparecer, assim, a história natural da doença muda para a terceira etapa: a clínica. Nessa etapa, é necessária a internação (quarentena) do paciente, para que seja analisada a progressão da doença, a transmissão e o uso de medicamentos adequados, classificando assim medidas curativas para a doença em questão. A imunização ou medida curativa é de grande dificuldade, devido às características do agente etiológico, a rápida transmissão, a abrangência da população em risco e o caráter mutagênico (capacidade de alteração das características genéticas) do vírus, sendo resistente a medicamentos antipiréticos e determinados antivirais.

O Agente Etiológico da Gripe Aviária é o vírus Influenza, tipo A, subtipo H5N1. A transmissão e disseminação ocorrem pelo contágio de aves e mamíferos de sua região de origem (regiões com baixas temperaturas que permitem a sobrevivência do vírus), no caso do filme, as andorinhas-do-mar habitantes das geleiras, foram consideradas as responsáveis por hospedar o agente em seus ovos, sendo o hospedeiro intermediário. No organismo humano a transmissão é feita de maneira direta pelo sistema respiratório, através de gotículas de ar ou contato. Segundo o filme, o agente etiológico apresenta um período de incubação de 10 dias, no qual o hospedeiro não apresenta sintomas e não há risco de contaminação. Sendo muito resistente e sofrendo mutações na proteína Hemagluitinina (responsável pela defesa do corpo), o paciente apresenta infecções, febre alta, dor de cabeça, tosse, complicações respiratórias e pulmonares. Caracteriza-se como um agente letal, pois leva a morte do paciente em poucos dias. Aqueles que sobrevivem à doença adquirem anticorpos especializados, através das células de memória, criando uma resistência imunológica ao vírus.

O filme aborda valores epidemiológicos como mortalidade e letalidade. Enfatiza a grandeza do ocorrido em todo o mundo sem estimar valores exatos. Grande parte das pessoas infectadas vieram a óbito, algumas em poucas horas, indicando a alta letalidade, alem do grande número de mortos na população total, ou seja, alta mortalidade. Os únicos dados concretos citados no filme foram os de que houve quatro sobreviventes humanos na primeira epidemia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com