TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM Portifólio

Por:   •  6/5/2016  •  Ensaio  •  4.760 Palavras (20 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 20

ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR-ASCES

Bacharel: Saúde Coletiva

 ORIENTADORA:  FERNANDA ANTUNES

JULIANE MATOS DA SILVA DOS SANTOS

PORTFÓLIO ACADEMICO

(Determinantes Sociais da Saúde)

Caruaru-PE

2016

ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR-ASCES

Bacharel: Saúde Coletiva

PORTFÓLIO

Portfólio proposto pela

Orientadora Fernanda Antunes, como método para nota para a 1º unidade.

        

Caruaru-PE

2016

SUMÁRIO:

  • Apresentação.................................................................4
  • Introdução.......................................................................5
  • Aula I ..............................................................................6
  • Aula II .............................................................................8
  • Aula III ...........................................................................12
  • Aula IV ...........................................................................14
  • Aula V.............................................................................16
  • Aula VI ...........................................................................17
  • Aula VII ..........................................................................18
  • Aula VIII .........................................................................20
  • Conclusão.......................................................................22
  • Referencias ....................................................................25


Apresentação:

Olá. Chamo-me Juliane Matos da Silva dos Santos e tenho 19 anos, sou brasileira, nasci em Própria-SE, mas fui criada e vivi quase minha vida inteira no interior de São Paulo (Campinas-SP) mas há 3 anos resido em Gravatá-PE, onde moro com meus pais e duas irmãs.

Sou solteira, atualmente trabalho e recentemente comecei a estudar em Caruaru-PE, estou cursando o ensino superior na ASCES, onde sou bacharel em Saúde Coletiva, é um curso novo, porém estou gostando muito e tenho expectativa de obter bons resultados no futuro.

Introdução:

No âmbito da disciplina de Determinantes Sociais da Saúde, apresento este portfólio, constituído por relatos de todas as aulas, aprofundamento de cada aula e Reflexões, desenvolvidas no decorrer desta unidade.

Aula I

No dia 19/02/2016, tivemos a primeira aula de DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE, foi uma aula introdutiva onde conhecemos a Docente Fernanda Antunes e nos apresentamos e falamos um pouco das nossas expectativas sobre a disciplina.

No mesmo dia assistimos um documentário “Ilha das flores” ,  eu particularmente, no início achei bem confuso é um filme curto de aproximadamente 10 à 15 minutos onde um narrador  com uma voz estranha  retoma várias vezes à enunciados já expostos um deles é “ seres humanos são dotados de tele encéfalo superior e polegar opositor” e no decorrer do filme observei um ambiente de miséria total , mas após o termino do documentário debatemos em sala sobre do que se tratava o filme , citamos os problemas que encontramos no filme para então poder concluir e entender o que eram determinantes sociais de saúde.

Eu realmente não tinha a menor ideia sobre o que era determinantes sociais da saúde (DSS), tinha conhecimentos rasos sobre fatores que poderiam influenciar na saúde de alguém, mas não fazia a menor ideia que era conhecido como DSS.  

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) Determinantes Sociais da Saúde estão relacionados às condições em que uma pessoa vive e trabalha e Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS) econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam negativamente na saúde do indivíduo. ( PELLEGRINE 2007, BUSS 2007).

Desde meados do século XIX autores da antiguidade ( Villermé (1782-1863) na França, Chadwick (1800-1890) e Engels (1820-1895) na Inglaterra)  já associavam mortalidade e pobreza, mas não com um olhar tão crítico como atualmente. No século XX houve um avanço no estudo dessas relações, particularmente entre as condições de vida e trabalho e a situação de saúde. 

Logo, DSS são os fatores que irão influenciar de alguma maneira na saúde da população através de iniquidade.

Após ler e reler alguns artigos e trechos, percebi que a maior fator de determinantes sociais é a desigualdade social e essa diferença entre os povos e raças não são apenas dos dias atuais, mas de séculos atrás.

Após a aula e pesquisar o conteúdo apresentado em aula, conclui que OS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE vão sempre estar associados na vida do indivíduo de maneira positiva ou negativa, pois os DSS além de encontrar a doença visam evita-la.

Não pude deixar de   concordar com alguns pensamentos de muitos dos autores que li Chadwick e Engels chamaram-me mais atenção pois tinham o seguinte pensamento: Chadwick, considerava que a sujeira e imoralidade causam doenças e pobreza, propondo medidas de controle do ambiente como acesso a água limpa, saneamento e cuidados com o lixo. Engels afirmava que o capitalismo gerava pobreza, doença e morte e considerava a revolução socialista como única solução. Apesar de todos terem uma concepção um pouco diferentes acabam se interligando e chegando na iniquidade social e eu após compreender um pouco sobre DSS passei a ter uma nova concepção e também julgo a iniquidade como o maior determinante social de saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (381.5 Kb)   docx (135.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com