TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DENTÍSTICA NA ODONTOLOGIA

Por:   •  15/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

Dentística

Em cavidades rasas ou médias utiliza-se o vedamento dos túbulos dentinários como forma de proteção pulpar - vernizes cavitários ou a aplicação tópica de flúor promovem efeito quando o material restaurador a ser utilizado é o amálgama.
Sobre o Verniz: o verniz tem menor condutibilidade térmica e também oferece menor possibilidade de formação da corrente galvânica

  • O solvente evapora rapidamente deslizando uma película forradora que Veda com eficiência superfície dentinária,
  • O verniz é a base de resina dissolvida em clorofórmio e éter ou cetona
  • Minimiza infiltração Marginal em volta da Restauração

Por outro lado a hibridização é o método empregado para restaurações em resinas compostas em cavidade profunda sou muito profundas
O forramento. da parede pulpar com a base para restauração normalmente é promovido pelos cimento de hidróxido de cálcio, pode optar-se também pelo
tratamento expectante = remoção apenas da dentina infectada mantendo-se afetada ou passível de remineralização; fechamento da cavidade com associação de materiais à base de hidróxido de cálcio e cimento e ionômero de vidro; é removido após 45 a 60 dias.

[pic 1]

Princípios gerais dos preparos cavitários 

Acesso e remoção do tecido cariado: Evitar desgaste de tecido sadio e preservar estruturas de reforço do dente como cristas marginais, ponte de esmalte e Vertentes das cúspides.
A dentina cariada consiste em duas camadas com diferentes características morfológicaa:
dentina infectada  na qual deve ser totalmente removida, possui consistência amolecida. Este procedimento pode ser realizado com curetas afiadas e brocas de baixa rotação com tamanho compatível da cavidade da dentina afetada. Abaixo tem a dentina afetada, esse tecido é passível de remuneração, desde que haja bloqueio da irritação microbiana, então ela não precisa ser completamente removida.

Forma de contorno:  Deve-se restringir o formato mais conservador preservados estruturas de reforços mantendo margens em esmalte sempre que possível.

Forma de resistência: inclui características a fim de que as estruturas remanescentes resistam a força mastigatória por exemplo:

  • Espessura mínima de material entre 1,5 e 2 mm em preparos para amálgama;
  • Remoção de esmalte sem suporte ou apoio com material resiliente;
  • Parede pulpar plana e paralela ao plano oclusal;
  •  Ângulo cavo superficial nítido e sem bisel =70-90º;
  • Mínima abertura vestíbulo-lingual;
  • Ângulos internos arredondados.

Forma de retenção existe tipos diversos de retenção:

  • Friccional -atrito do material contra as paredes;
  •  retenções adicionais- inclinação de paredes, sucos e canaletas;
  • Micromecânica-  hibridização.

Forma de conveniência= é o isolamento do campo operatório utilização do sistema. Matriz-cunha entre outras.

Acabamento das margens= é com recortador de margem gengival, brocas multilaminadas e pontas diamantadas de granulação Fina.

Limpeza da cavidade remoção de detritos do preparo: raspas de dentina, esmalte, sangue, saliva, óleo... Pode ser realizada com spray ar-água, solução de hidróxido de cálcio, clorexidina, ácido poliacrílico entre outras formas.

Amálgama de prata

Os amalgamas também oferecem algumas limitações como: a remoção da estrutura dentária sadia devido à necessidade do preparo retentivo para compensar sua falta de adesividade a dentina, enfraquecimento das cúspides em casos de restauração com istmo largo; possibilidade de fratura das margens em razão dos esforços mastigatórios; toxicidade do o mercúrio.

As ligas de amálgama podem ser classificadas de acordo com sua composição com alto ou baixo conteúdo de cobre. As partículas da liga podem apresentar em três formas:

  • Usinadas
  • Esféricas  
  • Fase dispersa ou mista

O amálgama apresenta boas propriedades mecânicas: alta resistência à compressão, porém baixa resistência à tração. Outra característica importante é o creep do material, ou seja, seu escoamento sobre as forças de compressão em ligas de alto teor de cobre - adquire maior resistência mecânica menor creep e menor corrosão.

Proporção Mercúrio:liga

Forma manual no Mercúrio será ligeiramente superior ao pó na proporção de 7:5 o mercúrio sobressalente deve ser apropriadamente removido da mistura antes da inserção da cavidade.

Trituração mecânica= Aplica a técnica do mercúrio mínimo que é a proporção equivalente 1:1

Trituração

Após a trituração, a consistência da massa deve estar lisa e brilhante, assim deve ter tempo de trabalho, presa normal e propriedades físicas adequadas.

Sub trituração= o material se apresentará. com aspecto granuloso, haverá maior tempo de trabalho, menor resistência à compressão e tração, maior expansão volumétrica, degradação marginal, e manchamento.

Super triturada= Aspecto de maior brilho e plasticidade com menor tempo de trabalho, maior contração.

Inserção da cavidade e condensação.

A injeção é feita aos poucos utilizando um porta amálgama cada incremento inserido deve ser firmemente compactado para que ocorra uma união homogênea entre os incrementos. A pressão de condensação pode variar de acordo com o tipo de tipo de partícula utilizada podendo ser:

Limalha

Esféricas

Fase dispersa

Brunimento

O brunimento pode ser realizado no pré ou pós escultura.
Funções: Melhorar a adaptação do material ás margens da cavidade, remover os excessos de mercúrio, proporcionar uma superfície mais lisa e mais resistente ao manchamento e a corrosão.

Escultura.

Devem ser utilizados instrumentos cortantes manuais para que não haja geração de calor, estes podem interferir na reação de cristalização.

Acabamento e polimento

Acabamento= Refinamento anatômico da restauração.
Polimento= Serve para promover a lisura e brilho da superfície.

Como são utilizados instrumentos rotatórios nessas etapas é fundamental aguardar entre 24 a 48 horas para que o amálgama finalize boa parte da sua reação de cristalização e não haja perda do mercúrio pelo contato com o calor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (600 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com