TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Nutrição e Dietética

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

A alimentação é uma necessidade. O ser tende a alimentar-se para sobreviver. Através do alimento, recebemos não só fontes de energia para nossa sobrevivência , como também o prazer que a alimentação nos oferece.

Observamos ao longo da história as inúmeras mudanças na relação entre o homem e os alimentos, como suas escolhas, hábitos, técnicas, mudaram a história ao longo dos anos. Foi nessa perspectiva que o homem sentiu a necessidade de adequar-se as práticas de transformação do alimento. Devido a isso foi fundamental desenvolver utensílios, habilidades e equipamentos que auxiliassem na medida dos alimentos, e também em sua preparação.

OBJETIVO:

Reconhecer a evolução dos equipamentos, e utensílios utilizados para medir os alimentos identificando sua importância no processo alimentar.

METODOLOGIA:

O trabalho foi realizado mediante a revisão bibliográfica de sites científicos, leitura de artigos , revistas e na análise de imagens

RESULTADO:

Utensílios antigos:

Tacho

Material: utensílio confeccionado em cobre, muito presente nas roças brasileiras, responsável pela alimentação das numerosas famílias, até meados do século XIX.

História: o utensílio chegou ao Brasil com os colonizadores e logo tomou lugar do destaque sobre as grandes fornalhas e fogões a lenha, que eram improvisados nas varandas das grandes fazendas.

Utilidade:

No Brasil colônia, ele era uma peça importante para a produção de rapadura, pois as tachas, que eram responsáveis pelo ponto da rapadura possuíam o mesmo formato do tacho, ou seja o tacho era um utensílio utilizado tanto para o preparo quanto para saber a quantidade (medida) da rapadura que deverá ser feita.

Balança Romana

Material: utensílio confeccionado em metal e madeira.

História: acredita-se que a balança tenha surgido no antigo Egito, a cerca de 40 séculos atrás.

Utilidade:

Era muito utilizada para pesar as sacas de café, a pesagem era feita com a saca de café em um dos pratos, e pesos de 20 kg no outro. era usada em geral nos armazéns, por ensacadores ou para conferencia do peso.

Utensílios da atualidade:

Copo medidor:

Material: entre as centenas de modelos de copo medidor disponíveis no mercado, é mais comum encontrar nos seguintes modelos:

Plástico: ganha pela versatilidade e praticidade, além de ser durável.

Conta com uma serie de modelos que trazem medidas diversas para garantir o aprume necessário das suas receitas.

Vidro: na mesma linha dos modelos em plástico, o copo medidor em vidro traz uma vantagem, que é um pouco mais sofisticado a decoração da cozinha, além da funcionalidade necessária de garantir o acerto de cada medida pedida nas receitas.

História:O copo medidor surgiu para facilitar a rotina gastronômica, mas não se sabe ao certo quando, onde e por quem foi feita essa descoberta. Existe o copo americano que também é utilizado para medir ingredientes, este, foi criado pela cristaleira americana, nos anos de 70, que teve a ideia de produzir no Brasil copos de vidro ainda nos anos 1540.

Utilidade: Serve para atingir o volume necessário do ingrediente, sólido ou líquido, para levá-lo a receita. O copo medidor que se oferece em uma serie de diferentes modelos, vem com uma espécie de tabela impressa na parte externa do copo, que costuma ser translúcido para facilitar a medida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com