TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitamina A e Potássio

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

                                                          PLANO DE ENSINO

ESTAGIÁRIOS:Jéssica Oliveira, Pábila Melo Santos, Samara Santos eThayane Moraes.

DISCPLINA: Estágio Supervisionado de

Educação Alimentar e Nutricional

LOCAL DE ESTÁGIO: Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora das Graças

PROFESSOR SUPERVISOR:

Geórgia Gama Dutra Oliveira

 TEMA: Vitamina A e Potássio

I OBJETIVO GERAL

Introduzir o conhecimento sobre a Vitamina A e o Potássio, abordando suas funções e benefício para o organismo.

II OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Levar os escolares a uma reflexão sobre a importância do consumo de vitamina A e potássio, quanto as suas funções no organismo;
  • Influênciar o aumento do consumo de alimentos fontes de vitamina A e potássio;
  • Apresentar alimentos fonte da vitamina e do mineral e seus benefícios.

III METODOLOGIA

  • Quarta-feira 16/05/2018

    As estágiárias irão falar sobre a importância do consumo de vitamina A e do potássio bem como as complicações se estes não forem consumidos em quantidades adequadas. Inicialmente a sala será dividida em dois grupos, denominados grupo A e grupo B, posteriormente será distribuído um quebra cabeça para cada equipe sobre a vitamina A, para montagem com o objetivo de influenciar na memorização do alimento fonte. A atividade será feita em sala de aula com duração de 1 hora e 30 minutos.

  • Quinta-feira 17/05/2018

Inicialmente a sala será dividida em dois grupos, grupo A e grupo B, após a divisão será selecionado um grupo para iniciar a brincadeira ‘’Jogo dos acertos’’. A brincadeira se inicia da seguinte forma: será dispota uma caixa no fundo da sala com figuras de alimentos fontes de vitamina A e potássio, envolvidas em papel picado. Posteriormente o aluno deverá ter o direito de escolher um alimento fonte de determinada vitamina ou mineral e colocar em sua determinada caixa, tendo o tempo cronometrado em 3 minutos para cada participante escolher, após o término de toda a participação do primeiro grupo, a atividade será corrigida pelas estagiárias e o resultado será guardado até o final da brincadeira para contagem dos erros e acertos dos dois grupos, após será montado dois cartazes com a figuras de alimentos fontes de vimamina A e potássio.  

Ao final da brincadeira as figuras serão retiradas da caixa para verificação dos acertos, o grupo que obter mais acertos será parabenizado e ganhará a gincana. A atividade será feita em sala de aula com duração de 1 hora e 30 minutos.

IV CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

As vitaminas e minerais são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do copo humano, sendo que as vitaminas são moléculas orgânicas que funcionam principalmente como catalisadores para reações dentro do organismo. Um catalisador é uma substância que permite que uma reação química ocorra usando menos energia e menos tempo do que levaria em condições normais. (HAINFELLNER; ZAGOLIN, 2014)

A vitamina A (retinol) é nutriente essencial, necessário em pequenas quantidades em humanos para o adequado funcionamento do sistema visual, crescimento e desenvolvimento, expressão gênica, manutenção da integridade celular epitelial, função imune, defesa antioxidante e reprodução.( SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA, 2010)

As fontes alimentares de origem animal da vitamina A são fígado, manteiga, queijo, leite integral, gema de ovo e peixe. Contudo, também existem alimentos de origem vegetal, com preços mais acessíveis do que os de origem animal, que são ricos em carotenóides formadores de vitamina A. São elas manga, mamão, caju, goiaba vermelha, cenoura, milho (amarelo), batata doce (amarela), abóbora (madura), moranga, couve, mostarda, espinafre, brócolis, caruru, folhas de beterraba e cenoura, chicória, alface e agrião. (QUEIROZ et al., 2013)

E os mineras são substancias inorgânicas presentes nos ossos, dentes, músculos, células sanguíneas e sistema nervoso, que exercem função reguladora. O potássio atua no balanço e distribuição de água no organismo, age também no relaxamento muscular, manutenção do equilíbrio ácido base. (BATISTA; SILVA; SILVA, 2016)

As frutas e as hortaliças são excelentes fontes de potássio, assim como de precursores de bicarbonato. As carnes, os produtos lácteos e os cereais também contêm quantidades significativas de potássio, no entanto, o conteúdo de precursores de bicarbonato nesses alimentos não é suficiente para equilibrar com a quantidade de precursores de ácidos, como os aminoácidos sulfurados contidos em alimentos ricos em proteínas. Como exemplos: mamão, laranja, laranja, melão, uva, abacate, couve, cenoura, tomate, batata, amendoim, leite, queijo, carne bovina e de frango. (CUPPARI; BAZANELLI, 2010)

                                                 V CRONOGRAMA

Quarta-feira

Parte 1 – Apresentação do tema;

Parte 2 -  Atividade do quebra-cabeça da Vitamina A.

Quinta-feira

Parte 1 – Atividade Jogo dos Acertos;

Parte 2 – Montagem dos cartazes;

Parte 3 – Lanche com alimentos fontes de vitamina A e potássio.

VI REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BATISTA, A. Maciel; S., Elviane M.; SILVA, E. I. G.  CONSUMO ALIMENTAR DE MAGNÉSIO, POTÁSSIO E FÓSFORO POR ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Saúde e Pesquisa, Maringá (pr), v. 9, n. 1, p.74-82, 2016. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2018.

CUPPARI, Lilian; BAZANELLI, Ana Paula. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Potássio. Ilsi Brasil International Life Sciences Institute do Brasil, SÃo Paulo, v. 11, p.1-16, 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2018.

HAINFELLNER, C.; ZAGOLIN, G. VITAMINAS. Food Ingredients Brasil, SÃo Paulo, v. 29, p.58-88, 2014. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2018.

QUEIROZ, D.et al. A deficiência de vitamina A no Brasil: um panorama. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 47, n. 2, p.248-256, 2013. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2018.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A. Rio de Janeiro, v. 8, n. 5, p.1-2, 2010. Disponível em: . Acesso em: 14 maio 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (300.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com